A importância do treino de força para as mulheres

18 de maio de 2020
O treino de força é comumente relacionado ao ganho de volume muscular. No entanto, ele traz uma série de outros benefícios, ainda mais para as mulheres.

Como muitos de nós sabemos, o treino é um dos fatores que influenciam na manutenção de um estado físico e de saúde ideais. Tradicionalmente, para as mulheres, o treino de força  carrega menos peso que o trabalho aeróbico. No entanto, sua importância não deve ser subestimada.

Algumas mulheres não costumavam realizar o treino de força devido a mitos populares, de modo que esse tipo de treino era uma atividade predominantemente masculina. Felizmente, essas crenças não são verdadeiras, e a mentalidade, apoiada pela ciência, vem sendo modificada.

Neste artigo, veremos a importância do treino de força para as mulheres, assim como os benefícios do desenvolvimento desse atributo físico.

Treino de força para as mulheres

Como dissemos no parágrafo anterior, as mulheres tradicionalmente não realizavam esse treino devido a certos mitos. Um dos medos entre elas quando se trata de treinar força é o de ganhar volume.

No entanto, em muitos casos essa crença está errada, e deve-se principalmente a um erro na terminologia, uma vez que o treino de força não precisa estar relacionado exclusivamente ao aumento do volume muscular.

Adaptações do treino de força para mulheres e homens

Uma coisa já foi determinada pela ciência a esse respeito: as adaptações causadas pelo treino de força são as mesmas tanto para as mulheres como para os homens.

A única diferença está no fato de que o ganho no treino é maior para os homens devido à testosterona, que provoca um aumento maior na força em comparação às mulheres. Os valores sanguíneos desse hormônio são mais altos nos homens do que nas mulheres.

Cureton e seus colaboradores realizaram um estudo no qual homens e mulheres realizaram o mesmo treino de força. Os resultados foram esclarecedores: o ganho de força nas mulheres ocorreu na mesma proporção que nos homens.

Treino de força para as mulheres

A importância do fator hormonal

Os níveis de testosterona desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da força. Esse é o principal motivo pelo qual algumas mulheres são capazes de desenvolver mais força em comparação a outras. Com níveis mais altos de testosterona, ocorre um maior ganho de força, independentemente do sexo.

Benefícios do treino de força para as mulheres

Como comentamos até agora, as adaptações causadas por esse treino são as mesmas, independentemente do gênero do esportista. Nesse sentido, Steven Fleck em seu livro Designing resistance training programs argumenta que o treino de força é mais benéfico para as mulheres do que para os homens.

A seguir, listaremos e explicaremos esses benefícios:

1. Aumento da taxa metabólica basal

A taxa metabólica basal é a quantidade de energia que o corpo requere quando estamos em repouso. Um aumento nessa taxa pode trazer benefícios muito positivos quando se trata de perder peso ou diminuir os níveis de gordura corporal.

2. Ganho e aumento da densidade óssea

O trabalho de força pode se tornar muito importante em casos de doenças como a osteoporoseGraças ao aumento da massa muscular, os níveis de densidade óssea também aumentam. Portanto, o risco de sofrer fraturas ósseas também diminui.

3. Benefícios a nível psicológico

Sem dúvida, quando falamos sobre os benefícios do treino de força para as mulheres, o mais importante pode ser o impacto a nível mental que ele pode trazer. A pesquisa de Hatfield e Kaplan mostrou que esse treino pode ajudar a reduzir o estresse e a combater a depressão e a baixa autoestima.

4. Níveis de força aumentados

Como não poderia ser de outro modo, esse tipo de treino aumenta a força das mulheres a nível funcional. Isso permite que elas melhorem sua capacidade, chegando a realizar tarefas do dia a dia com mais eficiência. Com isso, alcança-se um dos objetivos fundamentais de qualquer treino físico: melhoria da qualidade de vida.

Benefícios do treino de força para as mulheres

5. Perda de gordura corporal

Essa é outra grande preocupação das mulheres. Graças ao treino de força, os níveis de massa muscular aumentam, enquanto o percentual de gordura corporal diminui consideravelmente.

6. Aumento da capacidade dos tecidos

Os tecidos conjuntivos do corpo são constituídos por tendões e cartilagens, assim como por estruturas ligamentares. Devido ao treino de força, sua resistência aumenta consideravelmente, obtendo estabilidade nas articulações. O principal benefício nesse caso é a diminuição do risco de sofrer qualquer tipo de lesão.

Conclusões sobre o treino de força para as mulheres

Como você pode ver, esse método de treino traz vários benefícios que levam à uma maior funcionalidade e qualidade de vida em atletas do sexo feminino.

Assim, devemos deixar para trás as crenças equivocadas. E então, o que você está esperando para começar a trabalhar sua força muscular?

  • Cureton, K. J., M. A. Collins, D. W. Hill, F. M. McEelhannon (1988). Muscle hypertrophy in men and women. Med. Sci. Sports Exer. 20:338-344.
  • Ebben, W.P. y Jensen, R.L. (1998) Strength training for women. Debunking myths that block opportunity. The Physician and Sports Medicine,  26(5).
  • Fleck, S.J., W.J. Kraemer (2004). Designing Resistance Training Programs, 3rd Ed. Champaign, IL: Human Kinetics.
  • Hatfield, B., & Kaplan, P. (2012). Exercise Psychology for the Personal Trainer. In J. Coburn, & M. Malek, NSCA’s Essentials of personal Training (2nd ed., pp. 126-128). Champaign, IL: Human Kinetics.