Vantagens e desvantagens da natação

· 27 de abril de 2019
Se você faz natação ou está pensando em começar a praticar este esporte, é conveniente que você tenha em mente as seguintes observações em relação aos seus prós e contras.

Se você quer praticar natação, certamente você já pesquisou um pouco sobre esse que é um dos esportes mais completos que existem. Porém você ainda pode ter algumas dúvidas. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens da natação.

Quais são as vantagens da natação?

Começaremos com as boas notícias sobre este esporte maravilhoso, que pode ser praticado em qualquer idade e em qualquer época do ano:

1. Ajuda a emagrecer

Quando nadamos, o corpo precisa enfrentar a força da água, mas quase não se dá conta disso. Essa resistência aumenta o trabalho metabólico, o que se traduz em uma maior queima de calorias; por consequência, aumenta a possibilidade de emagrecer.

2. É bom para as articulações

Em relação ao que mencionamos anteriormente, a natação não causa impacto nos joelhos, como acontece quando nos exercitamos no chão, por exemplo. Ao flutuar, os músculos não precisam sustentar o nosso peso. Por esse motivo, a natação é recomendada para pessoas com artrite, excesso de peso ou dores musculares.

3. Evita doenças

Ao nadar, podemos evitar certas doenças tais como a osteoporose, que afeta os ossos principalmente das mulheres com mais de 45 anos. Além disso, também fortalece o sistema imunológico e reduz os casos de gripes e resfriados no inverno.

Quais são as vantagens da natação

4. Reduz o estresse

A natação favorece a produção de um neurotransmissor chamado dopamina, responsável pela regulação do humor. Além disso, este esporte também reduz a ansiedade, permite o relaxamento mental e reduz o estresse. Da mesma forma, também permite dormir melhor e se livrar da insônia.

5. Fortalece o coração

Uma das principais vantagens da natação – assim como acontece com os esportes aeróbicos – é que ela fortalece a função cardíaca e melhora o sistema circulatório. Isso significa que ela regula a pressão sanguínea, reduz o risco de ataques cardíacos e até mesmo limpa as artérias.

6. Permite socializar

A não ser que aluguemos uma piscina apenas para nós ou tenhamos uma de tamanho olímpico em casa, para fazer natação temos que interagir com outras pessoas que talvez sejam da nossa idade.

Isso é muito bom para quem mora sozinho ou não tem muitos amigos, pois gera uma espécie de conexão com os colegas, já que os alunos compartilham hobbies semelhantes.

Desvantagens da natação

Embora a natação seja um esporte muito completo e benéfico, também temos que indicar quais são as suas principais desvantagens:

1. Favorece algumas lesões

Principalmente a tendinite, que aparece quando nadamos mais do que o recomendado. Ela pode afetar as articulações e geralmente é bastante dolorosa.

2. Aparecimento de micoses

A micose é uma das desvantagens da natação, mas também de outros esportes que nos fazem usar o chuveiro da academia ou do clube. As micoses nos pés também são comuns quando não enxugamos bem entre nossos dedos.

3. Alergias na pele

As piscinas são desinfetadas com uma boa quantidade de produtos químicos, como o cloro, por exemplo. Esta substância pode, por outro lado, gerar alergias cutâneas e irritar as membranas mucosas, principalmente dos olhos. Esta última situação pode ser reduzida usando bons óculos de natação.

Desvantagens da natação

4. Falta de equipamentos adequados

Para praticar a natação precisamos de uma piscina (é claro), mas também de certos elementos específicos, tais como roupas de banho, óculos especiais, touca para o cabelo… e nem sempre temos uma academia por perto que ofereça a opção de nadar, nem o dinheiro para pagá-la.

5. Abandono no inverno

Durante o verão a natação é uma atividade maravilhosa, pois reduz o calor e nos permite estar em uma piscina sem sair de férias. No entanto, quando chega o inverno, é mais provável que paremos de praticar esportes.

O fato de precisar trocar de roupa, tomar banho, sair com o cabelo molhado ou ter que pensar em uma roupa de banho quando está frio são motivos suficientes para dizer não a essa atividade.

Ao mesmo tempo, relacionamos a natação com as doenças de inverno, como o resfriado, por exemplo. Na realidade elas aparecem quando não nos agasalhamos bem ao sair da academia ou quando ficamos muito tempo com roupas molhadas. Assim, se formos cuidadosos, não temos porque ficar de cama depois da aula.

Portanto, como você pode ver, há mais vantagens do que desvantagens de praticar a natação, e as desvantagens podem até mesmo ser revertidas ou reduzidas com alguns hábitos específicos. Por fim, recomendamos que você nade pelo menos duas vezes por semana para aproveitar todos os seus benefícios.

  • Arribas, I. S. (2002). Natación y flexibilidad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad F’isica y Del Deporte.