Combine exercícios com pesos e cardio para perder mais gordura

25 de janeiro de 2020
A questão de saber se é melhor fazer exercícios com pesos ou cardio é muito comum. Na prática, é sempre aconselhável fazer uma combinação dos dois tipos de atividade física.

Quem começa a se exercitar com o objetivo de perder gordura e emagrecer, costuma ter essa dúvida: é melhor fazer exercícios com pesos e cardio ou optar por apenas um dos dois? E

xistem muitas teorias e mitos em torno desses dois tipos de exercício quando se trata de queimar gordura. Hoje analisaremos a questão para tentar chegar a uma conclusão.

Até pouco tempo, pensava-se que, para perder quilos e queimar calorias, era necessário fazer inúmeras sessões de cardio de baixa intensidade. No entanto, os resultados das pesquisas nunca foram conclusivos nesse sentido e, por isso, é necessário aprofundar a questão.

As teorias evoluíram com base em novas pesquisas e descobertas. Atualmente, a tendência é complementar as sessões de cardio com o treinamento com pesos.

Perder gordura com exercícios cardiovasculares

Exercícios cardiovasculares são exercícios aeróbicos que permitem queimar gordura imediatamente, no momento do treinamento. Nessa categoria estão atividades como corrida, salto, natação, dança, ciclismo, etc.

Esses exercícios mobilizam grandes grupos musculares. Para fazer isso, eles consomem energia principalmente a partir das gorduras e, em menor medida, do glicogênio.

Esse processo ocorre porque o corpo, ao exercitar os diferentes grupos musculares, utiliza a glicose como a primeira fonte de energia.  No entanto, como a glicose termina rapidamente, as gorduras acumuladas são usadas, o que nos permite eliminá-las.

Dessa forma, uma realidade é indiscutível: o cardio é o vencedor quando se trata de queimar calorias e gorduras durante o exercício  No entanto, deve-se levar em consideração que, para que isso funcione, é necessário um tempo mínimo de treinamento e que os exercícios incluam intervalos de alta intensidade.

Perder gordura com exercícios cardiovasculares

Para que a queima de gordura seja eficaz, devem ser realizados pelo menos 30 minutos de atividade. Também é importante ter em mente que, com o passar do tempo, corpo se adapta aos exercícios e fica cada vez mais difícil queimar calorias e gorduras.

Os pesos como instrumento para perder gordura

Os pesos são um exercício anaeróbico no qual o corpo usa glicogênio como principal fonte de energia. Nesse tipo de exercício, os músculos envolvidos trabalham em sua potência máxima, portanto, usam glicogênio e os aminoácidos presentes neles como combustível.

A princípio, o número de calorias e a quantidade de gordura queimada com essa atividade é menor em comparação aos exercícios de cardio.

No entanto, analisando com mais cuidado o processo gerado no corpo, é possível afirmar que o treinamento com pesos também é um grande aliado quando se trata de queimar gordura. Isso ocorre principalmente por dois motivos:

  • Esse tipo de rotina de exercícios intensifica o consumo de oxigênio, o que resulta em um maior consumo de energia. Ou seja, como o tempo de recuperação muscular após o exercício é mais longo e a taxa metabólica permanece alta, as calorias ainda são queimadas horas após o término do treinamento.
  • Os músculos queimam gordura por conta própria, sem a necessidade de exercitá-los, e o treinamento com pesos gera ganho muscular. Isso faz com que o corpo, com músculos mais desenvolvidos, queime gordura ao longo do dia, sem fazer nada.

Quando uma pessoa treina com pesos regularmente, ela pode realizar exercícios mais intensos à medida que a sua aptidão melhora. Isso terá um impacto direto no ganho muscular, o que, por sua vez , gerará um aumento no seu metabolismo basal e maior queima de gordura.

Todo esse processo, derivado da combinação desses exercícios, é como uma corrente que tem um efeito muito benéfico no corpo. Também devemos ter uma alimentação adequada para alcançar esses objetivos.

Os pesos como instrumento para perder gordura

O sucesso está na combinação de exercícios com pesos e cardio

É claro, então, que não há necessidade de escolher entre os exercícios com pesos e cardio para queimar gordura. Cada um tem seu próprio efeito para esse fim, desde que praticado de maneira adequada e regular.

O cardio é uma boa opção para queimar gordura e perder peso mais rapidamente, mas os pesos o fazem de maneira mais eficaz e duradoura. Idealmente, portanto, combine exercícios com pesos e cardio para obter os melhores resultados.

  • Catalina Molina; Gabriela Cifuentesa; Cristian Martínez; Rodrigo Mancilla. 2016. Disminución de la grasa corporal mediante ejercicio físico. Extraído de: https://scielo.conicyt.cl/pdf/rmc/v144n10/art03.pdf
  • Javier Ibáñez, Cristina; Eseverri, Elena Martín; Esteban Gorostiaga. Ejercicio físico para prevenir la obesidad. Instituto Navarro del Deporte. Extraído de: https://www.deporteyjuventudnavarra.es/imagenes/documentos/obesidad-y-ejercicio-fisico-61-es.pdf
  • Norman MacMillan K. 2009. Ejercicio y quema de grasas: Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Extraído de: https://scielo.conicyt.cl/pdf/rchnut/v36n1/art08.pdf