Exercícios de peito que você deve incluir no seu treino

21 de maio de 2019
Para tonificar os músculos do peito é necessário executar os exercícios apropriados. No artigo a seguir vamos descobrir alguns deles. Tome nota e adicione-os ao seu treino!

O peito é uma das áreas do corpo que mais desperta interesse entre os atletas que frequentam uma academia regularmente. No entanto, nem todos sabem quais exercícios devem ser feitos para manter esse grupo muscular em forma. Neste artigo, vamos apresentar alguns dos melhores exercícios para o peito. Confira!

Esses exercícios físicos permitem que você exercite os músculos que participam dos movimentos durante as atividades diárias. O peito é um grande grupo muscular, portanto, exercitá-lo adequadamente permitirá que você progrida em outros exercícios que envolvam diferentes grupos musculares.

Os melhores exercícios de peito que você deve incluir no seu treino

Como sempre, o número de repetições e séries que você deve fazer depende dos seus objetivos. Não se esqueça de que, para aumentar o volume, você precisa não só de um bom treino, como também de nutrição e recuperação adequadas. Tome nota e descubra os melhores exercícios de peito que você deve incluir no seu treino!

1. Flexões

As flexões são um exercício de peso corporal ideal para exercitar o peito. Elas exigem uma maior resistência e proporcionam um bom equilíbrio entre força e funcionalidade.

Para executá-las, você deve se posicionar no chão, com a barriga para baixo, e usar as mãos e as pontas dos pés como apoio. Uma vez que você estiver nessa posição, abaixe o seu corpo até que o peito quase toque o chão.

Contraia o abdômen, mantenha as costas retas, o pescoço alinhado com a coluna e também mantenha os cotovelos próximos às laterais do corpo.

Os melhores exercícios de peito que você deve incluir no seu treino

Então, expire e empurre a parte superior do seu corpo para cima, até a posição inicial, enquanto você contrai o peito. Após uma breve pausa na posição, você pode começar a descer novamente para fazer quantas repetições forem necessárias.

Se você é um atleta mais experiente, você pode colocar os pés em uma superfície alta, como um banco, por exemplo. O objetivo é aumentar a resistência e focar principalmente na parte superior do peito.

2. Supino, um dos exercícios clássicos de peito

O supino é um dos exercícios mais populares nas academias. É um exercício que envolve o peito, mas também os ombros e os tríceps.

Para executá-lo, é necessário apoiar as costas em um banco, com os pés firmemente apoiados no chão e as costas retas. Em seguida, você deve segurar a barra com as palmas das mãos voltadas para a frente e os polegares ao redor dela.

Mova a barra para a posição inicial, mantendo os cotovelos estendidos e os punhos retos. Inspire e abaixe a barra lentamente até tocar o peito, abaixo das axilas. Conforme você for descendo, flexione os cotovelos ligeiramente. Então expire e empurre a barra para cima, mantendo os punhos retos, assim como as costas.

Supino, um dos exercícios clássicos de peito

3. Cross Over na polia alta

Esta terceira proposta representa um dos melhores exercícios de isolamento para essa área. Quando se trata de hipertrofia, manter a tensão no músculo que está sendo trabalhado é uma das chaves.

Durante o levantamento do peso devemos ficar inclinados para a frente, e dessa forma os cabos nos obrigam a manter a tensão muscular durante todo o movimento, mesmo em torno da contração máxima.

Para executar o exercício, coloque a polia na posição alta, selecione a resistência e segure uma alça em cada mão. Com uma ligeira flexão dos braços, leve as polias para a linha média do seu corpo, assim como mostrado na imagem da capa. Finalmente, retorne os braços para a posição inicial após uma pequena pausa.

4. Crucifixo com halteres

Para executar este último exercício, você deve se sentar em um banco, máquina ou bola com as costas retas e pegar os halteres. Esta versão permitirá que cada braço seja trabalhado de forma independente, o que promove um equilíbrio uniforme entre os membros em termos de capacidade de força e simetria muscular.

Os braços devem estar paralelos ao chão e os halteres devem ser empurrados para cima, enquanto o peito é contraído. Em seguida, expire durante essa parte do movimento e segure a contração durante alguns segundos.

Crucifixo com halteres

Então, retorne à posição inicial enquanto inspira; até que os músculos do peito estejam completamente estendidos.

Repita o movimento até completar o número de repetições que você deseja executar. O ideal seriam 3 séries de 12 repetições, e você pode descansar de 60 a 90 segundos entre as séries.

Como você pode ver, existem muitos exercícios de peito com os quais você pode tonificar os músculos da parte superior do corpo. Como de costume, não se esqueça de fazer uma boa sessão de alongamento, tanto antes quanto depois de cada treino. Você vai perceber os resultados em muito pouco tempo!

  • Roberto, H.-R., Santana Francisco, O., Fajardo Julio, T., Melián Francisca, V., Juan Manuel, G.-M., & Marrero Ignacio, G. (2013). Actividad electromiográfica del músculo pectoral mayor en los movimientos de press de banca inclinado y declinado respecto al press de banca horizontal. Apunts. Medicina de l’Esport, 36(136), 15–22. https://doi.org/10.1016/s1886-6581(01)75989-0
  • Campos, Y. de A. C., de Souza, H. L. R., da Silva, S. F., & Marchetti, P. H. (2017). O uso de barra ou haltere não altera a ativação muscular durante o exercício pullover. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte, 23(5), 357–380. https://doi.org/10.1590/1517-869220172305166571