Qual o melhor exercício para melhorar o condicionamento cardiovascular?

28 de dezembro de 2018
Se você quer manter a forma, os exercícios para melhorar o condicionamento cardiovascular são ideais. Vamos te contar tudo o que você precisa saber a seguir.

Melhorar o condicionamento cardiovascular é possível se você fizer os exercícios adequados. Sem dúvida, os melhores exercícios para esse objetivo são as atividades que elevam a sua frequência cardíaca e a mantém elevada por um período prolongado de tempo.

Nesse sentido, os melhores exercícios para melhorar o seu condicionamento cardiovascular são os exercícios aeróbicos.

Eles permitem que você se mova rápido o suficiente para aumentar a sua frequência cardíaca e respirar mais intensamente. Porém, caso você tenha problemas nas articulações, recomendamos que você escolha uma atividade de baixo impacto; como nadar ou caminhar, por exemplo.

Um bom condicionamento cardiovascular ajuda a manter o coração, os pulmões e a circulação sanguínea em um bom estado de funcionamento. Como consequência, isso reduz o risco de sofrer de uma série de problemas de saúde.

Certamente existem outros fatores; mas é importante lembrar que o cardio é uma das suas armas mais potentes se você quiser emagrecer e melhorar o estado do seu coração.

Por essa e por outras razões, vamos apresentar a seguir uma lista que inclui os melhores exercícios para melhorar o condicionamento cardiovascular. Tome nota!

Os melhores exercícios para melhorar o condicionamento cardiovascular

Existem várias atividades diferentes que você pode escolher para aumentar a sua frequência cardíaca. A seguir, vamos mostrar a nossa seleção:

1.-Aparelhos de academia

O primeiro dos exercícios para melhorar o condicionamento cardiovascular são os aparelhos de cardio das academias. As bicicletas ergométricas, os elípticos, os aparelhos de remo, as esteiras e os simuladores de escadas podem ser usados para melhorar a resistência cardiovascular.

Esse conjunto de aparelhos permite que os atletas ajustem a intensidade do treinamento para atender às suas necessidades e também permite acompanhar vários dados; tais como a frequência cardíaca ou as calorias queimadas.

Mulheres em uma aula de spinning

2.-Ciclismo

Em segundo lugar, o ciclismo é um ótimo exercício que pode ser praticado durante a maior parte das estações do ano; ele nos permite nos desconectarmos da rotina.

Com exceção do investimento inicial feito na compra de uma bicicleta e de um capacete, esta é uma atividade ideal para pessoas com um orçamento limitado. Assim, incluir o ciclismo na vida diária vai ser fácil para a maioria das pessoas.

3.-Aparelhos de remo

O remo é um exercício que trabalha todos os músculos do corpo: trabalha tanto a parte superior quanto a parte inferior do corpo, porém causa pouco impacto nas articulações e ligamentos.

Além de todo esse treinamento de força, você deve levar em consideração que os benefícios cardiovasculares do remo são espetaculares. Então, o que você está esperando para começar a usar o aparelho de remo?

4.-Musculação

Embora possa parecer mentira, a musculação intensa com períodos de descanso curtos e um peso moderado vai te oferecer muitos dos benefícios do exercício cardiovascular tradicional.

Além disso, também pode te ajudar a fortalecer os seus músculos, a estabilizar as articulações e a prevenir problemas nos ossos; tais como a osteoporose. Assim, recomendamos fazer treinos com muitas repetições e pouco peso.

Alunos fazendo treino com ketlebel

5.-Pular corda

Ao mesmo tempo em que pular corda permite queimar muitas calorias em um curto período de tempo, muito poucas pessoas podem pular por longos períodos de tempo, pois é um exercício muito difícil.

As cordas proporcionam um exercício alternativo e são uma excelente maneira de aumentar rapidamente a frequência cardíaca e mantê-la assim por vários minutos.Dessa forma, uma corda é uma ferramenta fitness muito barata e que traz benefícios incríveis.

6.-Natação

Finalmente, a natação trabalha com uma gama mais ampla de grupos musculares do que a maioria dos exercícios anteriores e assim permite que você queime muitas calorias.

A melhor maneira de melhorar o condicionamento cardiovascular durante a natação é fazer tiros de 50, 100 ou 200 jardas seguidos por curtos períodos de descanso. Conforme você for melhorando a resistência, você vai aumentar a duração dos tiros ou encurtar os períodos de descanso.

Para finalizar, devemos lembrar que antes de fazer qualquer um dos exercícios acima, você deve fazer uma boa sessão de aquecimento; isso com o fim de preparar o corpo para a atividade.

Dessa forma você evita qualquer lesão inesperada. Assim, não se esqueça de fazê-los pois desse modo você vai ver como, em apenas algumas semanas, você estará mais perto de alcançar o seu objetivo.