5 dicas para ir e aproveitar um retiro de Yoga

· 6 de maio de 2019
Você já participou de um retiro de Yoga? Caso você nunca tenha feito isso, vamos te contar o que você pode precisar para aproveitar esta experiência maravilhosa.

Fazer um retiro de Yoga é uma excelente opção para limpar a sua mente do estresse da rotina e fortalecer o vínculo entre o seu corpo e sua mente. No entanto, existem diferentes fatores que você deve levar em conta ao partir para um deles.

Um retiro de Yoga consiste em passar um tempo em um lugar onde você possa se conectar com você mesmo, meditar, fazer Yoga. Desta forma, é possível eliminar pensamentos negativos, fortalecer o vínculo entre corpo e mente, relaxar e estar em paz.

Algumas pessoas geralmente ficam preocupadas antes de participar de um retiro, já que esta é uma experiência atípica e, em muitos casos, nova. Por esse motivo, vamos compartilhar algumas dicas com as quais você poderá aproveitar e apreciar a experiência.

Sugestões para participar de um retiro de Yoga

1. Faça isso por você mesmo

Ao partir para um retiro de Yoga, é muito comum que muitas pessoas façam comentários negativos. Você não deve prestar atenção a isso, é precisamente desse tipo de energia que você deve se afastar. Sempre tenha em mente que você está participando para o seu próprio benefício, não para os outros.

Da mesma forma, deixe todas as preocupações em casa. Entende-se que o retiro é um espaço para abrir a janela da sua alma e explorar o que está dentro de você. Portanto, você deve cortar os pensamentos sobre o trabalho, a casa ou qualquer preocupação que você possa ter. Concentre-se em encontrar a sua tranquilidade.

2. Prepare-se

Ir para um retiro geralmente não é uma ideia que surge de um dia para o outro. Ou seja, a decisão em geral conta com um planejamento para que seja possível se organizar e adequar-se ao calendário.

Mas, apesar de sermos organizados, muitas vezes só percebemos que deixamos algo importante em casa quando já estamos no local. Portanto, tenha em mente os elementos que você pode precisar:

  • Roupas confortáveis adequadas para fazer Yoga.
  • Tapete de Yoga.
  • Suéter e meias.
  • Roupa de banho.
  • Caderno e caneta, caso você queira escrever.
  • Escova de dentes.
Roupas confortáveis adequadas para fazer yoga

  • Protetor solar e repelente de insetos.
  • Calçados (chinelos e tênis).
  • Toalha.
  • Lanterna.
  • Medicamentos para dor de cabeça, dores musculares e antialérgicos.

Esta lista abrange elementos gerais, uma vez que nem todos os retiros de Yoga são iguais, nem são feitos no mesmo local. Assim, você pode tomar a liberdade de adicionar os elementos que você acha que possa precisar ou que sejam diretamente recomendados pela equipe com a qual você participará do retiro.

3. Não se feche

Um retiro de Yoga envolve muitas atividades e experiências novas que te ajudam a se conhecer melhor. Portanto não se feche para experimentar coisas novas, aproveite todas as oportunidades que aparecerem durante o tempo em que você estiver lá.

Geralmente, os retiros de Yoga acontecem em lugares onde há principalmente silêncio e muita vegetação. Ao mesmo tempo, existem diferentes espaços onde é possível praticar sessões de Yoga.

Tenha uma mente aberta para se relacionar com o ambiente e as pessoas. Fazer Yoga estimula diferentes chakras que vão te ajudar a melhorar como ser humano. Além de viver experiências únicas, você também aprenderá muitas coisas importantes.

4. Concentre-se no Yoga

Na hora das aulas de Yoga não deixe nada te distrair. Seja um pensamento ou um colega, não deixe que isso interfira nas sessões de Yoga do retiro ou naquelas que você decidir fazer por conta própria.

Você não é obrigado a estar acompanhado o tempo todo, então se você quiser ter alguns momentos para fazer algumas posturas de Yoga sozinho em algum lugar, você pode fazer isso. Afinal, um dos diferentes propósitos do retiro é o de que você reforce a sua ligação com o Yoga.

Concentre-se no yoga

5. Aproveite a experiência

Faça muitas perguntas aos instrutores e dê seu melhor para absorver toda a informação que puder. Também explore o local e faça amigos que compartilhem o mesmo amor pelo Yoga que você sente.

Entre tudo que você pode fazer em um retiro de Yoga, o mais importante é aproveitar a experiência. Esta não é uma atividade que você costuma fazer com frequência, por isso, não hesite e se divirta.

O Yoga é uma atividade que não só trabalha os músculos e a flexibilidade, mas também a parte espiritual. Um retiro implica um ritual sagrado e especial no qual você embarca em uma jornada rumo a um novo mundo a ser descoberto. Então, anime-se a participar de um retiro de Yoga!

  • Lea, J. (2008). Retreating to nature: Rethinking “therapeutic landscapes.” Area40(1), 90–98. https://doi.org/10.1111/j.1475-4762.2008.00789.x
  • Cahn, B. R., Goodman, M. S., Peterson, C. T., Maturi, R., & Mills, P. J. (2017). Yoga, Meditation and Mind-Body Health: Increased BDNF, Cortisol Awakening Response, and Altered Inflammatory Marker Expression after a 3-Month Yoga and Meditation Retreat. Frontiers in Human Neuroscience11. https://doi.org/10.3389/fnhum.2017.00315