Você conhece o treino das 100 repetições?

· 8 de setembro de 2018
Um treino é uma sequência invariável de instruções que são parte de um programa e podem ser utilizados repetidamente. No esporte, as instruções se traduzem em exercícios. Existem muitos tipos de treino, e esse a seguir pode te trazer muitos resultados.

Quando começamos no mundo do exercício, ou até quando já estamos nele há algum tempo, é sempre bom inovar nos treinos. O ideal é fazer treinos que sejam efetivos e agradáveis, mas ao mesmo tempo alcançar novas metas e ultrapassar barreiras no treinamento. Uma opção para essa meta é o treino das 100 repetições.

À medida que o corpo adquire mais habilidades, precisamos de treinos mais exigentes. Daí vem o treino das 100 repetições. Um treino que parece ser difícil, mas que traz resultados excelentes. Se você gosta de desafios e quer mostrar que tem capacidade de superá-los, o treino das 100 repetições será um excelente começo para desafiar seu corpo. Siga lendo!

O treino das 100 repetições

O treino das 100 repetições tornou-se popular nos anos oitenta graças aos fisiculturista Rory Leidelmeyer. Sim, é um número bem grande de repetições. Por isso é importante não fazer esse treino por mais de duas semanas seguidas, para evitar uma possível sobrecarga de treinamento nos músculos.

Menina chegando na falha muscular

Fazer o treino das 100 repetições dará a seus músculos crescimento e força. Se você nunca fez tantas repetições de um mesmo exercício, pode dividi-las em segmentos. O importante é chegar A 100 repetições, além de ter em mente os seguintes pontos:

  • Não faça o treino das 100 repetições para todos os músculos em um mesmo dia. Esse treino é bem exigente para os músculos, por isso, o recomendável é escolher dois grupos de músculos para trabalhar por dia. Por exemplo: abdômen e peitoral, ou glúteos e bíceps.
  • Não se cobre demais se não completar o treino de primeira. É importante traçar uma linha entre o esforço e o risco de lesionar algum músculo. Isso quer dizer que se você se sentir muito cansado, mas ao mesmo tempo com capacidade para terminar o treino, tudo está bem. Mas se você sentir que seus músculos não conseguem mais seguir, é melhor parar.

Músculos à obra

Há diferentes maneiras de fazer o treino das 100 repetições. Você pode testá-las e ficar com a que mais gostar, ou alterná-las. O que muda é o ritmo de execução, porque ao fim chegaremos nas 100 repetições do exercício.

Alunos fazendo uma aula de zumba

Se possível, complemente esse treino com outros que envolvam a parte aeróbica. Você pode fazer uma sessão de HIIT ou zumba, e depois fazer o treino das 100 repetições. Isso é bom porque, através do aeróbico, o corpo aquece o suficiente e os músculos têm um desempenho melhor durante o treino.

Há três maneiras de fazer esse treino:

  • 50 repetições de manhã ou de tarde e 50 repetições de tarde ou de noite (após cerca de seis horas das primeiras 50).
  • 25 repetições a cada meia hora até chegar a 100.
  • 10 repetições por hora até chegar a 100.

Concentre-se nos músculos

Bom, você deve estar perguntando… 100 repetições do que? Simples, uma vez escolhido o grupo de músculos que você quer trabalhar, realize exercícios que concentrem a energia nessas áreas. Por exemplo, se você escolheu glúteos e bíceps, faça agachamento e flexões. O importante é que você faça exercícios que contraiam os músculo que você deseja treinar.

Aqui estão algumas sugestões de exercícios que você pode fazer, dependendo dos músculos que quiser estimular:

  • Peito e triceps: flexões e tríceps no banco.
  • Adutores e glúteos: agachamentos sumô ou agachamentos com salto.
  • Abdômen: abdominais tesoura e oblíquos
Mulher fazendo flexão de braço

Quando realizamos treinos exigentes, é preciso tomar cuidado com o corpo. Quanto mais nos desgastamos, mais precisaremos descansar para que os músculos se recuperem devidamente.

Você também precisa cuidar da alimentação. Consuma proteínas e alimentos que deem energia. Se você também quer aumentar o tamanho de seus músculos, pode complementar a alimentação com suplementos.

Lembre-se de não exigir demais de si mesmo. Vá devagar. Fazer 100 repetições pode parecer um pouco difícil, mas vale a pena ver nosso corpo melhorando, tanto esteticamente quanto no que diz respeito à saúde. Dê 100% de sua energia!