5 maneiras de reduzir as calorias em sua dieta

· 3 de janeiro de 2019
Para reduzir calorias em nossa dieta não temos que passar fome, com algumas orientações e bons hábitos alimentares podemos reduzir o nível calórico e será mais fácil perder peso.

É mais do que certo que só pensar em maneiras de reduzir calorias em sua dieta abrirá seu apetite. A dieta está associada à fome, no entanto esse não precisa ser o caso. Uma pessoa pode reduzir calorias e levar uma vida mais saudável com total sensação de saciedade.

O que são as calorias e como administrá-las na dieta?

Para reduzir a quantidade de calorias você tem que considerar o tipo de alimento consumido. É fundamental manter a qualidade nutricional para que o corpo não fique debilitado. Uma redução de calorias que não esteja acompanhada de uma alimentação consciente provocará fome e desconforto.

Em geral, as mulheres e os homens adultos precisam de, aproximadamente, 2.000 e 2.500 calorias diárias, respectivamente. Levando em consideração esses parâmetros, fica mais fácil estabelecer maneiras de reduzir as calorias em sua dieta.

Esses números podem variar de acordo com a idade e o tipo de atividade que a pessoa realiza.

Garotinha dando ok para a câmera comendo um prato de vegetais

5 maneiras de reduzir calorias em sua dieta

  • Estabeleça objetivos nutricionais claros. Uma boa opção é escolher uma alimentação com predomínio de fibra. Por serem mais leves, os alimentos ricos em fibras solúveis podem fornecer mais pelo mesmo peso; isso ajuda para que a sensação de saciedade dure mais tempo.
  • Preste atenção ao seu café da manhã. Alguns alimentos possuem um excesso de calorias sem fornecer muitos nutrientes; será necessário substituí-los por outros que ajudem na sua dieta. No entanto, não há porquê essa mudança prejudicar o sabor. Um café da manhã apetitoso é fundamental para começar o dia alegremente: escolheremos queijos, cereais ou frutas.
Uma tigela de cereais com frutas e leite

  • Copo de água antes de comer. Por mais simples que pareça, a água produz um estado relaxante de saciedade. Desta maneira, uma boa hidratação é alcançada e comer por ansiedade pode ser evitado.
  • Eliminar o açúcar e os refinados. Parece difícil, mas não é. Você deve fazê-lo progressivamente; as bebidas açucaradas, light e os sucos de caixa podem ser a primeira coisa a ser deixada de lado. Os adoçantes naturais e as farinhas integrais podem ser aliados eficazes.
  • Jantar com verduras. Não há necessidade de abandonar nosso prato favorito, mas podemos comê-lo pela metade. A outra metade completaremos com verduras variadas. Por exemplo, abóbora, cebola, tomate ou pimentão são deliciosos com uma fatia de queijo por cima.
Uma mulher segurando uma caixa com várias verdura e legumes recém colhidos

Considerações gerais para reduzir as calorias na dieta

Uma alimentação adequada e equilibrada é aquela que fornece a quantidade de gordura que seu corpo necessita. Isso é equivalente a 35% do que o corpo consome de calorias diárias. Essa porcentagem pode ser coberta com gorduras boas: peixes gordos, oleaginosas e azeites nos oferecem energia sem prejudicar a saúde.

A ingestão de quatro porções diárias de frutas e verduras reduz o colesterol. Outros aliados da nossa dieta são as proteínas, que podem favorecer a queima de até 100 calorias diariamente. Esses macronutrientes são úteis, por sua vez, para que você não sinta vontade de petiscar entre as refeições.

Devemos lembrar, quando se fala de dietas, de não cair na armadilha dos alimentos light. Embora o ideal seja levar a dieta com naturalidade, é necessário ter cuidado com algumas propagandas. Os molhos, os biscoitos e outros alimentos que se dizem inofensivos podem arruinar um dia de alimentação meticulosa.

Biscoitos sequinhos assados

Um dia de controle minucioso da ingestão diária de gordura pode nos impressionar. Se deixarmos o prato esfriar, a gordura flutuará na superfície e veremos tudo que iríamos ingerir. Desse modo ela também poderá ser retirada.

Outro truque de cozinha é usar panelas antiaderentes, cozinhar no vapor ou usar o wok. Além disso, o azeite em spray permite regular ao máximo a quantidade que utilizamos ao cozinhar.

O exercício físico é a melhor ferramenta para conservar a forma e também para perder peso. Portanto, nada nos ajudará tanto a reduzir e queimar calorias como uma caminhada de meia hora, um passeio de bicicleta ou uma sessão saudável de Yoga.