Como funciona o treinamento de suspensão?

13 de agosto de 2019
O treinamento de suspensão é feito usando as fitas TRX. Ele está cada vez mais na moda e é ideal para fortalecer e tonificar seus músculos.

É cada vez mais frequente ver atletas realizando treinamento de suspensão, mais conhecido como TRX. O motivo é aproveitar os inúmeros benefícios que acompanham esse treino. Por essa razão, discutiremos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o treinamento de suspensão.

O conceito de treinamento de suspensão é bastante básico: você usa duas alças ajustáveis ​​com os pés ou mãos para suspender parcialmente o corpo. Então, você usa seu próprio peso corporal como resistência para trabalhar diferentes grupos musculares.

Todo movimento que ocorre requer uma integração de mobilidade, estabilidade, força, equilíbrio e coordenação. É por isso que, além de ser divertido, seus benefícios são enormes.

Entre outras coisas, o treinamento de suspensão cobre todo o corpo, embora os diferentes exercícios permitam que você trabalhe cada parte separadamente. Trabalhar com essas fitas permite melhorar a estabilidade e o equilíbrio, além de obter resultados surpreendentes em seus músculos.

Geralmente, o treinamento de suspensão pode ser incorporado como parte de seu treino diário, embora você possa dedicar apenas uma sessão ao TRX.

Os exercícios que podem ser realizados são os tradicionais da academia, embora eles sejam feitos enquanto você está suspenso, o que multiplica a dificuldade.

Desafie seu corpo com o treinamento de suspensão

O treinamento de suspensão tornou-se um pilar essencial em muitas academias, pois é uma maneira de desafiar a si mesmo. Na verdade, é uma maneira super eficaz de queimar gordura, desenvolver força e fazer seu coração bater mais rápido, usando apenas seu próprio peso corporal.

Geralmente, o treinamento de suspensão consiste em exercícios de resistência tradicionais e funcionais realizados no sistema TRX. Esse sistema envolve fitas que podem ser ajustadas de acordo com a posição do corpo e permitem realizar um número quase infinito de exercícios.

Por outro lado, as sessões TRX incentivam seu corpo a trabalhar constantemente para manter a estabilidade. Isso significa que você desenvolverá melhor controle sobre seu equilíbro, através de todos tipo de movimento.

Você também irá usar mais músculos ao mesmo tempo no exercício. Quanto mais próximo o seu centro de gravidade estiver do chão, mais difícil será o movimento.

treinamento de suspensão

Em suma, quase todo exercício que você fizer em suspensão será muito mais desafiador do que na forma tradicional. Portanto, se você quiser começar com o treinamento de suspensão, aqui estão alguns exemplos de exercícios. Tome nota e pense em inclui-los em seu treino a partir de agora!

Exercícios de treinamento de suspensão

1. Flexões de peito em suspensão

O primeiro dos exercícios de treinamento de suspensão que apresentamos a você é a flexão de peito. Ao contrário das flexões tradicionais, você deve colocar as mãos nas alças TRX e inclinar o corpo para frente.

Quando estiver nessa posição, é hora de trazer o peito para o chão enquanto seus braços suportam todo o seu peso. Faça quantas repetições conseguir e tente trabalhar em 3 ou 4 séries.

exercícios de suspensão

2. Remo invertido em suspensão

O remo invertido é uma excelente maneira de fortalecer as costas e trabalhar o abdômen. Para fazer esse exercício, você deve segurar uma alça em cada mão, colocar seus pés na frente das alças e seu corpo deitado diretamente na frente deles.

Em seguida, contraia o abdômen para pressionar o peito para fora para realizar o impulso. A premissa é trazer o torso para as tiras, como se você estivesse querendo se levantar de novo.

Remada com TRX

3. Agachamento em suspensão

Em terceiro lugar, o treinamento de suspensão também permite que você realize agachamentos. Para realizá-los, você deve ficar na frente das alças e estender os braços à sua frente formando um ângulo de 90 graus, com os cotovelos nas laterais e as alças no nível do peito.

Agachamento no trx

Uma vez agachado, você deve empurrar seus quadris para trás e abaixar seu corpo até que suas coxas fiquem paralelas ao chão. Então, inverta o movimento para retornar à posição inicial.

Antes de finalizar, é necessário lembrar que, para começar o treinamento de suspensão, você deve se acostumar a confiar nas alças ajustáveis ​​para apoiar todo o seu corpo, até que você consiga ficar equilibrado.

Quando você alcançar essa confiança, comece a aumentar progressivamente a resistência e o número de repetições. Não esqueça que a progressão será única para cada indivíduo, dependendo de suas próprias habilidades e força. Você está interessado em praticar o treinamento de suspensão?

  • Calatayud, J., Borreani, S., Colado, J. C., Martín, F. F., Rogers, M. E., Behm, D. G., & Andersen, L. L. (2014). Muscle activation during push-ups with different suspension training systems. Journal of Sports Science and Medicine13(3), 502–510. https://doi.org/10.1097/mco.0b013e328361c8b8
  • Mok, N. W., Yeung, E. W., Cho, J. C., Hui, S. C., Liu, K. C., & Pang, C. H. (2015). Core muscle activity during suspension exercises. Journal of Science and Medicine in Sport18(2), 189–194. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2014.01.002