6 razões para treinar a parte superior do corpo

4 de maio de 2019
Nem tudo se resume a treinar glúteos e pernas. Ter a parte superior do corpo forte traz muitos benefícios, desde que ela seja trabalhada da maneira correta.

Talvez treinar a parte superior do corpo seja a única razão pela qual os homens vão para a academia. Enquanto isso, para muitas mulheres, isso não é tão importante, uma vez que elas se concentram nas pernas e coxas. Neste artigo, vamos te contar porque você também deve trabalhar os seus braços, ombros e costas.

Por que eu deveria treinar a parte superior do corpo?

No dia em que ‘você é obrigada’ a treinar a parte superior do corpo, você procura mil desculpas na agenda para faltar ou então você fala para o professor da academia que o seu ombro está doendo e que por isso você não pode levantar peso…

Muitas vezes procuramos desculpas para não fazer alguma coisa quando não sabemos quais são os seus benefícios. Mas  treinar a parte superior do corpo traz muitas vantagens.

Além disso, também é verdade que algumas mulheres temem a hipertrofia, ou ficarem ‘definidas’ e assim parecerem menos femininas, mas não é necessário chegar a tais extremos. É só uma questão de trabalhar um pouco os braços e, dessa forma, poder aproveitar vários benefícios, tais como:

1. Ter estabilidade na coluna

Para que você não tenha dor nas costas por causa de algum movimento que você fizer, a coluna deve estar forte e ser ‘sustentada’ por uma musculatura resistente. O trabalho de força de braços e ombros, bem como os exercícios que incluem os dorsais, lombares ou trapézios servem exatamente para isso.

Muitas vezes, as típicas dores no pescoço ou no ombro aparecem porque a musculatura não está totalmente fortalecida; isso gera instabilidade diante de determinadas posturas.

2. O corpo é um todo

Não podemos treinar apenas as pernas e negligenciar os braços, já que o corpo é um todo harmonioso que precisa ser exercitado centímetro por centímetro.

Certamente há áreas que queremos enfatizar, mas isso não significa que podemos nos esquecer do restante. É conveniente que uma parte do seu treino seja dedicada à parte superior do corpo, ainda que seja apenas um terço dele.

Além disso, podemos aproveitar certos ‘truques’ visuais caso tenhamos quadris largos ou pernas grossas. Se nossos ombros, costas e braços estiverem trabalhados e definidos, isso nos dará a sensação de um menor volume na parte inferior. Faça o teste!

3. Maior equilíbrio muscular

Não apenas em termos estéticos, mas também físicos, você deve saber que o corpo precisa de um certo equilíbrio na sua totalidade. Assim, não é bom ter áreas fortes e fracas, pois o corpo estará desequilibrado e será gerado um desconforto nas áreas menos trabalhadas.

Por que eu deveria treinar a parte superior do corpo

Ao longo do tempo, se você se recusar a treinar a parte superior do corpo, você poderá sofrer lesões nas costas, ombros, pulsos, pescoço, etc.

4. Maior flexibilidade

Para praticar qualquer tipo de esporte, ou até mesmo para tarefas cotidianas, ser flexível é uma virtude maravilhosa. Tanto para alcançar algo que esteja muito alto quanto para tocar a ponta dos pés com as mãos, devemos trabalhar a flexibilidade.

Isso só pode ser feito de uma única maneira: treinando e alongando antes e depois dos exercícios. Além disso, quando os músculos são mais elásticos, protegemos as articulações e evitamos lesões e cãibras.

5. Metabolismo acelerado

Caso você queira emagrecer, seu metabolismo deve ser mais rápido. Se você tiver mais massa muscular, o seu gasto calórico vai aumentar e assim você poderá alcançar o seu objetivo. Mas atenção, porque não estamos nos referindo apenas a treinar as pernas e glúteos… Mas também a parte superior do corpo!

É isso mesmo, há muitos músculos nos braços, costas e peito que podem ‘ajudar’ a acelerar os processos metabólicos. Acredite ou não, treinar a parte superior vai ser útil para diminuir a inferior.

6. Ter braços definidos também é feminino

Deixe de lado os seus medos ou preconceitos, treinar os braços não fará você parecer um ‘homem’ ou ficar ‘masculina’. De fato, cada vez mais mulheres estão trabalhando os músculos da parte superior do corpo; principalmente para deixar de lado a flacidez e assim conseguir usar todos os tipos de roupa.

Ter braços definidos também é feminino

Não há necessidade de ir ao extremo da hipertrofia muscular, nem de participar de um concurso do tipo Miss Universo, mas sim de ter um corpo mais harmonioso, com menos gordura e mais força. Você vai ficar muito bonita e continuará sendo feminina!

Se você ainda não se convenceu com todas essas razões, pense que treinar a parte superior do corpo vai impedir que você fique entediada com o treino de pernas que você faz na academia.

Finalmente, você se sentirá cada vez melhor se, em vez de não conseguir carregar nem sequer uma sacola do supermercado ou uma pasta do escritório, você passar a carregar a compra inteira ou então vários arquivos no seu trabalho.