Vantagens e desvantagens de correr como exercício

· 29 de abril de 2019
Se você é um adepto da corrida, ou se está pensando em começar essa atividade, será interessante conhecer suas consequências para a saúde. No artigo a seguir, vamos te contar as vantagens e desvantagens de escolher a corrida como seu exercício habitual

Correr é umas das melhores atividades para se manter saudável. No entanto, mesmo tendo muitos benefícios para a saúde, isso não significa que essa seja a melhor opção para todas as pessoas. Por isso, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de correr, para que você saiba se essa atividade é para você.

Para começar, você deve saber que qualquer pessoa que corra regularmente pode sofrer danos nas articulações que suportam o peso do corpo. Por exemplo, os joelhos e os tornozelos. Por outro lado, você também já sabe que correr é uma excelente atividade para perder peso e aliviar tensões.

Vale ressaltar que, quando quiser fazer suas atividades, você deve ter uma garrafa d’água e o calçado certo. Se você quer começar a correr ou se já é um corredor experiente, sempre é útil saber quais são as vantagens e desvantagens de correr. Descubra a seguir!

Vantagens de correr

  1. Perda de peso

Se seu principal objetivo é perder peso, correr pode ajudar a queimar calorias rapidamente. A grande vantagem desse exercício é sua intensidade.

A corrida promove o condicionamento físico mais rapidamente e permite queimar mais calorias que outras atividades físicas. Isso porque correr é um exercício de impacto relativamente alto, que exige mais do corpo. Isso garante a queima de calorias.

De fato, para perder peso, uma das soluções é correr em velocidades maiores. Se você costuma correr em esteiras na academia, o recomendável é aumentar a inclinação para ter um maior desenvolvimento cardiovascular e aumentar a resistência muscular. Também é melhor correr por períodos mais longos.

Outra dica é incluir muitas frutas e verduras frescas em sua alimentação, além de carnes magras, cereais integrais e produtos lácteos baixos em gordura. Isso pode contribuir para que você chegue ao seu objetivo.

vantagens de correr na esteira

  1. Autoestima

Correr é incrível para seu corpo, mas também para sua mente. De fato, esse exercício físico traz um aumento notável em sua confiança e autoestima.

Ao estabelecer e alcançar objetivos, você pode ter uma sensação que conforto, que te motivará a buscar ainda mais. Assim, você verá como após algumas sessões de corrida vai se sentir com mais energia, mais concentrado e com vontade de aproveitar a vida.

  1. Atividade de baixo custo

O último dos benefícios que apresentamos é que você só precisa de um par de tênis esportivos para que a corrida faça parte da sua rotina de exercícios. Ao fazer isso ao ar livre, seja na sua vizinhança, em parques ou praias, você pode se reunir com amigos e aproveitar essas saídas.

Em qualquer caso, o ideal é que você utilize tênis de qualidade para correr, que lhe deem o apoio necessário. Escolha superfícies mais suaves para evitar o risco de sofrer lesões.

Desvantagens de correr

  1. Atividade de alto impacto para as articulações

Melhorar o estado físico é fundamental para não sofrer nenhum tipo de lesão. No que diz respeito às corridas, a maioria dos esportistas que correm regularmente podem sofrer danos nas articulações que suportam o peso do corpo. Como você pode imaginar, as pessoas com sobrepeso também podem ter esse problema.

Considera-se que o uso de esteiras reduz o impacto nas articulações. A realização de outros exercícios, sem impacto, também pode ser benéfica quando se trata de reduzir o risco de dano articular. Como sempre, você pode fazer um bom aquecimento antes e depois do treino.

  1. Pode acabar sendo chato

Outra das desvantagens de correr é que trata-se de algo chato para muitas pessoas. No entanto, um elemento chave de um plano de condicionamento físico de sucesso é escolher um exercício que mantenha sua motivação intacta.

Se não for assim, provavelmente você vai encontrar muitas desculpas para adiar ou cancelar o treinamento. Recomendamos que você utilize um reprodutor de música portátil nas corridas. Isso pode te motivar e entreter durante o exercício.

Mulher ouvindo música fazendo esportes

Antes de terminar, recomendamos, para garantir um início seguro, que você consulte um médico e comece lentamente, fazendo períodos curtos e começando com caminhadas.

Em geral, as vantagens de correr podem superar as desvantagens. No entanto, como acontece com todos os exercícios, é preciso ter precaução. O ideal é aumentar as corridas e diminuir as caminhadas ao longo do tempo. Recomendamos combinar as corridas com outras formas de exercício para melhorar seu estado físico em geral!

  • Lee, D. C., Pate, R. R., Lavie, C. J., Sui, X., Church, T. S., & Blair, S. N. (2014). Leisure-time running reduces all-cause and cardiovascular mortality risk. Journal of the American College of Cardiology, 64(5), 472–481. https://doi.org/10.1016/j.jacc.2014.04.058
  • Stroth, S., Hille, K., Spitzer, M., & Reinhardt, R. (2009). Aerobic endurance exercise benefits memory and affect in young adults. Neuropsychological Rehabilitation, 19(2), 223–243. https://doi.org/10.1080/09602010802091183