O descanso é fundamental para aumentar a massa muscular

11 de março de 2019
Quando o corpo descansa, as energias são repostas e os músculos relaxam, além de serem desenvolvidos outros processos significativos para o aumento da massa muscular.

Muitas vezes, quando vemos pessoas musculosas, pensamos que elas treinam muito. E, de fato, as pessoas com músculos grandes treinam muito, mas não economizam na hora de descansar. Existem diferentes fatores que influenciam o aumento da massa muscular. E nesse contexto o descanso é fundamental.

Escute o seu corpo

Para aumentar o músculo o corpo precisa fazer exercícios, geralmente de alto impacto. Além disso, na maioria dos casos, aumenta-se a dificuldade dos exercícios gradualmente para melhores resultados. Desta forma, o corpo deve lidar com toda essa exigência, é aí que entra o assunto do descanso ser fundamental.

Dormir as horas necessárias

Imagine que você deixa o computador ligado todos os dias do mês, com programas em execução, sem desligá-lo por um segundo. O mais provável é que o computador acabe superaquecendo e se danifique em algum momento.

Bem, a mesma coisa acontece com o corpo, se você o submete a altas exigências e, em seguida, não dá o descanso que precisa, você só vai conseguir criar um ambiente lesivo para os músculos.

Portanto, é importante que você escute o seu corpo. E todos os corpos são diferentes. Alguns se acostumam mais rapidamente aos treinos e outros precisam de um pouco mais de estímulo. O fato é que não importa o corpo, o descanso será fundamental para repor as energias e continuar funcionando normalmente.

Descanso, não sedentarismo

Ao dormir, um ciclo cerebral de revitalização acontece. Acontece a mesma coisa com os músculos, há um processo de reparação dos tecidos musculares. Isso acontece porque durante os treinos ocorrem microfissuras nos músculos, e o tempo de descanso é responsável por reparar essas microfissuras.

Além disso, se estas microfissuras não forem reparadas na sua totalidade, não será possível aumentar a massa muscular. Muitas pessoas pensam que nada acontece se não descansam bem durante a semana, pois recuperam as horas de descanso no fim de semana.

O corpo não funciona dessa forma. Você deve fornecer o descanso que o corpo pede quando precisa, não depois.

Motivação, um impulso em direção a metas

Você também não deve confundir o descanso com o sedentarismo, não é bom treinar muito pouco e descansar demais. O corpo nunca avançará, nem adquirirá as condições para tentar exercícios mais difíceis. E, mais importante, não ganhará massa muscular. Você deve encontrar um equilíbrio entre o treino e o descanso.

Evite a vigorexia a todo custo

O desejo de aumentar a massa muscular sobe à cabeça. Uma motivação é ativada para alcançar a meta e as pessoas pensam que quanto mais treinarem, mais rápido aumentarão a massa muscular. Na verdade, o truque para obter massa muscular são os treinos bem realizados e as horas de descanso que o corpo precisa.

No momento em que as pessoas começam a ignorar o fato de que o corpo precisa de horas de descanso para repor o tecido muscular e liberar o hormônio do crescimento, o processo para aumentar o músculo é retardado. E, inclusive, existem pessoas que atingem distúrbios como a vigorexia, que é a obsessão pelo exercício.

Evite exigir mais do seu corpo. Seja paciente, as metas serão alcançadas, mas para alcançá-las é preciso tempo. É melhor ir a um ritmo lento, mas com bons resultados, do que ir rápido e arriscar prejudicar o nosso corpo.

O descanso é fundamental para ter equilíbrio

Tire proveito de todas as coisas boas que você pode obter do seu corpo. Qualquer tipo de esporte traz um benefício estético, físico ou mental, mas não se sinta culpado de dormir quando precisa. Se o seu corpo pede, é porque necessita e é fundamental que esse ciclo seja cumprido para o aumento da massa muscular.

Busque o equilíbrio. O treino e o descanso são seus aliados, por isso devem estar no mesmo nível. Para que o corpo aumente a massa muscular de maneira bem sucedida, é essencial que haja harmonia entre a alimentação, o exercício e o descanso.

Tome seu tempo para dar tudo no exercício e, além disso, deixe-se levar por um bom sono reparador.