O que é e quais são os exercícios de hidroginástica?

· 26 de julho de 2018
A hidroginástica é um esporte aquático que nos ajuda a tonificar, perder peso e melhorar a circulação, entre muitos outros benefícios. Como um ponto extra a favor, é possível praticá-la em qualquer idade

A hidroginástica é uma modalidade de atividade que une os exercícios aeróbicos – que exigem um fornecimento de oxigênio alto e constante através da respiração – e a natação. Descubra os melhores exercícios de hidroginástica!

O método da hidroginástica

De modo geral, consiste em atividades físicas que são realizadas parcialmente abaixo d’água aquecida (entre 28 e 31°), ou seja, em uma piscina. Ela não precisa ser olímpica: uma altura entre 1,20 e 1,50 m é suficiente.

Pessoas fazendo hidroginástica em uma piscina de hotel

É importante salientar que a água deve ser morna porque, se estivesse fria, isso não facilitaria a respiração, e se estivesse quente, provocaria fadiga e possivelmente tontura. A temperatura, portanto, deve ser adequada para que o nosso corpo realize atividade física.

Também é conhecida como ginástica aquática. Nesse sentido, existem diversas modalidades da hidroginástica, como a hidrorunning, hidrobike, hidroboxe, hidrolates, aichi, woga e hidroritmos. Todos esses são exercícios de hidroginástica.

Embora nadar sozinho forneça benefícios físicos e de saúde incalculáveis, nem todas as pessoas são treinadas para o esforço que isso requer.

Com a hidroginástica temos um método que mobiliza de forma eficaz os sistemas do corpo, utilizando a resistência ou facilitação que a densidade da água promove. Assim, músculos, articulações e ossos são otimizados por esta atividade física.

Além do mais, somamos a esses benefícios o quão agradável é realizar exercícios na água e o fato de ser uma metodologia projetada para ser feita em grupo.

Por isso, pode-se afirmar que exercícios de hidroginástica são adequados para todas as idades e condições físicas. Na verdade, a modalidade tem sido recomendada para pessoas que sofrem de fibromialgia, osteoartrite, osteoporose e outras patologias importantes.

A prática de hidroginástica, em algumas de suas variantes, requer o uso de acessórios como boias espaguete (cilindros de espuma de borracha), pesos ou halteres, tornozeleiras e luvas de neoprene. Além disso, você também pode usar as estruturas da piscina, por exemplo, suas paredes e degraus para variar os  exercícios de hidroginástica

Em que consistem os exercícios de hidroginástica?

Jovem fazendo exercícios de hidroginástica

De modo geral o ambiente aquático, dependendo do movimento em questão, pode facilitar ou oferecer resistência ao exercício. Nesse sentido, esta resistência é benéfica para gerar força muscular.

Embora seja uma atividade de baixo impacto, os exercícios de hidroginástica podem ser classificados em movimentos de baixo, médio e alto impacto. Por isso, os iniciantes devem começar pelo começo – os de baixo impacto.

Ou seja, aqueles que começam a fazer hidroginástica não devem ser forçados a realizar os exercícios mais exigentes nas primeiras sessões. Entre outras coisas, isso serve para evitar lesões e porque os benefícios só são obtidos se o treinamento for progressivo.

Como em todo treinamento, é necessário pré-aquecer cerca de 10 minutos ou mais. Isso geralmente consiste em um certo período de andar debaixo d’água, com velocidades e intensidade variadas.

Além disso, é favorável colocar música durante os treinos, especialmente ritmos que consigam guiar a duração dos movimentos. A prática também não deve ser iniciada imediatamente depois de comer, mas duas horas depois.

Exemplos de exercícios de hidroginástica

Quase todas as aulas de hidroginástica incluem os seguintes movimentos, entre muitos outros:

  • Caminhada e corrida
  • Pedaladas ou chutes
  • Agachamentos
  • Saltos
  • Elevação de joelhos
  • Exercícios na ponta dos pés
  • Giros
  • Polichinelos
  • Suspensões com ou sem espaguete
  • Subir e descer (hidrostep)
Senhora fazendo exercícios de hidroginástica com boia espaguete

O melhor desse esporte é que é uma atividade de baixo impacto e não tem limite de idade.

Mesmo sendo recomendado para qualquer pessoa, qualquer treino deve terminar com alongamentos para retornar os músculos ao seu estado inicial de relaxamento.

Sem dúvidas os movimentos dos  exercícios de hidroginástica têm muitas variações, geralmente produzidas pela sua direção e deslocamento. Além disso, como em qualquer exercício, a sua eficácia é afetada pelo tempo de execução, a quantidade de séries e repetições, a coordenação dos membros e combinações.

Benefícios da prática de hidroginástica

Além do fortalecimento dos sistemas corporais, existem outras múltiplas vantagens nesta modalidade de exercícios tão prazerosos:

  • Em primeiro lugar, é uma atividade muito divertida, característica motivada pela sua prática em grupo.
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Estimula a saúde cardiovascular
  • Fornece tonicidade aos músculos
  • Promove resistência e flexibilidade
  • Otimiza a capacidade respiratória
  • Perda de índice de gordura e peso extra
  • Previne muitas doenças associadas ao estilo de vida sedentário e obesidade
  • Redução do estresse e promoção do bem-estar mental e autoestima
  • Combate a depressão e é um ótimo gerador de bom humor
  • Redução da dor física dependendo da causa que a gera
  • Atividade muito energizante

É essencial que, além de praticar esta forma de exercício, você mantenha um estilo de vida saudável. Isso inclui uma dieta equilibrada e uma alimentação balanceada.