As fitas TRX: uma ferramenta eficaz para fortalecer o seu corpo

· 2 de junho de 2019
Graças às fitas TRX você poderá fortalecer o seu corpo inteiro com o próprio peso corporal. Além disso, você também vai melhorar a flexibilidade, a coordenação, a força e o equilíbrio. É um exercício muito completo!

Talvez você as tenha visto nas academias mais modernas. As fitas TRX são usadas em modalidades como o Crossfit e similares e são uma ferramenta muito eficaz para os nossos treinos. Saiba mais sobre elas neste artigo.

O que são as fitas TRX?

Trata-se de um sistema de treinamento baseado na execução de exercícios suspensos, por meio da utilização de faixas ou fitas presas a uma estrutura, quase sempre de ferro ou de madeira. As fitas são feitas de nylon resistente e ajustável; além disso, elas também têm suportes para os pés e alças para as mãos.

Com as fitas TRX, as mãos ou os pés são os único pontos de apoio e ancoragem; o restante do corpo fica suspenso no ar. Ou seja, o exercício é feito com o peso corporal de cada um. Além disso, este tipo de exercício tem a vantagem de exercitar todos os músculos.

As sessões com fitas TRX são baseadas no sistema de treinamento militar desenvolvido pelos Navy SEALs dos Estados Unidos.

Eles precisavam de exercícios contínuos, mas às vezes não contavam com o equipamento adequado (durante uma missão, por exemplo). Desta forma, eles usavam o cinto do paraquedas, que é muito resistente, para treinar.

Quais são os benefícios das fitas TRX?

Ao contrário de outros treinamentos, os exercícios com fitas TRX permitem que você desenvolva mais força muscular, tenha mais equilíbrio e trabalhe principalmente a área do core e das costas. Alguns dos principais benefícios deste sistema são:

1. Trabalha o corpo inteiro

Cada exercício tem a capacidade de trabalhar a musculatura completamente, além de funcionar como exercício de cardio. Com essa combinação, aspectos como respiração, coordenação, flexibilidade e equilíbrio são melhorados.

As fitas TRX trabalham o corpo inteiro

2. Reduz o risco de lesões

Como trabalhamos com o próprio peso corporal, as fitas TRX reduzem a possibilidade de ter lesões relacionadas a cargas maiores do que é possível suportar. Além disso, muitos terapeutas e especialistas em reabilitação usam essas fitas nos seus tratamentos porque elas também permitem trabalhar a postura.

3. Reduz problemas nas costas

Com relação ao que foi mencionado anteriormente, também podemos dizer que as fitas TRX atuam sobre o core porque elas fortalecem principalmente os músculos peitorais, abdominais e lombares. Isso significa que elas agem contra a típica dor nas costas, a lombalgia e os problemas cervicais.

4. Tonifica os músculos

Os exercícios com TRX aumentam a força muscular e são perfeitos para as pessoas que querem definir os bíceps, tríceps ou abdominais… Não há necessidade de usar pesos ou cargas adicionais! Trabalhando dessa maneira, você já pode dizer adeus à flacidez dos braços ou àquela gordura rebelde que se acumula no seu abdômen.

5. Permite emagrecer

O gasto energético durante os exercícios de TRX geralmente é maior do que com outros tipos de exercício. Embora não seja um treino de cardio (que ajuda a queimar mais gordura), o emagrecimento é maior.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, o treino com as fitas TRX é adequado para todas as idades, já que os exercícios podem ser adaptados às necessidades de cada praticante.

Exemplos de exercícios com fitas TRX

Não há necessidade de ir a uma academia para treinar com as fitas TRX; muitas pessoas simplesmente compram esse equipamento para utilizá-lo em parques ou até mesmo nas suas próprias casas.

Desde que tenhamos em mente as técnicas e o número de repetições, essa pode ser uma excelente opção. Alguns exercícios básicos são estes:

1. Afundos

Fique de costas para a fita, apoiando o peito do pé nela. Coloque as duas mãos na cintura e flexione os joelhos, ao mesmo tempo em que leva a perna direita para trás. Mantenha a posição durante alguns segundos e então retorne à posição inicial. Depois de completar as repetições, faça o mesmo com o outro lado.

Exemplos de exercícios com fitas

2. Supino

Neste caso, os dois lados das fitas TRX são usados para apoiar as mãos. Dê passos para trás até que o corpo esteja diagonal ao chão. Os braços começam a ser estendidos, mas em seguida são flexionados, enquanto o tronco é direcionado um pouco para a frente.

3. Abdominal infra com fitas TRX

Este é um dos mais conhecidos exercícios feitos com as fitas TRX; entre outras vantagens, ele permite trabalhar os abdominais. Para executá-lo, prenda os dois pés na fita e apoie as mãos no chão. Em seguida, faça uma prancha estendendo o corpo e então leve os joelhos até o peito.

Abdominal infra com a faixa de treino

Comece quanto antes a aproveitar os benefícios das fitas TRX. Monte o seu próprio treino e assim você nunca ficará entediado com este instrumento tão versátil!

  • Miguel Camarena Olaya. TRX Suspension Training: Manual Básico. Recuperado de: https://miguelcamarenasalud.com/wp-content/uploads/2016/09/Manual-TRX.pdf
  • TRX Entrenamiento básico. Guía de inicio y ejercicios. 2009. Fitness Anywhere. Recuperado de: https://www.trxentrenamiento.com/wp-content/uploads/2013/11/TRX-basic_training_guide_ES.pdf