Exercícios para evitar as dores de cabeça

15 de maio de 2019
A tensão muscular contínua pode ter consequências desagradáveis para o corpo. Exemplos disso são enxaquecas, cefaleias e várias formas de dor de cabeça. Alguns exercícios podem ajudar a aliviar estes sintomas.

Há muitos tipos de dores de cabeça, e todos nós já sentimos pelo menos uma delas. Podem ser latejantes, localizadas, difusas, leves ou extremamente graves. Algumas duram alguns minutos e outras chegam a durar até mesmo vários dias. Por isso, hoje veremos exercícios para evitar dores de cabeça.

As dores de cabeça são geralmente classificadas em tensões, enxaquecas ou cefaleias. As enxaquecas também podem ser causadas por tensão, mas são caracterizadas por uma dor que se concentra em apenas um lado da cabeça. Muitas dores de cabeça são causadas pela tensão muscular, esta muitas vezes causada pelo estresse.

Tensão muscular devido ao estresse

As emoções têm um efeito imediato em nós. Uma experiência negativa é expressa em apenas alguns segundos no próprio corpo. Quando sentimos estresse de qualquer tipo, contraímos automaticamente certos grupos musculares. No entanto, quando a situação de estresse desaparece, os músculos relaxam.

Os músculos mais atingidos pelo estresse são os da mandíbula, olhos, boca, pescoço e costas. É uma reação de reflexo que ocorre como uma proteção e não é prejudicial por si só. Na verdade, o problema surge quando o estresse é prolongado e se torna crônico.

A tensão muscular muitas vezes causa dor de cabeça.

Quando a situação acima ocorre, os músculos, em vez de relaxar, ficam em um estado de tensão permanente. Esta tensão muscular leva à diminuição do fluxo sanguíneo para a área afetada.

Por conta disso, dores musculares crônicas, contraturas e, é claro, dores de cabeça constantes aparecem. Algumas desaparecem com analgésicos de venda livre, mas outras podem ser muito difíceis de combater.

Exercícios para evitar dores de cabeça por tensão muscular

Para aliviar a dor de cabeça causada pela tensão muscular, uma massagem de relaxamento pode ser muito útil. Por exemplo uma massagem na garganta, cabeça e coluna pode aliviar dores causadas pela tensão no crânio.

Realizar alguns exercícios durante alguns minutos por dia também pode ser muito útil. Esses exercícios podem ser feitos em casa, a qualquer momento e são muito simples. Além disso, não requerem muito espaço nem roupa especial. Na verdade, são principalmente alongamentos para ajudar a aliviar as dores de cabeça.

Alongamentos de pescoço e ombros

Esse exercício pode ser feito em pé ou sentado. O importante é estar relaxado e com as costas eretas. Mova o pescoço e depois os ombros para frente e para trás por cerca de 30 segundos. Esses movimentos servirão para aumentar a elasticidade dos tecidos contraídos e aliviar a tensão muscular.

Uma mulher esticando o pescoço para um lado. Um dos exercícios para evitar dores na cabeça.

Alongamento da cabeça e do queixo

Tal como no exercício anterior, você pode estar de pé ou sentado, mas sempre com as costas eretas. Para fazer esse alongamento, incline a cabeça em direção ao peito e lentamente traga o queixo em direção ao ombro direito. Mantenha a postura por cerca de 30 segundos.

Com este movimento, você sentirá um forte estiramento no lado esquerdo do pescoço e na parte superior esquerda das costas. O movimento, então, deve ser feito para o lado oposto. Este exercício deve ser repetido pelo menos três vezes de cada lado.

Alongamento pode ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Alongamento de costas e pulsos

De pé, com as costas eretas, pegue no pulso esquerdo com a mão direita e puxe-o durante 30 segundos. Em seguida, repita o exercício puxando o pulso direito com a mão esquerda. São recomendadas três repetições de cada lado.

Os pulsos são uma articulação que muitos se esquecem de esticar.
Imagem: salud.uncomo.com

Inclinação da cabeça

Em pé ou sentado com as costas eretas, mova a cabeça suavemente da direita para a esquerda durante 30 segundos. Em seguida, faça um movimento de subida e descida durante 30 segundos. Da mesma forma, a cabeça deve ser inclinada movendo a orelha em direção ao ombro, de um lado e do outro, por 30 segundos.

Exercícios para evitar dores de cabeça
Imagem: hogarmania.com

Finalmente, rodamos a cabeça fazendo um meio círculo para a frente, para um lado e para o outro, durante 30 segundos. Então repetimos o mesmo movimento para trás. Por fim, podemos fazer rotações completas, para um lado e para o outro, também por 30 segundos.

Estes exercícios promovem o fluxo sanguíneo para os músculos do pescoço, aliviando assim a tensão muscular na área. Além disso, também promovem uma boa recuperação muscular.

  • Martin-Escudero, Pilar & Galindo Canales, Mercedes. (2010). Ejercicio físico y Migraña.
  • Urbano Quesada, Bárbara. 2015. Cefalea tensional. Universidad de Jaén. Extraído de: http://tauja.ujaen.es/bitstream/10953.1/1538/1/TFG%20URBANO_QUESADA_B%C3%81RBARA.pdf