Benefícios do treino com o peso corporal

12 de junho de 2019
O treino com o peso corporal é totalmente personalizável, pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento, além de não exigir nenhum tipo de equipamento. E as suas vantagens vão muito mais além!

O treino com o peso corporal é simples e acessível a todos os atletas. Ele consiste em treinar sem qualquer equipamento e em usar o próprio peso como resistência. Os burpees, as flexões e a barra são alguns exemplos de exercícios que poderiam ser incluídos em um treino desse tipo.

O treino com o peso corporal é totalmente personalizável, pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer momento, além de não exigir nenhum tipo de equipamento. E as suas vantagens vão muito mais além!

Os benefícios do treino com o peso corporal são numerosos; alguns deles podem ser observados após poucas sessões, já que as opções de treino são quase infinitas. Os exercícios podem ser facilmente modificados e adaptados ao nível de cada atleta, seja adicionando repetições, encurtando as pausas ou acelerando o ritmo do treino.

Como se isso não bastasse, o fato de não precisar usar nenhum tipo de equipamento permite que esses exercícios sejam feitos em qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, você não terá desculpas para faltar a nenhum treino!

Além disso, os resultados são surpreendentes, fato este que manterá a sua motivação no nível máximo. É verdade que algumas pessoas podem ser céticas em relação ao treino que não usa aparelhos ou pesos pesados, mas eles ajudam a melhorar a força, a resistência e a potência.

Os exercícios com o peso corporal dão resultados, em parte, porque envolvem movimentos compostos, o que significa que numerosas articulações e músculos estão envolvidos em todas as ações que realizamos.

Benefícios do treino com o peso corporal

A seguir, vamos falar sobre os benefícios do treino com o peso corporal. Preste atenção e se convença da sua eficácia!

1. Melhora a saúde das articulações e ossos

Assim como mencionamos anteriormente, os exercícios com o peso corporal envolvem movimentos compostos, o que significa que numerosas articulações e músculos nos permitem realizá-los. Isso faz com que exista um aumento da massa muscular que, por sua vez, oferece proteção para as articulações e ossos.

De fato, esse tipo de exercício ajuda a melhorar a dor nas costas, nos tornozelos, nos joelhos e no quadril, ao mesmo tempo em que aumenta a força e a densidade óssea.

Benefícios do treino com o peso corporal

2. Progresso contínuo

O treino com o peso corporal pode ser muito variado e incluir exercícios cardiovasculares e de força, o que impede que o treino seja monótono. De fato, isso também te ajuda a progredir continuamente.

Enquanto os aparelhos na academia têm possibilidades de uso limitadas de acordo com a sua configuração, os exercícios com o peso corporal têm muitas modificações para qualquer nível de condicionamento físico.

Ligado a isso, o treino com o peso corporal é uma forma muito eficiente de se exercitar, pois é possível passar de um exercício para o outro em um tempo mínimo e sem muito tempo para descansar, o que torna o treino mais intenso e queima mais calorias.

3. Melhora a saúde do coração

Os exercícios com o peso corporal fazem com que o coração bombeie com mais força e de forma mais eficaz, o que reduz os níveis da pressão arterial naturalmente e melhora a circulação.

Além disso, o coração pode ser fortalecido como qualquer outro músculo quando submetido a maior pressão, por isso ele se adapta quando a intensidade do treino é aumentada.

4. Menor risco de lesões ao trabalhar com o peso corporal

As lesões são uma ameaça constante e também uma das principais razões pelas quais os atletas param de se exercitar. Portanto, evitar essas dores e desconfortos deve ser uma prioridade.

Benefícios do treino com o peso corporal

Os exercícios com o peso corporal geralmente são seguros para qualquer atleta, independentemente da experiência, idade ou nível de condicionamento físico. De fato, muitos movimentos simples podem ser uma opção eficaz para a reabilitação, até mesmo para as pessoas com deficiências significativas.

Antes de finalizar, é necessário lembrar que, independentemente de o principal objetivo ser o emagrecimento ou não, ou até mesmo o ganho de peso, esses exercícios têm benefícios que vão muito além de simplesmente melhorar a aparência.

Em resumo, esses exercícios físicos podem ser uma ótima opção para obter ganhos de força, aumentar a flexibilidade e melhorar a saúde em geral, por exemplo. Portanto, recomendamos que você inclua alguns exercícios com o peso corporal no seu treino para, dessa forma, aproveitar todos os benefícios descritos acima.

  • Helms, E. R., Aragon, A. A., & Fitschen, P. J. (2014, May 12). Evidence-based recommendations for natural bodybuilding contest preparation: Nutrition and supplementation. Journal of the International Society of Sports Nutrition. BioMed Central Ltd. https://doi.org/10.1186/1550-2783-11-20
  • Lambert, C. P., Frank, L. L., & Evans, W. J. (2004). Macronutrient considerations for the sport of bodybuilding. Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/00007256-200434050-00004
  • Yamauchi, J., Nakayama, S., & Ishii, N. (2009). Effects of bodyweight-based exercise training on muscle functions of leg multi-joint movement in elderly individuals. Geriatrics and Gerontology International, 9(3), 262–269. https://doi.org/10.1111/j.1447-0594.2009.00530.x
  • Suchomel, T. J., Nimphius, S., Bellon, C. R., & Stone, M. H. (2018, April 1). The Importance of Muscular Strength: Training Considerations. Sports Medicine. Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/s40279-018-0862-z