Exercícios para trabalhar os músculos do peito

24 de janeiro de 2020
O peito é um dos grupos musculares mais treinados na academia. No entanto, os exercícios adequados devem ser realizados. Você sabe quais são eles?

O peito é uma das áreas do corpo que os viciados em academia mais gostam de tonificar. No entanto, os atletas nem sempre realizam os exercícios ideais para garantir seu desenvolvimento correto. Portanto, neste artigo, mostraremos quais são os melhores exercícios para trabalhar os músculos do peito.

Primeiro, o peito é formado por dois músculos que trabalham juntos para permitir todas as suas funções. Estes são o peitoral maior e o peitoral menor.

Ambos podem ser exercitados na academia. No entanto, todo o trabalho deve ser feito com perfeição para não adquirir maus hábitos que levem à falta de progresso ou, pior, a futuras lesões.

Além disso, é sempre importante que, antes de praticar os seus exercícios, você tenha tempo suficiente para realizar um bom aquecimentoIsso minimiza o risco de sofrer uma lesão muscular e aquece os principais músculos peitorais.

Os melhores exercícios para trabalhar os músculos do peito

1. Supino no banco inclinado com halter

Para realizar este exercício, você deve deitar em um banco inclinado com um haltere em cada mão. Em seguida, levante os halteres na altura dos ombros, com os braços estendidos e gire os pulsos para que as palmas das mãos fiquem voltadas uma para a outra.

Durante o exercício, tente manter o controle dos pesos o tempo todo e abaixe-os lentamente enquanto inspira. Finalmente, expire empurrando-os para cima com a ajuda do seu peito.

Os melhores exercícios para trabalhar os músculos do peito

2. Supino reto com barra 

O exercício de supino é um dos favoritos da maioria dos atletas que frequentam a academia regularmente. Para realizá-lo, você deve esticar as costas em um banco e deixar o tronco totalmente apoiado da cabeça aos quadris, com os joelhos dobrados e os pés fixos no chão.

Depois, segure a barra com uma pegada ampla e larga. Dobre os braços e abaixe lentamente a barra em direção à parte inferior do peito. Quando atingir o nível do peito, estenda os braços firmemente, elevando a barra para a posição inicial.

Supino reto com barra 

3. Pullover com halteres

Além do exposto, pullovercom halteres é outro exercício ideal para exercitar os músculos do peito. Para fazer isso, você deve se colocar em um banco com a parte superior das costas, cabeça e pescoço apoiados. Os pés devem estar relaxados no chão. Segure um halter com os braços estendidos acima da cabeça.

Mantendo apenas uma ligeira flexão no cotovelo, abaixe lentamente o halter para trás, permitindo que os cotovelos cheguem a um ponto em que se alinham com a orelhas. Depois, inverta a direção e leve o halter de volta.

Pullover com halteres

4. Flexões, exercícios infalíveis para trabalhar os músculos do peito

O último dos exercícios que apresentaremos a você são as flexões. Esse exercício clássico de peso corporal é excelente tanto para começar quanto para manter como um elemento básico no treinamento.

Para fazer flexões, deite-se no chão com a barriga para baixo e coloque as mãos como apoio enquanto mantém o tronco com os braços estendidos. Em seguida, abaixe seu corpo até que seu peito quase toque o chão. Uma vez lá, retorne à posição inicial pressionando o chão.

Após uma breve pausa na postura inicial, você pode começar a descer novamente, para executar quantas repetições forem necessárias. Se você for um atleta iniciante, pode realizar as flexões com os joelhos apoiados.

Por fim, lembramos que qualquer um desses exercícios exige um alongamento prévio dos músculos do peito para melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões. Agora que você conhece os melhores exercícios para exercitar os músculos do peito, chegou a hora de você escolher seus favoritos e começar a trabalhar!

  • Daniel Vega. 2008. Entrenamiento de hipertrofia para la musculatura pectoral y del hombro. https://www.asesejerciciofisico.com/wp-content/uploads/2012/06/Hombro-y-Pecho.pdf
  • Federación Extremeña de Balonmano., Jaimes, M. F., Bautista, I. ., Arguelles, J., Monje, J. M., & Chirosa Ríos, L. J. (2005). Análisis cinético y cinemático del press de banca en dos situaciones de evaluación press banca libre vs press banca máquina smith. Proyecto piloto. E-Balonmano.Com: Revista de Ciencias Del Deporte, ISSN-e 1885-7019, Vol. 8, No. 2, 2012, Págs. 105-120, 8(2), 105–120. Retrieved from https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4373635