Agachamento com peso sobre a cabeça: como aperfeiçoar?

· 15 de maio de 2019
A prática diária do agachamento vai melhorando sua realização. Com o uso de barras sobre a cabeça, podemos potencializar a intensidade do exercício e facilitar a flexão das pernas.

Se existe um exercício que é necessário praticar constantemente, é o agachamento. Para aperfeiçoar o agachamento com peso sobre a cabeça, é necessário passar por algumas variações que deixem o corpo em forma para realizar esta atividade.

De fato, os atletas olímpicos devem sempre aperfeiçoar o agachamento com peso sobre a cabeça. Isso porque esse exercício, como o nome já diz, mistura “agachamentos” de um lado e “peso” do outro. Assim, em apenas um exercício podemos combinar o aeróbico com o anaeróbio de maneira intensa.

Benefícios do agachamento com peso sobre a cabeça

A princípio, o exercício conta com todos os benefícios do agachamento básico. Isso significa que toda a parte central do corpo é fortalecida e adquire grande resistência. Esta região muscular compreende a parte baixa da coluna e o abdômen, os glúteos e os quadríceps.

Além disso, o esforço feito em várias séries de agachamentos tonifica a musculatura completa da coluna. Também as panturrilhas, os braços, o pescoço e, em geral, os principais músculos do corpo entram em jogo.

Melhorando a técnica do agachamento

Ao aperfeiçoar o agachamento, o atleta começa a perceber a ação de cada músculo nas flexões e extensões. Outro ponto a favor deste exercício é a melhora notável da resistência cardiovascular. Definitivamente é um exercício que, em sua versão mais simples, tem muitos benefícios.

Se adicionarmos a barra ao agachamento básico os efeitos serão ainda maiores. O requisito é, por um lado, dominar a técnica de levantamento de peso e, por outro, o agachamento. Após esse primeiro passo, o próximo é começar aos poucos.

agachamento com barra sobre cabeca

Os benefícios do agachamento com barra sobre a cabeça são percebidos a nível de resistência e potência. Além disso,  grande estabilidade é adquirida pelos músculos da coluna. Sem dúvida, para quem ama as atividades físicas e gosta de novos desafios na sua rotina fitness, esta técnica é mais que do que tentadora.

Técnica para aperfeiçoar o agachamento com peso sobre a cabeça

É indispensável começar com uma boa posição inicial para este exercício. O primeiro passo é colocar o corpo em posição de agachamento: os pés separados ligeiramente além da largura dos ombros, a coluna e pescoço alinhados. Depois, você deve pegar a barra e colocá-la sobre o suporte na altura do peito.

Para começar, o peso deve ser leve. Ao pegar a barra, você deve esticar os braços, abrindo bem o peito e baixando os ombros. Com os braços esticados e os pés separados – as pernas ainda permanecem estendidas – olhe para frente.

Uma vez na posição, com a barra sobre a cabeça de maneira firme, realize o primeiro agachamento. Você não deve tirar os pés do chão e os joelhos não devem passar de 90º. Uma vez flexionados, conte três ou quatro segundos e suba, estendendo as pernas como nos agachamentos básicos.

Conselhos para um exercício bem sucedido

Esse agachamento é considerado bem sucedido se os músculos respondem adequadamente e, claro, se não houver lesões ou movimentos errados. O primeiro conselho é que os ombros e braços mantenham o peso firme, levando os ombros para baixo e para trás.

Para aperfeiçoar o agachamento, o peito deve permanecer erguido e o olhar sempre à frente. Para evitar lesões lombares, o quadril deve ficar levemente virado para dentro. Por este motivo, a força da parte de baixo do abdômen e a contração da região dos glúteos deve ser constante.

agachamento com peso sobre a cabeça

Em relação ao ritmo e ao momento de execução, não é aconselhável realizar este tipo de exercício no final do treino. Além disso, se os braços não puderem aguentar o peso da barra, o melhor é ter um suporte por perto para evitar um acidente. É preferível começar com pesos leves e ir aumentando gradualmente.

Para concluir, aperfeiçoar o agachamento com peso sobre a cabeça potencializa todos os benefícios do agachamento comum. De fato, este exercício também atua na musculatura dos braços, trapézio e tríceps. Em resumo, é um trabalho de resistência e alto rendimento que vale a pena incluir em seu treinamento.