Truques e técnicas para acelerar o metabolismo

· 8 de novembro de 2018
O metabolismo influencia diretamente no peso: se for muito lento, favorece o ganho de peso, e acabamos acumulando alguns quilos a mais, mas se conseguirmos acelerá-lo será mais fácil perder peso

Se pudermos acelerar o metabolismo, poderemos processar os alimentos mais rapidamente e convertê-los em energia para todas as atividades diárias. É por isso que é tão importante que isso aconteça quando queremos perder peso. Nós damos algumas técnicas e truques no artigo a seguir.

Dicas para acelerar o metabolismo

Talvez o responsável por engordar ou não perder peso como você espera seja o seu metabolismo. Se for muito lento, será mais difícil  perder peso. Para reverter essa situação, damos a você alguns truques para acelerar o metabolismo:

1. Coma mais proteínas

Existe um tipo de ranking que indica a quantidade de ‘termogênese induzida pela dieta’ (DIT por sua sigla em inglês) que tem na comida. Quanto maior o DIT, mais trabalho para o corpo, ou o que é melhor, mais aceleração para o metabolismo.

Casal diante de vários opções de proteína para cozinhar

As proteínas estão dentro do grupo de nutrientes com maior quantidade de DIT. No mesmo lugar, podemos encontrar água. Por isso, recomenda-se consumir pelo menos dois litros por dia, se você quiser se hidratar e, ao mesmo tempo, manter o peso.

2. Desenvolva músculos

Para manter os músculos bem formados, você precisa queimar mais calorias do que as reservas de gordura exigem. Portanto, se tivermos boa musculatura, nosso metabolismo será mais acelerado do que se tivermos muita gordura.

Os músculos queimam energia para transformá-la em calor e equilibrar a temperatura corporal. Isso acontece tanto no inverno quanto no verão. Então, uma boa maneira de acelerar o processo é incluir o treinamento com pesos em sua rotina.

3. Tenha um bom café da manhã

Quando você come corretamente de manhã, seu corpo reage positivamente, já que você está incorporando nutrientes depois de várias horas (quando estava dormindo). Com um bom café da manhã o organismo terá energia e menos apetite durante todo o dia, uma vez que os níveis de insulina e glicose serão constantes.

Mulher tomando um café da manhã saudável

O que um café da manhã completo deve ter? Laticínios, cereais e frutas. Não pode faltar também as frutas secas e os ovos.

4. Faça treinamento de alta intensidade

Atualmente é conhecido como HIIT e é uma disciplina muito interessante para você acelerar o metabolismo, principalmente em combinação com o treino com pesos. Os exercícios de alta intensidade são perfeitos para queimar calorias e também energia.

Pratique os chamados ‘sprints’ quando você andar de bicicleta (na rua ou fixas), correr na esteira ou fazer exercícios abdominais. O método HIIT é o mais eficaz e a melhor parte é que as aulas são mais curtas que as outras: entre 20 e 30 minutos. O treino é bastante intenso e pode ser que, a princípio, você custe a manter o ritmo.

5. Reduza a ingestão de calorias

Quanto mais queimamos calorias e mais rápido nosso metabolismo funciona, menos gordura teremos. Para isso estudos indicam que devemos aumentar as proteínas – como foi dito anteriormente – mas também os carboidratos complexos, que elevam a termogênese.

É preferível comer muitas vezes ao dia, mas que as quantidades sejam menores (e mais saudáveis) do que apenas ingerir duas copiosas refeições, incluindo o jantar. Opte por aperitivos ​​ou lanches saudáveis, como frutas, nozes e laticínios para quando bater a fome.

Yogurte com frutas vermelhas e castanhas

6. Tenha uma dieta metabólica

Não é de todo complicado cumprir este plano de alimentação, uma vez que inclui muitos alimentos fáceis de se obter. Por exemplo, é muito importante que você beba chá verde diariamente e produtos que contenham uma boa quantidade de ácidos graxos ômega 3 (como salmão ou atum).

A infusão tem muitos antioxidantes e ajuda a perder quilos, enquanto os peixes reduzem os níveis de açúcar no sangue e a resistência à leptina, um dos muitos hormônios que nos permitem perder peso.

Precisamente, é essencial prestar atenção ao papel dos hormônios em termos de aceleração ou desaceleração do metabolismo. As alterações neste aspecto podem ‘jogar contra’ nosso objetivo. Por isso é recomendado consultar um médico para saber qual é a maneira mais saudável e eficaz para perder peso.