Benefícios do treinamento suspenso

20 de julho de 2019
O treinamento suspenso ou com o TRX está cada vez mais na moda devido aos seus incríveis benefícios. No próximo artigo contamos tudo o que você precisa saber sobre ele.

Muitos atletas que vão para as academias têm visto colegas que treinam com cordas e polias que permitem trabalhar com o próprio peso corporal. No entanto, muitos deles não sabem que esse tipo de treinamento tem muitos pontos fortes. Hoje falaremos sobre os benefícios do treinamento suspenso ou com o TRX.

O treino suspenso ou com TRX é um ótimo exercício, que trabalha todos os músculos do corpo. Na verdade, o TRX é diferente do treinamento que se realiza com máquinas. Ele permite que você se mova através de intervalos e ângulos infinitos, o que é muito mais benéfico e funcional do que outros exercícios.

Se você não está familiarizado ou nunca usou o treinamento suspenso ou TRX, é hora de experimentá-lo. Os treinos são simples, mas muito desafiadores. Abaixo, apresentamos alguns dos benefícios que você obterá com esse tipo de treinamento. Anote!

Benefícios do treinamento suspenso ou TRX

1. Uma infinidade de exercícios

O primeiro dos principais benefícios do treinamento suspenso é que ele permite que você complete uma série infinita de exercícios com uma única ferramenta de treinamento. Além disso, é fácil alternar entre movimentos que isolam grupos musculares específicos com outros que realmente desafiam todo o corpo.

A variedade constante de movimentos garante que o atleta nunca fique entediado enquanto treina com as fitas TRX.

2. Desenvolve força funcional

Outra vantagem do treinamento suspenso é o desenvolvimento da força funcional. A força funcional é considerada importante para as atividades da vida diária e é melhor desenvolvida no treinamento suspenso porque há a possibilidade de se mover de maneiras muito diversas.

Garota treinando peito no trx

3. Seguro e eficaz

Como você pode ajustar sem limites a posição do seu corpo para adicionar ou diminuir resistência, esse exercício é seguro e eficaz para pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Sua versatilidade também contribui neste ponto.

O treinamento suspenso ou TRX pode ser usado durante as sessões de força ou aeróbicas. Os movimentos, que são facilmente modificados, também tornam esse tipo de treinamento ideal para qualquer atleta.

4. Um exercício exigente

O treinamento suspenso permite que você mude deliberadamente o centro de gravidade, o que coloca todos os seus músculos à prova. De fato, o TRX desenvolve a força através do uso de movimentos funcionais e posições dinâmicas de modo que exige esforço de quase todos os músculos do corpo humano.

Com o TRX, se um exercício for muito difícil ou muito fácil, você pode alterar a carga imediatamente simplesmente mudando o ângulo no qual você está realizando o movimento.

Isso explica o motivo de, em uma mesma aula, poder haver um grupo de pessoas realizando o mesmo exercício mas cada uma delas estar fazendo um movimento mais ou menos exigente de acordo com o ângulo em que o corpo é colocado.

5. É portátil

Uma das grandes vantagens de usar dispositivos de treinamento em suspensão é que eles são dispositivos portáteis, que podem ser adaptados a quase todos os cenários de treinamento. Isso significa que você não só pode usar um TRX na academia, mas também é um equipamento que pode ser usado na sua casa.

Garota malhando costas com TRX

Além disso, não se esqueça de que você pode se exercitar praticamente em qualquer lugar que tiver uma porta, uma parede ou um teto. O importante é que você tenha um lugar para pendurar a corda. Você não precisará de muito espaço para usá-la.

Além disso, todos os exercícios usam seu peso corporal, então você não precisa de nenhum outro equipamento. Como já explicamos, os movimentos podem rapidamente se tornar mais fáceis ou mais difíceis simplesmente ajustando o posicionamento do pé do atleta ou alterando o ângulo do corpo.

Você pode levá-lo para qualquer lugar e usá-lo em ambientes fechados ou ao ar livre!

Como você viu, os benefícios do treinamento suspenso são numerosos. Por isso recomendamos que você experimente esse tipo de treinamento. Além disso, a quantidade de exercícios que você pode fazer com as cordas é praticamente infinita. Por que não se encorajar a experimentar?

 

  • Smith, L. E., Snow, J., Fargo, J. S., Buchanan, C. A., & Dalleck, L. C. (2016). The Acute and Chronic Health Benefits of TRX Suspension Training® in Healthy Adults. Int J Res Ex Phys. Int J Res Ex Phys, 11(112), 1–151. Retrieved from https://www.western.edu/sites/default/files/page/docs/esmith.et_.al_.spring.2016.pdf
  • Byrne, J. M., Bishop, N. S., Caines, A. M., Crane, K. A., Feaver, A. M., & Pearcey, G. E. P. (2014). Effect of using a suspension training system on muscle activation during the performance of a front plank exercise. Journal of Strength and Conditioning Research, 28(11), 3049–3055. https://doi.org/10.1519/JSC.0000000000000510