Exercícios e vantagens do treino com faixas elásticas

27 de julho de 2019
Você já usou faixas elásticas para treinar? Conheça a grande variedade de exercícios que esse instrumento simples pode oferecer.

Levantar pesos não é a única prática viável para o fortalecimento da musculatura corporal. As faixas elásticas também permitem o desenvolvimento da massa muscular através da interação com forças de resistência.

A melhor parte desses elementos úteis para os atletas é que é possível exercitar toda a musculatura e resistência em quase qualquer lugar, sem ter que ir até uma academia e pagar qualquer taxa.

Além disso, as faixas elásticas oferecem vários níveis de dificuldade. De fato, a maioria dessas peças permite pelo menos três tipos diferentes de intensidade: leve, intermediário e difícil. Dessa forma, é possível trabalhar o tônus com várias repetições e conseguir um aumento da massa muscular de forma moderada.

Exercitando o peito e as costas com faixas elásticas

Os músculos grandes superiores podem se beneficiar desse método de exercício, especialmente em termos de definição. Deve ser lembrado que, para os treinos de peito, será necessário ter uma base sustentando uma ponta das faixas.

  • Abertura de peito com faixa elástica inclinada: a faixa deve ser fixada em uma base, quase nivelada com o chão. Com o braço estendido, puxamos de fora em direção ao centro do peito.
  • Remada parada com um braço: da mesma forma, colocamos as faixas para baixo e puxamos com uma das mãos. O movimento é semelhante ao de uma pessoa usando uma serra de madeira.
  • Remada sentado com faixas elásticas: as nossas pernas serão a base de sustentação das faixas. Simplesmente nos sentamos, seguramos o centro das faixas com os pés e puxamos as extremidades com os braços.

Dependendo do nível de resistência escolhido, podemos fazer séries de 8, 10, 12 ou mais repetições. No caso das pessoas que trabalham com pesos elevados, esse tipo de treinamento servirá para melhorar a definição.

Treinando com faixas elásticas

As pernas podem se beneficiar do trabalho com faixas elásticas

A possibilidade de fortalecer as pernas é bastante simples com essas faixas. Esse pequeno artigo de treinamento pode ser muito útil para as pessoas que afirmam não ter tempo para ir à academia.

  • Extensão de perna: deitamos de costas no chão e prendemos a faixa nos dois pés. Um deles permanecerá estático no chão, enquanto elevamos o outro o mais reto possível. Assim que terminarmos a série, trocamos de perna.
  • Agachamentos: os halteres não são a única ferramenta usada para adicionar peso ao exercício mais tradicional. Podemos pisar em todo o centro da faixa com os dois pés e segurar as pontas com as mãos estendidas. Isso vai gerar resistência toda vez que descermos para fazer o agachamento.
  • Afundos: os famosos afundos também podem ter a dificuldade aumentada através das faixas elásticas. Simplesmente devemos colocar uma perna para trás e outra para a frente, apoiar-nos no joelho e começar a abaixar. O centro do elástico deve ser pisado com o pé dianteiro e ambas as extremidades devem ser seguradas firmemente, usando os braços.

Alguns exercícios bem conhecidos e eficazes com faixas elásticas

Os voos laterais são um excelente treino para os ombros e talvez um dos exercícios mais conhecidos ao usar esses elementos. Simplesmente devemos pisar no centro da faixa e segurar as duas extremidades com as mãos. Então, os braços devem ser elevados estendidos, como se estivéssemos voando.

Se tivermos uma base sólida, é possível fazer flexões de bíceps simples, porém eficazes. As faixas devem ficar à frente e simplesmente devemos puxá-las em direção ao nosso corpo. Idealmente, ambos os antebraços devem estar retos e oferecer suporte enquanto o movimento está sendo executado.

Da mesma forma, é muito fácil fortalecer os pulsos fazendo flexões controladas. Só temos que sentar em um banco, pisar no elástico e fazer força de forma isolada com essa parte do braço. O cotovelo repousa sobre a perna e o antebraço deve ficar firme.

exercicios com faixas elásticas

Vantagens de treinar com faixas elásticas

Certamente a principal vantagem está no fato de que as faixas elásticas nos permitem treinar quase em qualquer lugar. Além disso, elas oferecem uma fonte de resistência que intensifica o treinamento.

Embora uma academia ofereça uma experiência e ferramentas mais complexas, sempre é bom comprar esse dispositivo simples e tê-lo em mãos para o caso de qualquer eventualidade que nos impeça de ir até a academia.

Em última análise, esse complemento esportivo é ideal para treinos controlados de baixo impacto e reabilitação, por exemplo. De fato, as posições que são adotadas ao executar os treinos são muito naturais e os pesos geralmente são bastante controláveis.

  • Ortega, A., Chamorro, C., & Gallego, O. (2011). Nuevo sistema de entrenamiento físico con bandas elásticas y dinamometría computarizada MULTIBAND. Revista Politécnica, 49–56. https://doi.org/ISSN 1900-2351