As 6 melhores proteínas naturais para a sua alimentação

28 de novembro de 2019
Se você precisar adicionar mais proteínas à sua dieta, a lista a seguir será de grande ajuda. Peixes, laticínios e ovos são alimentos que não podem faltar.

As proteínas são indispensáveis ​​para o bem-estar do corpo. Portanto, neste artigo compartilharemos as melhores opções para o consumo de proteínas naturais.

As proteínas são macromoléculas formadas por cadeias de aminoácidos. Elas desempenham um papel importante na manutenção do organismo.

O ser humano adquire proteínas através dos alimentos, seja através da carne, legumes ou vegetais. Pós, suplementos, barras energéticas, bebidas e outras opções que os contêm também são opções que foram criadas artificialmente.

As melhores proteínas naturais

Como mencionamos, existe uma grande variedade de fontes de proteína, mas sem dúvida, as melhores opções são as naturais. Preste atenção à seguinte lista!

1. Peixe e frutos do mar

Os peixes e mariscos são uma fonte muito boa de proteínas, porque a maioria deles é pobre em gordura, evita doenças cardiovasculares e contém o ômega 3, que ajuda a reduzir a rigidez e a inflamação das articulações.

Os alimentos marinhos têm uma importante fonte de vitaminas como a A, D e E. Eles também são compostos de fósforo, magnésio, iodo e selênio. Além disso, são ingredientes deliciosos e simples para incorporar nas refeições.

As melhores proteínas naturais

2. Carne de porco

A carne de porco contém aminoácidos de cadeia ramificada, essenciais para promover a recuperação muscular. Especialmente a leucina, que constitui um terço da proteína muscular e ajuda a estimular o reparo dos músculos após o exercício.

É importante notar que algumas partes do porco têm muita gordura. Por esse motivo, tente consumir produtos mais limpos, como filé ou perna de porco.

3. Ovos

Os ovos são muito versáteis na cozinha e, por sua vez, uma das proteínas mais acessíveis. Um ovo médio contém vitaminas, minerais e cerca de seis gramas de proteína.

Dessa maneira, os ovos inteiros são ricos em proteínas, mas as claras dos ovos são proteínas quase puras. Com base nisso, é recomendável que alguns atletas consumam apenas as claras, e não as gemas.

Comer ovos não só é bom pelo seu conteúdo de proteínas, mas também pelos elementos antioxidantes que protegem os olhos e outros nutrientes necessários para o cérebro.

4. Proteínas naturais nas oleaginosas e sementes

As oleaginosas e sementes são uma alternativa conveniente para as pessoas que estão constantemente em movimento. São simples de transportar e podem ser consumidas como lanche.

As oleaginosas como amendoim, pistache, nozes e amêndoas são ideais para incorporar proteínas, fibras, vitamina E e gorduras saudáveis ​​em sua dieta.

Por outro lado, as sementes também são um ótimo aliado para o consumo de proteínas naturais. As sementes de chia têm pelo menos 17 gramas de proteína a cada 100 gramas. Por sua vez, são uma boa fonte de cálcio, fósforo, fibra alimentar e manganês. 

As sementes de abóbora também têm aproximadamente 30 gramas de proteína a cada 100 gramas. Isso as torna uma excelente fonte de proteínas naturais e também beneficia a saúde do coração e do fígado.

5. Produtos lácteos naturais

A maioria dos produtos lácteos, como o leite, o iogurte e o queijo, contém proteínas e também cálcio, o que fortalece os ossos e previne a osteoporose. Da mesma forma, algumas opções contêm vitamina D, que é importante para a retenção de cálcio.

Note que as opções naturais são sempre as mais convenientes. Os produtos lácteos processados, por outro lado, têm menos nutrientes do que deveriam.

6. Lentilhas

As lentilhas são um tipo de leguminosa. Elas são ricas em fibras, magnésio, potássio, ferro, ácido fólico, cobre, manganês e outros nutrientes. Elas também estão entre as melhores fontes de proteínas vegetais do mundo e são um excelente alimento para vegetarianos e veganos.

Lentilhas

Por que consumir proteínas naturais?

As proteínas são um nutriente essencial, responsáveis por múltiplas funções do corpo, incluindo o desenvolvimento de tecidos, células e músculos, bem como a produção de hormônios e anticorpos.

Todo mundo precisa de proteínas em sua dieta, no entanto, se você pratica esportes de resistência ou treina com pesos, pode se beneficiar do aumento da ingestão de proteínas e incluí-la em horários específicos para obter os benefícios da musculação.

As proteínas naturais são a melhor opção para o corpo. Você deve ter em mente que os suplementos de proteína podem trazer efeitos colaterais, como distensão renal ou danos ao fígado.

Para concluir, o consumo de proteínas naturais pode trazer muitos benefícios ao organismo. Não hesite em incluir alimentos ricos em proteínas naturais em suas refeições!