Como escolher uma bicicleta de spinning

20 de abril de 2019
Se você prefere praticar esportes sozinho em casa em vez de frequentar uma academia, uma das melhores maneiras de fazer cardio é fazer spinning em casa, por isso te aconselhamos a escolher a bicicleta que melhor se adapte a você.

Você quer treinar em casa porque não tem tempo para ir a uma academia? Você quer aproveitar o tempo livre enquanto assiste TV ou cozinha seu jantar para fazer exercícios? Então uma bicicleta de spinning pode ser um excelente investimento. Veja dicas de como escolher a bicicleta de spinning certa para você.

Por que comprar uma bicicleta de spinning?

Se fizermos contas, pode ser melhor para nós comprar uma bicicleta de spinning e treinar em casa do que pagar a taxa mensal para uma academia. Isso porque ter os elementos disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano, pode nos levar a finalmente perder os quilos extras que nos incomodam tanto.

Nesse sentido, não haverá desculpa para não se exercitar, já que você terá os elementos disponíveis antes de ir trabalhar, quando chegar do escritório ou nos finais de semana.

E o que é melhor, você pode fazer spinning enquanto assiste a um filme ou série, enquanto espera que sua roupa termine de lavar ou que o jantar fique pronto. Inclusive, você pode até treinar enquanto seus filhos fizerem lição de casa ou tirarem uma soneca!

A bicicleta que usemos deve ter um assento cômodo

Além disso, mesmo nas academias mais modernas e caras da cidade, os complementos e elementos mostram sinais de uso contínuo e pouca manutenção. Ou seja, as bicicletas ergométricas se desgastam muito rápido e não funcionam como deveriam.

Por outro lado, se você tiver uma em casa, cuidará dela e a manterá sempre em boas condições; basicamente porque é sua, custa dinheiro e você precisa treinar.

Como escolher uma boa bicicleta de spinning ?

Agora, se você já se convenceu de que é uma boa ideia comprar um aparelho e fazer exercício em casa, o próximo passo é saber como escolher uma bicicleta de spinning e quais aspectos o equipamento deve cumprir. Entre os aspectos a considerar, destacamos:

1. Volante de inércia pesado

Sem dúvidas é uma das principais características que você deve valorizar ao escolher uma bicicleta ergométrica para usar em casa. Mas o que é o volante de inércia? Antes de tudo, é o nome dado à roda que permite que o eixo do pedal gire e replique o impulso que damos a ele.

No caso de bicicletas de spinning, o peso do volante de inércia deve ser de pelo menos 18 quilos (aproximadamente). Nesse caso, você descobrirá se o valor está de acordo com suas necessidades  quando você subir, pois experimentará maior estabilidade.

É verdade que existem bicicletas mais acessíveis e menos robustas que também podem servir. Mas para que tenhamos o melhor o volante adaptado às nossas necessidades devemos levar isso consideração.

2. Transmissão por corrente

Outra característica de uma bicicleta de spinning e que não está presente em uma de rua. Os pedais são conectados ao volante pelo que é conhecido como transmissão, que pode ser de corrente ou correia.

Se forem conectados por uma corrente, é provável que a sua durabilidade seja superior. Ademais, também exigirá menos manutenção e será mais silenciosa (perfeito para uso em determinados momentos dentro de casa). Mas, se o impulso for por correia, você terá mais dores de cabeça, já que a bicicleta poderá sofrer mais danos.

Por que comprar uma bicicleta de spinning?

3. Selim ajustável

De modo geral, qualquer bicicleta que usamos tem que oferecer um assento ou selim que seja confortável e que possa ser ajustado às necessidades do ciclista. Caso contrário, nossa experiência não será boa e é mais provável que, após um curto período de tempo, abandonemos o exercício.

Por isso é bom saber que as bicicletas indoor nem sempre têm essa função disponível, portanto preste muita atenção no quanto ela permite ajustar a altura ou distância em relação ao guidão. Assim, você poderá deixar o assento de acordo com o tamanho de suas pernas e braços!

4. Guidão multi-posição

Assim como o selim, é essencial que o guidão se ajuste ao nosso corpo (e não vice-versa, porque causará dores desnecessárias). Além de poder ajustar à altura, você deve poder alterar a distância para poder alcança-lo sem problemas.

O guidão ideal nos permite apoiar as mãos, os cotovelos ou os braços em diferentes lugares.