Os melhores exercícios para eliminar a celulite
Eliminar a celulite é um desejo comum, ainda mais quando os meses de calor estão se aproximando e todos nós queremos usar roupas que mostram mais o corpo.
Mas isso é um problema para muitas pessoas e especialmente para as mulheres, já que é mais comum que a celulite apareça na população feminina. Para ajudar a erradicá-la, apresentamos os melhores esportes e exercícios.
Como não poderia ser de outra forma, todos os exercícios estão focados em trabalhar as pernas. A razão para isso é que é mais comum que a celulite se concentre nas pernas e nos glúteos. No entanto, há também uma proporção menor que aparece em outras áreas, como na barriga.
O que é a celulite?
A celulite é também conhecida como “pele de laranja” porque sua aparência é semelhante à casca da fruta. Explicando de maneira muito simples, pode-se dizer que a celulite é um problema metabólico que faz com que a pele tenha um efeito volumoso e irregular.
A razão pela qual a pele apresenta esse aspecto é porque há gordura acumulada debaixo dela. A celulite pode aparecer por diferentes razões. As principais são as seguintes:
- Motivos genéticos: é a principal causa, por isso não há motivo para ficar obcecado com a celulite, especialmente quando ela está presente em áreas muito localizadas.
- Vida sedentária: nesses casos, o exercício físico é a solução mais eficaz para eliminar a celulite.
- Dieta pobre: se gorduras, álcool e refrigerantes estão presentes em grandes quantidades em sua dieta, certamente esses são os culpados desse problema desagradável.
Atividade física para eliminar a celulite
1. Sair para correr
Se tivéssemos que escolher o esporte mais eficaz para acabar de uma vez por todas com a celulite, ele seria correr. Com a sua prática habitual, você não só acabará com esse problema chato, mas também mostrará um corpo tonificado.
Se você é um iniciante, recomendamos que comece a correr em grupo. Dessa forma você conseguirá manter sua motivação e não jogará a toalha em pouco tempo. Em relação à intensidade, você deve aumentá-la progressivamente à medida que você passa pelas sessões de treino.
Quando você já estiver correndo por um tempo, você entenderá porque tantas pessoas fazem isso. Você vai descobrir que é muito mais do que um esporte e aproveitar todas as vantagens que ele propicia.
2. Body jump
Cada vez o body jump conta com mais seguidores. É normal, pois é um esporte muito eficaz para perder peso, tonificar e lutar contra a celulite. Ao mesmo tempo, é muito divertido, apesar de ser um exercício de alta intensidade.
Durante uma sessão desse esporte você pode perder até 900 calorias, o que é o mesmo que duas horas correndo gasta.
A chave para a eficácia do body jump em relação à celulite são os saltos constantes. Esse exercício é praticado em uma cama elástica pequena, então o esforço que é feito com as pernas é contínuo durante toda a sessão.
3. Natação
Muitas pessoas relutam em praticar natação porque acreditam que suas costas irão se desenvolver e aumentar em volume. Isso não é necessariamente verdade, pois depende dos exercícios que são realizados e da intensidade.
A verdade é que a natação é um esporte muito completo com o qual você pode perder até 500 calorias por hora. Além disso, todo o corpo é trabalhado durante a prática, especialmente as pernas.
Como já comentamos anteriormente, as extremidades inferiores são a área em que a celulite geralmente se acumula. Por todas essas razões, a natação é uma opção muito eficaz para combatê-la.
4. Step para acabar com a celulite
Se correr parece muito chato ou intenso, existem alternativas. Uma delas é a aula de step. Se você ainda não tentou, nós o encorajamos a tentar, pois elas são divertidas e igualmente eficazes. Fazer exercícios no ritmo de suas músicas favoritas é uma verdadeira diversão.
Com o step você exercita todo o seu corpo, mas especialmente suas pernas enquanto você sobe e desce degraus constantemente. As aulas de step podem ter níveis e intensidades muito variadas, então você certamente encontrará uma que se adapte às suas necessidades.
Em suma, eliminar a celulite não só é possível, como também pode ser divertido. É apenas uma questão de mudar alguns hábitos e colocar o corpo em movimento. Sua saúde vai melhorar em todos os sentidos!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Peña J, Hernández M. (2005). Lipodistrofia ginecoide (celulitis). Revista Cent Dermatol Pascua, 4(3). Disponible en: https://www.medigraphic.com/pdfs/derma/cd-2005/cd053c.pdf?fbclid=IwAR1q6gMpXBHWjyt9xfIHTDNArAwibS6xjTDjTZ0DLY1uCUYarYiu0ORgZFM
- Rosales Y. (2014). Masaje y ejercicios físicos en casos con paniculopatía edemato-fibro esclerótica en la atención primaria. Universidad de Ciencias Médicas de Holguín. Cuba, 13(3). Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1729-519X2014000300013&script=sci_arttext&tlng=pt
- Segers A, de Forteza I, Conforti F, et al (1985). Celulitis. Medicina Cutánea Ibero-Latino-Americana.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.