Tai Chi Chuan: como utilizar para melhorar o equilíbrio?

18 de maio de 2019
O Tai Chi Chuan é ideal para melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas. Neste artigo, explicaremos o porquê dos seus notáveis benefícios.

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial baseada em movimentos realizados de maneira lenta, fluída e precisa. Entre outros benefícios, é útil para melhorar o equilíbrio. Neste artigo, vamos falar tudo que você precisa saber sobre esta atividade.

O Tai Chi Chuan utiliza uma série de movimentos e exercícios de respiração profunda e lenta para trabalhar o corpo e acalmar a mente. Esta atividade combina os componentes físicos necessários para manter a força, a flexibilidade, a amplitude do movimento e os reflexos das pernas na posição vertical.

Visto que com o Tai Chi Chuan você muda constantemente o peso do seu corpo de um lado para outro, isto irá potencializar seu equilíbrio e ensinará seu corpo a ser mais equilibrado e ter mais força.

De fato, o Tai Chi Chuan é muito útil para melhorar o equilíbrio e prevenir quedas, uma das principais preocupações das pessoas mais velhas. Assim como em outras atividades como o Yoga, tem também uma qualidade meditativa, que pode te trazer um grande relaxamento.

Estas alterações fisiológicas ajudam a diminuir a pressão arterial, a frequência cardíaca, a frequência respiratória, o consumo de oxigênio, os níveis de adrenalina e os níveis de cortisol, o hormônio que regula o stress.

O Tai Chi Chuan, ideal para melhorar o equilíbrio

Frequentemente o Tai Chi Chuan é recomendado como uma atividade diária para melhorar o equilíbrio e reduzir o risco de quedas. Junto com essa modalidade, o Yoga é outra atividade que se destaca por seus benefícios neste sentido.

De fato, existem várias razões para que o Tai Chi Chuan seja considerado útil para melhorar o equilíbrio. Acredita-se que a prática afete a estabilidade postural, incluindo a flexibilidade, a força e a amplitude dos movimentos.

tai chi chuan ao ar livre

Além disso, é considerado seguro para todos e é possível aprender a modalidade com livros ou recursos de áudio ou vídeo. Ou, também, fazer aulas com um professor que ajude a garantir que você esteja realizando os movimentos corretamente.

Por outro lado, pessoas com problemas de saúde e mulheres grávidas devem consultar um médico antes de praticar o Tai Chi Chuan.

Essa é uma atividade que pode ser adaptada para todas as idades. É uma forma segura de fazer exercício para pessoas mais velhas que tenham doenças crônicas. Os movimentos não têm impacto e podem ser implementados gradualmente.

Redução do risco de quedas em pessoas mais velhas

A prática regular do Tai Chi Chuan é muito benéfica para pessoas mais velhas. O motivo é que se trata de uma atividade corporal que compreende um conjunto de movimentos contínuos e circulares. Esses movimentos são executados de maneira lenta e precisa em uma ordem estabelecida.

Um dos seus pontos fortes é sua adaptabilidade para todas as idades e níveis de condição física. Visto que o Tai Chi Chuan tem impacto zero, ele não exerce força elevada nos ossos e articulações. Além disso, também é incrivelmente seguro, até mesmo para pessoas mais velhas e com doenças crônicas.

Outro dos seus aspectos positivos é que reduz o risco de quedas. Isso porque melhora o equilíbrio e  a postura. Como consequência, os idosos podem reduzir o risco de sofrer qualquer tipo de fratura.

pratica de tai chi

Mais exigência do que parece

Além de tudo isso, o Tai Chi Chuan é mais aeróbico do que muitas pessoas pensam. Entre outras vantagens, exercita o coração e ajuda a prevenir doenças cardíacas.

Observando os movimentos suaves e elegantes desta antiga prática chinesa, é difícil imaginar que ela possa queimar calorias ou fortalecer os músculos. No entanto, esta atividade inclui exercícios que são mais dinâmicos do que parecem.

Como você pode observar, essa modalidade foi utilizada por muito tempo na medicina tradicional chinesa como uma técnica para trabalhar o corpo e a mente diante da realização de movimentos lentos e suaves.

Temos certeza de que se fizer uma aula experimental de Tai Chi Chuan, você vai ver como esta combinação de movimentos lentos e suaves contribui para um treino revigorante. Por que não dar uma chance a esta famosa atividade oriental?