As bicicletas reclinadas proporcionam treinos eficientes?

6 de junho de 2019
Ao ver uma bicicleta reclinada, todos pensam que o seu uso deve ser mais fácil e confortável do que o de uma convencional. Isso é realmente verdade?

As bicicletas reclinadas têm muitos pontos positivos, no entanto, existem alguns detalhes que fazem com que elas não sejam tão eficientes quanto aparentam. Continue lendo e descubra quais são os benefícios de treinar com as bicicletas reclinadas!

As bicicletas reclinadas são um tipo de veículo no qual o atleta fica em uma posição mais confortável. Geralmente, elas são rápidas em superfícies planas, mas um pouco lentas nas subidas porque são mais pesadas do que uma bicicleta comum.

Embora as bicicletas reclinadas não façam parte dos Jogos Olímpicos, também há competições com elas. Inclusive, vários ciclistas já estabeleceram novos recordes com bicicletas reclinadas. Infelizmente, eles não foram reconhecidos pela UCI (União Ciclística Internacional).

Treinos eficientes com bicicletas reclinadas

As academias implementaram bicicletas ergométricas reclinadas e, por sua vez, várias pessoas substituíram as suas bicicletas comuns por bicicletas desse tipo.

Certamente, as bicicletas reclinadas proporcionam uma posição confortável e são mais rápidas, mas elas realmente proporcionam treinos eficientes? A seguir, vamos avaliar os prós e contras de treinar com uma bicicleta reclinada:

Vantagens

  • Conforto: Algumas pessoas se queixam de dor lombar, no pescoço, nas costas e nos braços após o uso de uma bicicleta comum, o que não acontece com as bicicletas reclinadas. Isso ocorre porque elas são feitas para que possamos manter uma postura relaxada sem muito esforço. Portanto, as bicicletas reclinadas se tornam uma boa opção para idosos ou atletas que queiram exercitar as pernas sem colocar tensão na parte superior do corpo a fim de evitar dores nos pulsos e tensão muscular.
  • Visão: O campo de visão de uma bicicleta reclinada é amplo e extenso. Desta forma, ela é um pouco mais segura do que uma bicicleta normal, porque você pode observar o seu entorno sem qualquer dificuldade.
Treinos eficientes com bicicletas reclinadas

  • Velocidade: As bicicletas reclinadas são mais rápidas nas descidas ou em superfícies planas. Além disso, o fato de o corpo estar em uma posição confortável garante um melhor desempenho na pedalada.
  • Menos frio e menos calor: Um pequeno problema com as bicicletas convencionais é que, durante o verão, geralmente é um pouco incômodo sair de bicicleta, já que o sol afeta o corpo todo. Com a bicicleta reclinada, as costas ficam completamente protegidas, o que também é uma vantagem quando está frio.

Desvantagens

  • Desconforto para olhar para trás: O assento de uma bicicleta reclinada é extremamente agradável para o corpo, mas a postura complica a possibilidade de olhar para trás. Este é um fator importante para pessoas que saem para ruas movimentadas com bicicletas reclinadas.
  • Peso: As bicicletas reclinadas são muito mais pesadas do que as bicicletas convencionais. Isso ocorre porque o assento e a estrutura geralmente são grandes. Além disso, o fato de ter um peso maior dificulta na hora da subida.
  • Uso diferente dos músculos: A postura adotada faz com que os músculos demorem a assimilar a atividade física. Além disso, as pernas também ficam propensas a tendinites, já que elas suportam uma carga maior.
  • Condução: Andar de bicicleta reclinada é um pouco mais difícil do que andar com uma bicicleta comum. Equilíbrio, curvas ou outras manobras se tornam difíceis. Parte disso ocorre porque não há um equilíbrio corporal completo, mas sim uma maior participação da parte inferior do corpo.

O que é exercitado com uma bicicleta reclinada?

Através da bicicleta reclinada, toda a parte inferior do corpo é trabalhada. Esta é uma ótima alternativa para exercícios cardiovasculares de baixo impacto. Eles podem ser feito percorrendo distâncias curtas ou longas, ou então usando uma bicicleta ergométrica reclinada.

O que é exercitado com uma bicicleta reclinada

Imagem: icebike.org

As bicicletas reclinadas parecem ser inofensivas e pouco desafiadoras, mas, na verdade, elas são exigentes para os músculos das pernas e promovem o desenvolvimento muscular e o fluxo sanguíneo. Da mesma forma, este veículo também funciona para terapias de reabilitação esportiva.

Levando em consideração as vantagens e desvantagens das bicicletas reclinadas, voltamos à pergunta de um milhão de dólares: elas realmente proporcionam treinos eficientes? A resposta é relativa, já que as bicicletas reclinadas podem proporcionar treinos eficientes, mas também têm suas desvantagens.

É verdade que podemos usá-las para treinar com maior conforto ou até mesmo para adicionar velocidade aos percursos, mas devemos prestar atenção para que o seu uso não leve a lesões. Além disso, certamente a segurança ao pedalar também é um aspecto fundamental.

Assim, você já sabe: se você quer focar em um treino eficiente para as pernas e descansar um pouco a parte superior do corpo, então vá em frente e treine com uma bicicleta reclinada!