Aquafitness e aquagym: diferenças e benefícios de cada um

12 de junho de 2019
Ambos são atividades aquáticas, isto é, consistem em exercícios que são executados na água. Além disso, também têm benefícios semelhantes para o corpo. No entanto, na prática, aquafitness e aquagym são duas coisas diferentes.

Sem dúvida as atividades aquáticas são perfeitas para quem quer entrar em forma e melhorar o tônus muscular com exercícios de baixo impacto. Nesse sentido, vale a pena conhecer o aquafitness e o aquagym, duas tendências que vão te ajudar a melhorar a resistência física e a sua saúde.

A seguir, vamos mostrar as diferenças entre o aquafitness e o aquagym para que você conheça melhor cada atividade. Além disso, listaremos brevemente as vantagens e benefícios de praticar esses exercícios na água.

Diferenças básicas entre aquafitness e aquagym

Aquafitness e aquagym podem ser atividades similares à primeira vista; mas a verdade é que são propostas bastante diferentes. Listar as diferenças nos ajuda a entender que as atividades podem ser direcionadas a diferentes públicos, com diferentes objetivos.

1. Intensidade das atividades

A primeira diferença importante de destacar é a de que os exercícios de aquafitness são muito mais intensos do que os exercícios de aquagym. Por isso, eles exigem não só maior esforço do praticante, como também têm um maior impacto no corpo.

Portanto, para quem procura uma atividade mais relaxante ou não consegue fazer exercícios de alto impacto, o ideal é escolher o aquagym. Este conselho também é válido para as pessoas que queiram se exercitar novamente depois de levar muitos anos de vida sedentária.

Por outro lado, o aquafitness geralmente atende melhor às expectativas de quem espera tonificar e emagrecer com uma atividade divertida e com menos impacto do que uma aula de aeróbica ou musculação tradicional, por exemplo.

Intensidade das atividades

2. Uso de acessórios e complementos

Embora existam certas variações do aquagym, esta atividade é caracterizada por não usar acessórios ou complementos nos seus exercícios.

De fato, nas aulas tradicionais de aquagym não são usados pesos externos para aumentar a complexidade dos exercícios. Utiliza-se somente a força do próprio corpo. A flexibilidade também é trabalhada.

No caso das aulas de aquafitness, geralmente são usados vários acessórios na água, tais como bolas, pranchas, pesos, flutuadores, etc. Logicamente, a resistência e a flexibilidade do corpo também são trabalhadas, mas adicionando uma ‘dificuldade’ extra.

3. Complexidade dos exercícios

Como esperado, o uso de complementos e a intensidade das repetições tornam os exercícios de aquafitness mais complexos.

Além do esforço físico para lidar com os pesos e tonificar os músculos, a atividade também exige concentração e um esforço considerável para sincronizar os movimentos com os acessórios.

Logicamente, o aquagym também trabalha com movimentos sincronizados para melhorar a execução dos exercícios. No entanto, por não incluir elementos externos ao próprio corpo, geralmente é um pouco mais simples.

Vantagens de praticar aquafitness e aquagym

Estes são os benefícios derivados da prática de ambas as atividades:

  • Melhoram o tônus muscular: essas atividades aquáticas exercitam muitos músculos, ajudando assim a tonificar o corpo e a eliminar a gordura acumulada. Uma musculatura fortalecida ajuda a aumentar a resistência física e a alcançar uma postura equilibrada.
  • Trabalham a flexibilidade: o aquafitness e o aquagym são ideais para melhorar a flexibilidade sem exigir muito das articulações. Por isso, eles geralmente são recomendados para as pessoas que tiveram problemas nas articulações e não podem mais fazer exercícios de alto impacto.
  • Aumentam a capacidade respiratória: embora não sejam tão intensos, o aquafitness e o aquagym propõem exercícios aeróbicos que implicam um trabalho cardiorrespiratório. A prática regular dessas atividades aumenta a capacidade respiratória e ajuda a regular o ritmo cardíaco.
  • Combatem a celulite: sem dúvida os exercícios de aquagym – e especialmente de aquafitness – são ótimos aliados para tonificar a pele do corpo, reduzindo assim a celulite.
Aquafitness e aquagym: diferenças e benefícios de cada um

Como escolher entre aquafitness e aquagym?

Conhecendo cada atividade melhor, podemos afirmar que tanto o aquafitness quanto o aquagym são exercícios completos que beneficiam o corpo e a mente.

Como observamos, o aquafitness é uma atividade mais intensa, que geralmente dá resultados muito bons quando se deseja a tonificação muscular. Para este efeito, recomenda-se a realização de duas a três sessões por semana, sempre tendo autorização médica antes de iniciar.

Por outro lado, o  aquagym é a atividade ideal para as pessoas que não podem fazer exercícios de alto impacto, por exemplo devido a problemas articulares.

Praticá-lo de duas a três vezes por semana ajuda a manter um peso equilibrado, aumenta a flexibilidade e a resistência física e promove a manutenção de uma mente ativa.

Em resumo, a escolha entre aquafitness e aquagym dependerá dos resultados que esperamos ao fazer a atividade, bem como dos limites impostos pelo nosso próprio corpo. Assim, avalie as suas necessidades e, de acordo com os objetivos que você tiver, comece a praticar qualquer um dos dois!

  • Lara P. Ramírez. Emerson Ramírez Farto. José María Cancela Carral. Aquagym, una propuesta original. Extraído de: http://www.sld.cu/galerias/pdf/sitios/rehabilitacion-fis/aquagym.pdf
  • Aquafitness. Extraído de: https://docplayer.es/14863283-Aquafitness-resumen-de-ejercicios.html