Como usar o elíptico corretamente e queimar mais gordura

· 10 de março de 2019
O mais importante ao perseguir o objetivo do emagrecimento é encontrar informações sobre as diferentes maneiras de perder peso de forma saudável; o uso do elíptico pode nos ajudar nessa tarefa.

Queimar mais gordura é o objetivo de quase todos aqueles que querem melhorar sua condição física. Não devemos perder de vista que o elíptico pode ser um excelente aliado nesse objetivo, desde que seja utilizado da forma correta. Aprenda como usar o elíptico corretamente e tirar o máximo proveito dele a seguir!

Queimar mais gordura ao usar o elíptico

O elíptico se tornou um dos exercícios cardiovasculares favoritos para milhares de pessoas em todo o mundo. Essa escolha não é estranha, já que se trata de uma atividade efetiva e que não gera tanto cansaço quanto a bicicleta, a corrida ou outros do gênero.

Queimar mais gordura usando o elíptico

Este tipo de exercício também é altamente recomendado para perder mais peso. No entanto, é importante fazê-lo corretamente para atingir esse objetivo; além disso, é um treinamento ideal por causa de seu baixo impacto nas articulações e joelhos.

Assim como em todos os treinamentos, existem algumas recomendações básicas para tirar o máximo proveito deste extraordinário aparelho. Em geral, é possível queimar entre 270 e 400 calorias após uma sessão de 30 minutos com o elíptico; isso vai depender da resistência e da velocidade usadas.

Dicas de como usar o elíptico de forma eficaz

Menos resistência

Embora pareça contraditório, para poder queimar mais gordura usando o elíptico, é necessário fazer o exercício com menos resistência. Para isso, a frequência cardíaca deve ser mantida entre 60 e 70%.

Para todas as pessoas que treinam sem um monitor de frequência cardíaca, é possível usar um truque para manter uma frequência cardíaca adequada: consiste em ser capaz de manter uma conversa sem perder o fôlego enquanto se realiza a atividade.

Tempo

Sem dúvida, o tempo é um dos fatores-chave para obter resultados mais rápidos. Nesse sentido, é aconselhável começar com uma sessão de treino que varie entre 20 e 40 minutos. O ideal é ir aumentando gradualmente até chegar a 60 minutos; quanto mais tempo, melhores resultados.

Nos treinos de baixa intensidade, depois de meia hora o corpo começa a usar a gordura para obter mais energia e, portanto, a perda dela é muito mais acelerada.

Intervalos com HIIT

O HIIT consiste em exercícios curtos e de alta intensidade. Uma vez que o corpo tenha atingido um nível mínimo de treinamento, é aconselhável incorporar o HIIT ao exercício de baixa intensidade.

Com esses treinos, a queima de calorias vai ser maior. Nesse sentido, podem ser feitos três minutos de baixa intensidade e 30 segundos de sprint, depois dois minutos em nível moderado e 40 segundos de sprint, e assim por diante.

Dicas para usar o elíptico de forma eficaz

Cabe ressaltar que este tipo de treinamento combinado deve ser praticado apenas por pessoas que estejam em boas condições físicas. Da mesma forma, é preciso lembrar que o HIIT não deve exceder 20 minutos de treinamento e deve ser feito uma ou duas vezes por semana.

Use a máquina inteira

Para queimar mais gordura por todo o corpo, o elíptico deve ser usado em sua totalidade. Uma das vantagens desta máquina é a possibilidade de utilizar toda a parte superior e inferior ao mesmo tempo e assim obter melhores resultados de maneira progressiva.

Coma e depois treine

Para que o corpo tenha energia suficiente e seja capaz de suportar uma sessão de 45 minutos ou mais, é necessário e recomendável realizar o exercício depois de ter comido e feito a digestão. O hábito de se exercitar em jejum não é o ideal, exceto muito ocasionalmente para surpreender o corpo, e desde que o jejum não exceda 12 horas.

Vantagens de usar o elíptico

Como estamos vendo, o elíptico é um dos aparelhos mais completos para trabalhar todo o corpo de forma harmoniosa. Entre as suas muitas vantagens estão:

  • Trabalha vários grupos de músculos, tais como: quadríceps, panturrilhas, glúteos, peitorais, bíceps, tríceps, laterais, entre outros.
  • Baixo impacto nas articulações, o que o torna ideal para todos aqueles que tenham dores nos joelhos.
  • Combinado com uma dieta equilibrada, favorece a perda de peso.
  • Assim como outros exercícios cardiovasculares, ajuda a reduzir o estresse, melhora o humor e fortalece o coração.

O elíptico é um dos melhores aparelhos para trabalhar o corpo e atingir objetivos como a aceleração da perda de gordura. Mas, para isso, ele tem que ser utilizado corretamente. O controle de fatores como tempo e resistência, portanto, é fundamental para obter melhores resultados.