Como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC)

· 19 de abril de 2019
O índice de massa corporal (IMC) é um indicador usado para determinar se uma pessoa está em seu peso ideal ou não e é elaborado a partir de algumas variáveis

O índice de massa corporal é um dos indicadores mais eficazes para determinar se uma pessoa está em seu peso ideal ou não. A fórmula para determinar o índice é muito simples, no entanto, muitas pessoas não sabem como como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) de maneira efetiva.

O que é o índice de massa corporal e para que serve?

Este índice foi adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em linhas gerais sua finalidade é determinar todos os aspectos relacionados ao peso e obesidade. Também ajuda a determinar se uma pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado.

Nesse sentido, o Índice de Massa Corporal é uma fórmula criada pelo belga Adolphe Quetelet. Por essa razão, também é conhecido como índice de Quetelet. Aspectos como idade e sexo também são fundamentais para determinar um IMC médio.

O que é o índice de massa corporal e para que serve?

Além disso, o IMC é uma fórmula muito simples, mas eficaz, para estabelecer o peso médio de uma pessoa. Para isso é importante lembrar que um peso saudável varia de acordo com a altura, atividade física que você realiza e com a idade. Ele é fundamental para manter sua saúde mais forte.

Devido à sua relação com a saúde, a importância do IMC é reconhecida e essa é a razão pela qual é a fórmula mais utilizada por médicos e nutricionistas em todo o mundo.

O IMC é um importante indicador de saúde. Vários estudos descobriram uma relação importante entre um IMC muito alto e a morte prematura. Ou seja, quanto maior o índice de massa corporal, maiores as chances da pessoa morrer prematuramente ou a expectativa de vida ser menor do que a média.

Como calcular o índice de massa corporal?

Como calcular o índice de massa corporal?

Como vimos anteriormente, calcular o Índice de Massa Corporal envolve apenas uma fórmula muito simples. No cálculo da fórmula é necessário relacionar peso e altura e, para isso, é essencial determinar corretamente o perímetro da área abdominal.

Em linhas gerais, o IMC pode ser calculado a partir dos dois anos de idade e até por isso se trata de uma das fórmulas mais utilizadas por especialistas em todo o mundo.

No entanto, é importante especificar que, em alguns casos, um IMC mais alto pode ser proveniente de uma maior massa muscular, e não de gordura.

Este é, de fato, um dos principais defeitos da fórmula. O volume físico da pessoa e sua relação com a gordura acumulada – por esse motivo definitivamente aconselhável ir a um especialista.

Mas o IMC é um bom indicador em linhas gerais. No entanto, há aspectos que vão além do cálculo desta fórmula que devem ser levados em consideração, como o peso da massa muscular ou a retenção de líquidos. Além disso, também é importante notar que esta fórmula não é válida para mulheres grávidas.

O IMC não é válido para grávidas

Dados para calcular o IMC

Assim, para calcular o IMC, devemos dividir o peso em quilos pelo metro quadrado do tamanho. Este último deve corresponder à medida em metros (kg/m2).

Em seguida, o resultado é comparado com algumas tabelas pré-estabelecidas; os dados indicarão se o IMC está abaixo, acima ou na média correta de acordo com a estatura.

Deve-se notar que esta tabela é apenas uma referência para adultos com mais de 18 anos de idade. Portanto, no caso de crianças, a fórmula deve ser feita por um especialista.

Se o IMC for menor que 18,5, a pessoa em questão é muito magra.  Pelo contrário, se o resultado for superior a 25, a pessoa é considerada com excesso de peso.

Entretanto, quando o número 30 da tabela é excedido, pode-se considerar a obesidade. Se o índice de massa corporal estiver entre 18,5 e 24,9, a pessoa está no seu peso ideal de acordo com o tamanho, idade e sexo.

Em suma, o índice de massa corporal é um dos mais importantes indicadores de saúde e é usado em todo o mundo. Por meio dele determinamos se uma pessoa está em seu peso ideal recomendado ou não.