8 dicas para fazer flexões corretamente
Trata-se de um exercício básico. Não envolve mais do que flexionar e esticar as articulações de forma sequencial, suportando o próprio peso corporal. Muito populares desde a idade escolar, as flexões fazem parte dos treinos de um grande número de pessoas.
Em termos gerais, o nome desse exercício está associado aos músculos da parte superior do core. No entanto, apesar de serem simples e muito praticadas, fazer flexões corretamente nem sempre é tão fácil quanto parece.
O corpo é uma estrutura que requer a atenção adequada para um funcionamento ideal. Para mantê-lo exercitado e saudável, é necessário que qualquer movimento seja realizado corretamente. Nesse sentido, o conhecimento e a aplicação adequada das técnicas de treino são essenciais.
Por que muitas pessoas realizam esses exercícios?
O motivo para fazer flexões está nos benefícios que elas proporcionam no que se refere à qualidade de vida. No entanto, a pressa ou a ignorância em muitos casos levam a erros que geralmente saem caros. Para evitar complicações, veremos a seguir algumas dicas para fazer flexões corretamente.
Respiração: sob controle
Com mais esforço, o corpo requer uma maior quantidade de oxigênio. Além disso, o cérebro é o consumidor mais exigente. Não respirar adequadamente durante a execução de qualquer exercício pode implicar mais malefícios do que benefícios.
Nas flexões, a entrada e a expulsão de ar são semelhantes às técnicas usadas na natação. Ou seja, inspirar ao descer, expirar ao subir. Além disso, a posição da cabeça é fundamental. Ela deve estar em linha reta e sem pressão, alinhada com a coluna. O queixo nunca deve ficar encostado no peito, nem levantado.
A respiração deve ser superficial. A prioridade é fornecer a maior quantidade de oxigênio para a parte superior do peito. Encher o diafragma de ar não é importante. É o oposto do que acontece quando são realizados exercícios com cargas pesadas ou para atividades como o canto.
Para fazer flexões corretamente, aqueça e alongue primeiro
O exercício, apesar da sua simplicidade, deve se adaptar à idade, ao peso e à experiência do praticante. Igualmente importante é a fase inicial de aquecimento e o alongamento muscular antes de cada sessão de trabalho.
Isso tem o objetivo de evitar contraturas, torções, entorses e até fraturas. São movimentos rápidos e fáceis de executar.
Fortalece a estrutura musculoesquelética
Quando se trabalha a parte superior do corpo, estão envolvidos os seguintes músculos: tríceps braquial, peitoral maior, serrátil anterior e deltoide posterior. Conhecê-los é tão conveniente quanto fazer as flexões corretamente.
O segredo é manter o corpo reto da melhor maneira possível. Da mesma forma, é preciso assegurar que a tensão esteja centralizada na área abdominal.
Posição das mãos: outro fator importante
As mãos devem estar na altura dos ombros com as palmas estendidas. Os dedos abertos, direcionados para fora e retos, especialmente o dedo do meio. Dessa maneira, a base é aumentada.
Costas retas
O tronco deve ficar reto em todo momento, semelhante à posição de prancha. As pernas também devem ficar retas, com uma separação mínima entre os pés. Assim, facilitamos a manobra do bracing, que consiste em ativar os glúteos e toda a região lombar e abdominal.
Dieta: sempre um fator determinante
A necessidade energética de uma pessoa que se exercita regularmente é diferente de outra que leva uma vida sedentária. As horas de sono e uma dieta balanceada fazem parte do pacote para que qualquer treino seja bem-sucedido.
Sempre estável
Para fazer as flexões corretamente, é vital manter a estabilidade da pélvis e das vértebras lombares. Os cotovelos devem permanecer a uma distância segura do tronco. Além disso, girar os ombros para dentro evita lesões no manguito rotador.
Também é importante proteger as escápulas. Para isso, se você não tiver controle e domínio suficientes do corpo, é aconselhável adiantá-lo ligeiramente.
Pedir ajuda a um treinador?
Uma vez tomada a decisão de se exercitar, nunca será demais contar com uma pessoa cujos conhecimentos auxiliem no processo de treinamento. Com esse tipo de aconselhamento, pode-se evitar acidentes, ou pelo menos minimizar as consequências negativas.
Em suma, as flexões estimulam a dinâmica do corpo. Adicione-as ao seu treino se você ainda não o fez e potencialize sua força com esse excelente trabalho.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clockworktraining. 2012. Entrenamiento específico para flexiones de brazos. Extraído de: https://www.clockworktraining.es/wp-content/uploads/militares.pdf
- Special Olympics. Guía de ejercicio. Extraído de: http://media.specialolympics.org/soi/files/resources/SPANISH/StriveTrain/Train_HomeExercise_Spanish.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.