Exercícios para treinar a velocidade
As habilidades físicas são indispensáveis para o bom desenvolvimento do organismo, bem como para a execução das tarefas diárias. Há diferentes maneiras de melhorar uma habilidade, e treinar a velocidade favorece os diferentes segmentos corporais a fim de praticar um esporte.
Por que treinar a velocidade?
A velocidade é considerada uma das habilidades físicas mais importantes para a prática esportiva. Independentemente do que estiver sendo praticado, a rapidez na execução de um percurso ou gesto técnico pode determinar a vitória.
Ela está amplamente ligada a outras habilidades físicas, como a força, a resistência e o equilíbrio. Por isso, todas estas devem ser fortalecidas para ganhar velocidade.
Treinar a velocidade favorece a capacidade de reação e o tempo de execução. Quando essa capacidade fica descondicionada, percebe-se letargia e cansaço excessivo, algo que afeta não só o esporte praticado, como também algumas das tarefas diárias.
Por outro lado, o desenvolvimento desta capacidade depende de vários fatores, entre os quais se destacam a genética, a idade, o sistema muscular e o sistema nervoso. Por isso, é necessário treinar não só a velocidade, mas também todas as habilidades físicas em conjunto.
Exercícios para treinar a velocidade
Assim como acontece com outras habilidades físicas, existem exercícios para treinar a velocidade de forma específica. A seguir, vamos mostrar alguns deles.
É importante encontrar um ambiente propício para a execução desses exercícios. O local mais adequado são as pistas de atletismo, mas elas nem sempre estão ao alcance de todos. Dessa forma, podem servir locais planos usados para percursos de média distância, tais como parques ou campos.
Condicionamento físico
Desde o início e antes do treinamento específico de velocidade, é necessário considerar que o organismo deve passar por um condicionamento físico que esteja de acordo com cada atleta.
Cada indivíduo pode melhorar a sua condição aeróbica e anaeróbica de diferentes maneiras, e isso é determinado de acordo com as suas condições físicas e psicológicas.
Além disso, conforme mencionamos anteriormente, os exercícios de condicionamento devem incluir exercícios de força, resistência e equilíbrio, a fim de permitir um treinamento de velocidade adequado.
Corrida com saltos
A ideia é ter pelo menos 20 metros retos e planos para fazer a corrida com saltos. Ela favorece o impulso do corpo ao usar a velocidade durante a fase de corrida.
- Execução: dê passadas largas, elevando o joelho com força para a frente e para cima, forçando o corpo a saltar. Isso deve ser feito de forma consecutiva: primeiramente uma passada com a perna esquerda, depois com a direita e assim por diante até o final da corrida.
Escada de velocidade
Os exercícios para treinar a velocidade usando esse elemento contribuem para a estimulação da capacidade de reação, a agilidade e a força explosiva. Para fazê-los, é preciso força, equilíbrio e coordenação. Entretanto, qualquer atleta pode fazê-los.
- Execução: a execução deste exercício depende do treino estabelecido, pois disso dependem a cadência, a intensidade, a lateralidade e o deslocamento. Em termos gerais, trata-se da aplicação do skipping de forma frontal ou horizontal, da direita para a esquerda e vice-versa.
Arrastar trenó
Treinar a velocidade requer outras habilidades, sem dúvida. Nesse caso, para arrastar um trenó, vamos precisar da força, buscando uma combinação de ambas para melhorar a potência ou a força explosiva.
- Execução: é necessário encontrar uma superfície plana que não impeça o deslizamento do trenó. Por outro lado, o peso deve estar de acordo com a capacidade do atleta, tanto para gerar resistência quanto para não impedir a mobilidade.
- Com uma corda na cintura, iniciar a corrida tentando arrastar o trenó por pelo menos 10 metros planos.
Treinar a velocidade pode melhorar o seu desempenho
O organismo é um conjunto de capacidades físicas e psicológicas que devem ser mantidas em boas condições, principalmente se quisermos melhorar o desempenho em um esporte. Isso pode ser alcançado, entre outros métodos, ao se adaptar para treinar a velocidade.
Como recomendação final, não hesite em consultar um profissional para que ele possa planejar um treino específico de acordo com os seus objetivos e necessidades. A soma de conhecimentos pode ser o caminho correto para levá-lo à melhor prática física e esportiva.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Montero, A. (2003). LA VELOCIDAD. Departamento de Educación Física IES Padre Moret.
- Mirella, R. (2001). Las nuevas metodologías del entrenamiento de la fuerza, la resistencia, la velocidad y la flexibilidad. In libro. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
- Gonzalo-Skok, O., & Tous-Fajardo, J. (2014). La velocidad en el cambio de dirección en los deportes de equipo: Evaluación, especificidad y entrenamiento. Departamento de Fisiatría y Enfermería.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.