Os suplementos de colágeno para as articulações funcionam?

· 11 de setembro de 2018
Colocamos a lupa sobre os suplementos de colágeno para descobrir se eles colaboram para um bom funcionamento das articulações e para fortalecer os ossos e tecidos.

As articulações envelhecem e sofrem com o passar dos anos, motivo pelo qual muitos decidem fazer exercícios. O esporte beneficia essas áreas tão importantes do nosso corpo – são elas que permitem realizar todos os movimentos necessários para a vida. Outra opção é tomar suplementos de colágeno para as articulações. Mas será que eles realmente funcionam? Nós te contamos a seguir!

O que é colágeno?

É um grupo de proteínas que o nosso corpo gera naturalmente. Faz parte dos tecidos do corpo, como a pele, o cabelo, as unhas e, claro, as articulações. Consumir uma quantidade suficiente de proteína ajudará a manter os níveis de colágeno estáveis.

A quantidade de proteínas diária necessária para uma pessoa é de 0,8 gramas por quilo de peso corporal. Ou seja, se você pesa 60 quilos, precisa consumir 48 gramas de proteína. Pense que um filé de 250 gramas não tem essa quantidade de proteína, longe disso! Por isso você terá que consumir mais alimentos proteicos ao longo do dia.

Mulher tomando comprimido

Se você acha que sofre de carência de colágeno por possuir sintomas relacionados aos ossos, consulte o um médico para saber se você pode tomar um suplemento. Caso contrário, aumente sua ingestão de proteínas com alimentos ricos em colágeno, como ovo, carne de porco, salmão ou bacalhau.

Para que servem os suplementos de colágeno?

Você pode imaginar como seria a nossa vida sem as articulações? Nosso corpo seria rígido e não poderíamos levar uma vida normal. Você pode ter uma ideia se, em algum momento, tiver sofrido uma dor ou lesão em alguma delas que tenha deixado a área imobilizada.

Por este motivo, é essencial que cuidemos das nossas articulações ao máximo, e essa é a mesma razão pela qual muitos decidem tomar estes suplementos. Mas, para que servem os suplementos de colágeno?

Bem, este produto fabricado com componentes 100% naturais tem sido incluído nas prescrições médicas para ajudar a tratar problemas de artrose, osteoporose, dores, tendinite, etc.

Nossas articulações podem sofrer desgaste devido a lesões, obesidade, hábitos de vida pouco saudáveis, sedentarismo, o passar do tempo, etc.. Quando isso acontece, o líquido sinovial perde seus nutrientes e faz com que a cartilagem se deteriore e cause uma fricção entre os ossos.

O colágeno será um recurso extra que servirá como amortecimento para esse atrito, evitando o desgaste dos ossos. O colágeno natural do nosso corpo vem da cartilagem, mas se ela já não funciona como deveria, nossos ossos ficam sem colágeno e temos que buscar uma forma externa de consumi-lo.

Uma das maneiras mais conhecidas até recentemente foi através das injeções, mas, com os avanços da ciência, vieram os suplementos de colágeno, mais fáceis de serem tomados e menos dolorosos.

Então os suplementos de colágeno funcionam?

Estudos têm mostrado que sim, funcionam, embora não sejam milagrosos. Os resultados são percebidos a longo prazo e contanto que algo esteja sendo realizado para evitar a raiz que levou ao problema. Ou seja, se a obesidade for a causa do dano, devemos iniciar um processo de perder peso. Se for a vida sedentária, devemos começar a fazer exercícios.

Pessoa com muita gordura abdominal

Apesar de ser um produto natural, ele não deve ser tomado se não for prescrito pelo médico, pois pode ter efeitos adversos.

Os suplementos de colágeno de atualmente são reforçados com ácido hialurônico e magnésio, que fornecem um cuidado extra aos ossos, aos tendões e às articulações. Converse com seu médico se você acha deveria tomá-lo.

Lembre-se de que o exercício fortalecerá suas articulações. No entanto, se elas já tiverem algum dano, você deve evitar os exercícios e as máquinas que causem um impacto diretamente nelas.