Confira 5 dicas para aumentar o tríceps
Sem dúvida, os braços são um dos segmentos corporais mais trabalhados em um treino, principalmente por causa do alto benefício estético. Apesar disso, muitas pessoas se concentram em exercícios específicos para o bíceps, e esquecem de fazer exercícios para aumentar também o tríceps de forma equilibrada.
Embora você possa não acreditar, os treinos de braço, principalmente o convencional, geralmente enfatizam a hipertrofia dos bíceps, deixando de lado os deltoides e os tríceps.
Este é um erro muito recorrente que pode afetar o desenvolvimento fisiológico dos membros superiores. A seguir, vamos mostrar como você pode aumentar os tríceps, um dos grupos musculares mais negligenciados.
Dicas para aumentar o tríceps
A parte posterior dos braços precisa da mesma atenção que o restante dos músculos. Nela está localizado o tríceps braquial, responsável por estender os braços e, por isso, chamado de músculo extensor.
Assim como acontece com qualquer outra parte do corpo, é aconselhável ter tríceps bem fortalecidos. Se você aumentá-los, eles podem oferecer uma ótima aparência estética, o que por sua vez vai influenciar a sua autoestima e autoimagem. Para atingir esse objetivo, você precisará colocar em prática as dicas a seguir.
1. Não exagere
Um dos problemas do tríceps é que nos esquecemos de trabalhá-los, seja por desconhecimento, seja porque não sabemos como isso pode ser feito. No entanto, saturar o músculo é um problema igual ou pior do que não trabalhá-lo.
Para aumentar o tríceps, é necessário estimulá-lo por meio de cargas e da intensidade, mas não devemos cair no erro do overtraining. Procure trabalhá-lo no máximo duas vezes por semana, fazendo com que o aumento das cargas seja progressivo.
2. Empregar diversos métodos
Os músculos em geral requerem diferentes métodos para serem estimulados, hipertrofiados e tonificados. Isso anda de mãos dadas com as cargas e a intensidade do treino, mas também com os métodos de treinamento.
Para aumentar o tríceps, aconselhamos incluir no seu treino exercícios de calistenia, com faixas, pesos e exercícios aeróbicos. A combinação desses métodos pode favorecer o desenvolvimento muscular e evitar que você caia na monotonia – dois benefícios em um!
3. Proteger a empunhadura
Dentre os métodos de treinamento para aumentar o tríceps, destacam-se diversos exercícios que fazem uso das barras. Os mergulhos são um exemplo claro disso e, muitas vezes, são até mesmo considerados o melhor exercício para trabalhar o tríceps e deltoides.
No entanto, a empunhadura na barra é tão importante quanto a execução do exercício em si. Se for mal executada, o mais provável é que os músculos não recebam o esforço necessário para se hipertrofiarem.
Esse erro leva a um esforço excessivo das mãos, pulsos e antebraços. Com o tempo, a empunhadura inadequada pode causar lesões nos membros superiores. Por isso, é necessário prestar atenção.
4. Cuidar da técnica
Por mais exercícios ou métodos que você use para promover a hipertrofia do tríceps, você nunca deve descuidar da maneira como eles são executados. Dessa forma, cuidar do desenvolvimento e da execução da técnica é uma das principais dicas para qualquer treino.
Para isso, recomendamos começar com cargas, intensidades e volumes baixos. Dessa forma, você poderá controlar melhor o movimento feito com os braços. Por outro lado, começar aos poucos também pode te ajudar a evitar uma lesão muscular ou ligamentar.
5. Procurar ajuda profissional
Um profissional da área do treinamento pode te ajudar no planejamento de um treino adequado para aumentar o tríceps braquial, levando as suas habilidades em consideração.
Além disso, o especialista também pode te ajudar a corrigir os erros na execução dos exercícios, bem como dar outras dicas úteis para hipertrofiar os braços da melhor maneira possível.
Treinar para aumentar o tríceps e todo o corpo
O objetivo principal do que foi exposto acima é aumentar o tamanho do tríceps braquial. No entanto, não devemos repetir o erro de sempre: focar em um único grupo muscular, negligenciando os outros.
Por isso, recomendamos que o seu treino inclua a estimulação dos bíceps, deltoides e tríceps em quantidades semelhantes. Dessa forma, você poderá obter um melhor desenvolvimento dos braços e alcançar grandes benefícios em todos os aspectos possíveis.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dalmau-Pastor, M., Fargues-Polo, B., Casanova-Martínez, D., Vega, J., & Golanó, P. (2014). Anatomy of the triceps surae: A pictorial essay. In Foot and Ankle Clinics. https://doi.org/10.1016/j.fcl.2014.08.002
- Pereira, S. G., Santos, A. L. Q., Borges, D. C. S., Queiroz, P. R. R., & da Silva, J. O. R. (2016). Anatomia óssea e muscular da escapula e braço de chrysocyon brachyurus (carnívora, canidae). Ciencia Animal Brasileira. https://doi.org/10.1590/1089-6891v17i439010
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.