Como melhorar o equilíbrio: dicas de exercícios que irão te ajudar

· 27 de julho de 2018

Estar em forma significa ter um corpo tonificado, flexível, musculoso… e equilibrado! Muitas pessoas negligenciam esse último aspecto, mas hoje traremos algumas opções de exercícios para melhorar o equilíbrio.

Existem vários tipos de exercícios que podem nos ajudar nessa tarefa.

Você gostaria de melhorar o equilíbrio?

Melhorar o equilíbrio é não é algo reservado para as pessoas que sofreram lesões ou aquelas que têm problemas com seu sistema motor.

O equilíbrio é algo que todo mundo deve melhorar. Acredite ou não, a melhora irá fortalecer os seus músculos e permitirá um melhor envelhecimento do nosso sistema ósseo uma vez que as nossas posições ao longo da vida estarão corretas.

Sendo assim, todos devem tomar nota dos exercícios que ajudam a melhorar o equilíbrio, que podem ser feitos em casa ou na academia. Estes são alguns deles:

Pilates

Mulher fazendo postura de yoga em casa

Como já dissemos em outras ocasiões, são muitos os benefícios trazidos pelo pilates, e melhorar o equilíbrio certamente é um deles.

Os vários exercícios realizados nessa disciplina esportiva incluem permanecer alguns segundos em posições não muito comuns. Dessa forma, com o desenvolvimento dessa modalidade, iremos gradualmente melhorar o equilíbrio.

Exercícios com obstáculos

Colocar diversos obstáculos, seja em casa ou na academia, incluindo uma barra que você tenha que andar sobre ou um espaço marcado para correr são combinações perfeitas para melhorar o equilíbrio.

Se, além disso, desde o início você contar o tempo, você vai ver que irá melhorando a cada dia. Você se anima?

Pular corda

mulher pulando corda

Um dos esportes mais antigos conhecidos por melhorar o equilíbrio é pular corda com as pernas fechadas. Além de você trabalhar a sua mobilidade e os seus reflexos – já que terá que combinar movimentos de braços e pernas – você vai precisar de uma grande concentração para manter o equilíbrio.

Mas não force muito nas primeiras vezes, começa em um ritmo que você possa suportar com facilidade e vá aumentando conforme o tempo.

Exercícios com bola de fitball

Você já viu essas bolas gigantes de academia? Seja na academia ou em casa, você pode fazer uma série de exercícios com elas que irão ajudar você a melhorar o equilíbrio.

Comece sentando-se com os braços abertos sem se mexer, levantando primeiro um pé e depois o outro. Conte os segundos que você é capaz de se manter nessa posição. Se você cair ou se desequilibrar, comece de novo.

Com o tempo, quando você conseguir se manter, poderá se apoiar sobre a bola com os braços e as pernas esticadas e aumentar o tempo que você é capaz de aguentar.

Andar em linha reta

Ande com um pé na frente do outro, fazendo com que o calcanhar do primeiro toque na ponta do segundo. Esse é um dos melhores exercícios para melhorar o equilíbrio. Dê quantos passos sejam necessários e vá aumentando de velocidade conforme a sua capacidade aumenta.

Apoio nas mãos e joelhos

Mulher fazendo exercício de equilíbrio

Esse é um exercício ideal para os glúteos e para alongar os músculos. Apoie-se sobre uma mão e um joelho de lados opostos do corpo. Ele é um ótimo exercício que irá melhorar o seu equilíbrio. Basta estender uma perna e um braço ao mesmo tempo, enquanto você se apoia nos outros. Permaneça assim o máximo de tempo que conseguir.

Se você for constante e fizer alguns desses exercícios diariamente – o que irá levar apenas alguns minutos – você vai ver que seu equilíbrio e seus reflexos irão melhorar enormemente, proporcionando a você uma melhor qualidade de vida. E então, você se anima a tentar?