Veja alguns exercícios para reduzir a celulite

· 16 de agosto de 2018
Vamos ver alguns exercícios que podem nos ajudar a diminuir a celulite. Não é preciso ir a uma academia nem fazer grandes investimentos. Com um pouco de esforço e vontade, podemos diminuir esse problema estético.

Você quer reduzir a celulite? Sabe o que ela é? A celulite é uma alteração na circulação da capa de gordura que reveste nosso corpo chamada hipoderme. Quando o tecido adiposo se acumula e as paredes laterais engrossam, aparecem alguns tipos de celulite.

Trata-se da formação de nódulos adiposos de gordura em diversas partes do corpo. Não é, entretanto, considerada uma doença. Ainda que a celulite possa ver vista em qualquer parte do corpo, existem áreas mais propensas para seu aparecimento como por exemplo: quadris, coxas, joelhos (sobretudo na parte de trás), tornozelos, braços ou até na nuca.

Existem três tipos de celulite bem diferentes. Eles se diferenciam pela região onde se localizam ou pelas características particulares. É possível, inclusive, que uma mesma pessoa tenha vários tipos de celulite. Em geral, a celulite diferencia-se claramente em três tipos: a mole, a dura e a edematosa.

Tipos de celulite: a mole

O primeiro dos tipos de celulite é o mais comum de todos. Caracteriza-se por sua flacidez extrema e aspecto gelatinoso. O tecido da região afetada não tem consistência, afunda ao ser tocada e mexe-se claramente com as mudanças de postura. Geralmente aparece muito nas coxas e glúteos, e quase nunca é dolorosa.

Celulite dura

A celulite dura é a pior de todas. A pele fica dura e compacta e caracteriza-se pelas perturbações da sensibilidade cutânea que produz (é muito dolorosa, às vezes até sem tocar nem pressionar os nódulos). Pelas alterações da temperatura cutânea, causa sensação de frio ou calor na região afetada.

Geralmente, aparece em pessoas jovens de estrutura física robusta.

Celulite edematosa

Essa celulite é a menos frequente e a que tem um tratamento mais fácil. Localiza-se exclusivamente nos membros inferiores, e nela podem-se observar características da mole e da dura ao mesmo tempo. A seguir, vamos ver quais exercícios podemos fazer para reduzir a celulite nas diferentes partes do corpo.

Exercícios para reduzir a celulite: abdômen

A primeira coisa a ser feita em cada dia de exercício para reduzir a celulite são cerca de 30 minutos sem parar de alguma atividade aeróbica, como caminhar ou andar de bicicleta.

Mulher fazendo exercício na bicicleta

Depois, você pode dedicar um tempo três vezes na semana para os seguintes exercícios para reduzir a celulite:

  • Um dia: rotações laterais com mãos na nuca (10 minutos seguidos), abdominais completos (três séries de dez), abdominais por etapas (três séries de dez), flexão de pernas no banco (quatro de vinte).
  • Outro dia: abdominais completos (quatro séries de quinze repetições cada uma), abdominais com desaceleração (três séries de dez), extensão de pernas deitadas (três de vinte), elevação de pernas (três de quinze), laterais com halteres (quatro de vinte).
  • Outro dia: abdominais completos (quatro séries de quinze repetições), laterais com halteres (três de vinte), abdominais laterais (três de dez), rotações laterais (dez minutos consecutivos) e elevação de pernas (quatro séries de quinze).

Exercícios para reduzir a celulite:  glúteos e quadril 

  • Agachamento. Fazer quatro séries de quinze repetições.
  • Extensão lateral de quadril. Fazer dez vezes e mudar de perna. Três séries com cada uma.
  • Cruzamento de pernas. Três séries de dez repetições cada uma.
  • Extensão posterior de quadril. Dez vezes e repetir três séries no total.
  • Abdução parcial. Quinze vezes, três séries.
Mulher fazendo agachamento

Exercícios para reduzir a celulite: pernas

  • Agachamentos abertos: três séries de vinte repetições.
  • Stiff. Com a barra à sua frente na altura da virilha, abaixe as costas até ficar perpendicular ao piso. As pernas sempre ficam retas, sem dobrar. Três séries de quinze repetições.
  • Afundo com barra. Quatro séries de dez repetições com cada perna.
  • Cruzamento de pernas. Deitado de lado, levante a perna que está apoiada no chão pela frente da que fica livre. Apoie-se com os antebraços e cotovelos no piso.

Concluindo, para conseguir reduzir qualquer um dos tipos de celulite, é importante fazer exercícios físicos para reforçar os músculos das coxas e dos glúteos. Além disso, tenha também uma alimentação equilibrada. No entanto, ainda não foi encontrada a solução definitiva para eliminá-la por completo.