Exercícios de bombeamento: o que são eles?

29 de maio de 2019
Os exercícios de bombeamento são altamente eficazes e contribuem para tonificar e aumentar a massa muscular. Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre eles e, além disso, também vamos propor vários exercícios.

Se você está no processo de aumentar o seu volume muscular, certamente você já praticou exercícios de bombeamento em mais de uma ocasião.

Se você ainda não os conhece, vamos te contar aqui em que eles consistem e quais os são seus benefícios. Além disso, vamos mostrar alguns exemplos para que você possa incluí-los no seu treino habitual.

No texto a seguir, também vamos explicar qual é a técnica adequada para fazer as séries de exercícios de bombeamento.

Por serem exercícios com uma técnica simples, pode parecer que eles podem ser feitos de qualquer jeito, mas não é bem assim. Uma execução correta é fundamental para evitar lesões e alcançar os resultados desejados.

O que são os exercícios de bombeamento?

Os exercícios de bombeamento são muito variados, pois servem para exercitar o corpo todo com o objetivo de tonificar e aumentar o volume muscular. Ao fazer esses exercícios, ocorre um bombeamento de sangue, que é distribuído pelo corpo todo. Como consequência, a temperatura corporal aumenta e o metabolismo acelera.

Entre as características mais marcantes dos exercícios de bombeamento, encontramos o seguinte:

  • As repetições são feitas com muito pouco peso e são compostas de séries prolongadas que fazem com que o músculo tenha que trabalhar até a exaustão.
  • Os exercícios são feitos de forma lenta e com a maior amplitude possível. É importante entender estes exercícios como um treino pausado e sem pressa. Esta é a única maneira de fazer com que o bombeamento do sangue seja eficaz e distribuído uniformemente pelo corpo todo.

Os exercícios de bombeamento são eficazes?

A resposta a essa pergunta seria um enorme ‘sim’. Caso você tenha feito estes exercícios por um longo tempo mas sem obter resultados, isto provavelmente ocorreu porque a técnica não foi adequada.

Por exemplo, fazer séries muito curtas e executá-las rapidamente são dois dos problemas mais frequentes. Ambos afetam diretamente o rendimento do atleta.

Os exercícios são eficazes?

A eficácia dos exercícios de bombeamento é dada pelas características próprias desse tipo de treino. A maioria dos exercícios trabalha apenas as fibras musculares mais importantes. Por outro lado, nos exercícios de bombeamento, ao serem feitas repetições até a exaustão do músculo, é possível envolver todas as fibras.

Feitos corretamente, os exercícios de bombeamento permitem a tonificação e aumentam a massa muscular, assim como explicado acima.

Além disso, esses exercícios aceleram o metabolismo e, portanto, também estimulam a queima de gordura. Outro aspecto positivo é que eles ajudam a prevenir lesões, pois fortalecem as fibras musculares.

Exemplos de exercícios

A melhor maneira de conhecer um exercício é propondo exemplos. Com eles, você pode ter uma ideia mais clara sobre esse tipo de prática. Com a técnica certa e sempre sob a supervisão de um profissional, você pode incluí-los nos seus treinos.

  • Remada alta: para fazer este exercício você só precisa de uma faixa elástica e de um local para prendê-la. Então, ajoelhe-se no chão; é importante que você apoie apenas um joelho e mantenha o outro estendido. Estique as faixas até a altura do rosto lentamente e repita no mínimo 80 vezes. Você pode descansar, mas é importante que você espere o maior tempo possível para fazer isso. O exercício é semelhante ao ilustrado nesta imagem, mas é feito com uma faixa elástica para dispensar o peso.
Remada alta

  • Curl de ombros: Este exercício também é feito com uma faixa elástica, sendo uma boa maneira de trabalhar os ombros. Você deve pisar na faixa com os dois pés, que estarão afastados na largura dos quadris. Então, lentamente, estique a faixa até a altura dos ombros.
Riscos dos exercícios de bombeamento

Riscos dos exercícios de bombeamento

Todos os exercícios que são realizados com o propósito de aumentar a massa muscular têm certos riscos. Isso não significa que eles são perigosos, mas sim que muitas pessoas os executam incorretamente. Como resultado, não apenas não alcançaremos os objetivos desejados; haverá também uma maior chance de lesão.

Os erros mais comuns que geralmente são cometidos e que produzem riscos nestes exercícios são os seguintes:

Fazer o exercício rápido demais

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de fazer esses exercícios é que este não é um treino de velocidade. Tome o seu tempo para fazer as séries e preste atenção à posição e à amplitude durante a execução.

Sempre dizemos que a pressa é inimiga da perfeição; neste caso, isso é especialmente verdadeiro, já que as fibras musculares estarão esgotadas ao máximo. Portanto, é mais fácil que surjam lesões. Além disso, é importante respeitar os períodos de descanso.

Não usar a técnica adequada

Como você pode ver, a maioria dos exercícios com faixas elásticas é simples. Sua dificuldade está no número de repetições que precisam ser feitas.

Exercícios são eficazes e muito variados

Ter uma técnica ruim envolve fazer muitas repetições de maneira inadequada. Em outros exercícios, isso não é tão sério, porque não há tantas repetições; em contrapartida, neste caso, isso pode acabar causando lesões.

Em resumo, os exercícios de bombeamento são eficazes e muito variados; existem muitas opções às quais podemos recorrer. Assim, inclua-os no seu treino na academia e comprove os excelentes resultados!

  • Lison Parraga, J. F., & Sarti Martínez, M. A. (1998). Velocidad y rango de movimiento en el fortalecimiento de músculos posturales. Estudio preliminar. Archivos de Medicina Del Deporte.