4 exercícios para reduzir a gordura nas pernas
Reduzir a gordura nas pernas, no abdômen ou na região lombar é o objetivo de muitas pessoas, ou pelo menos de quem está começando no mundo do treinamento. Se você quer conhecer alguns exercícios para melhorar a composição das pernas e torná-las mais magras, você pode considerar os exercícios a seguir.
Caso você seja iniciante, temos uma notícia que talvez não seja do seu agrado: a gordura não pode ser perdida de forma localizada. Ou seja, não existem exercícios que possam reduzir a massa gorda em segmentos específicos. Porém, não desanime, pois isso não significa que você não possa se livrar dela.
Reduzir a gordura nas pernas: é possível?
De um modo geral, é possível reduzir a gordura nas pernas. Apesar disso, ela será perdida juntamente com a massa gorda localizada no restante do corpo, ao mesmo tempo.
É provável que a perda de gordura seja mais perceptível em alguns lugares do que em outros. Inclusive, às vezes as pessoas perdem volume em áreas do corpo que não desejavam. Isso ocorre porque também havia gordura acumulada naquele local e, conforme citado acima, a gordura é perdida no corpo todo de uma vez só.
Exercícios para reduzir a gordura nas pernas
Em primeiro lugar, o treino para reduzir a gordura nas pernas e no restante do corpo deve ser composto por exercícios de força. Esses exercícios estimulam o crescimento da massa magra. Assim, quanto maior a presença de músculos, maior a queima de calorias, uma equação que resulta em perda de gordura, conforme explicado em um estudo publicado pelo Journal of Obesity.
Agachamentos
Ao trabalhar grupos musculares tão grandes quanto os quadríceps e os isquiotibiais, o metabolismo será estimulado. Dessa forma, a queima de calorias pode ser aumentada de forma considerável. Isso pode ser feito por meio dos agachamentos convencionais e de todas as suas variações.
Afundos
Este tipo de exercício também pode dar uma grande contribuição para a redução da gordura nas pernas e no restante do corpo. Afinal, ele permite estimular grupos musculares como glúteos, quadríceps e isquiotibiais. Assim, além de aumentar a força nas pernas, ele também favorece o aumento da queima calórica pelo organismo.
Flexões
Embora possa parecer complexo de entender, estimular músculos como o tríceps e o bíceps braquial pode ajudar a reduzir a gordura nas pernas. Você só precisa ter em mente o que mencionamos acima sobre a queima de gordura, que ocorre no corpo todo por igual e não de forma específica.
Assim, o trabalho de força em qualquer parte do organismo vai ajudar a estimular a perda de gordura no corpo todo. Quanto mais massa muscular você tiver, mais calorias você irá queimar, e maior a chance de criar um déficit calórico parar perder gordura. Nunca se esqueça disso!
Abdominais
A partir do mesmo princípio explicado nos exercícios citados anteriormente, a estimulação dos grupos musculares relacionados à região abdominal também vai favorecer a perda da gordura nas pernas e no restante do corpo.
Existem diversas variações dos abdominais que podem ser muito úteis. Elas vão desde os convencionais até os que requerem cargas externas ou movimentos mais complexos.
Tenha a assessoria de um treinador
O objetivo do treino detalhado acima é reduzir o percentual de massa gorda no corpo. Para isso, também é necessária a assessoria de um profissional que lide com a questão e dê as recomendações adequadas para o seu caso específico.
Os exercícios acima são recomendados para acelerar o metabolismo e estimular a força. Porém, com um treino elaborado profissionalmente, você poderá ter melhores resultados.
Não basta um treinamento personalizado
Uma crença ligada à ignorância em relação ao treinamento ou ao desejo de perder gordura nas pernas e em outras áreas do corpo é a de que o exercício é a única ferramenta útil para isso. Embora a atividade física deva ser implementada para nos mantermos saudáveis e para estimular processos como o metabolismo, a principal ferramenta para reduzir os percentuais de gordura no corpo é a dieta.
Assim, para reduzir a gordura nas pernas e no corpo em geral, é necessário implementar uma dieta hipocalórica, ou seja, com um consumo mínimo de calorias em relação ao necessário para o funcionamento do corpo. Se você deseja obter mais informações sobre este tipo de dieta, aconselhamos consultar um nutricionista.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Al-Alia, N. (2016). Nutrición Humana y Dietética. Nutrición Humana y Dietética. https://doi.org/10.14306/renhyd.19.3.152
- Hansen, & Cols. (2007). Efectos del entrenamiento físico sobre la pérdida de masa grasa en pacientes obesos durante restricción calórica. Sports Med.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.