Poses de Yoga para melhorar o levantamento de peso

20 de outubro de 2019
Se você quiser melhorar seu desempenho na academia, fazer Yoga pode ser um complemento ideal para os seus treinos. No artigo a seguir, listaremos algumas das melhores posturas para atingir esse objetivo.

Definitivamente, fazer Yoga é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse. No entanto, incorporá-la ao seus treinos também pode ser muito útil para ter melhores resultados na academia. Por essa razão, vamos aproveitar o seguinte artigo para lhe dizer quais são as poses de Yoga para melhorar o levantamento de peso.

A combinação de qualquer esporte com Yoga permite que você simultaneamente trabalhe seu corpo e mente. Dessa forma, você melhora a flexibilidade, desenvolve a força, previne a dor muscular e alivia os músculos.

Se você já participou de uma aula de Yoga, provavelmente sabe que grande parte da prática é apenas se concentrar na respiração. Isso não só ajuda a relaxar, mas também permite que você desenvolva hábitos respiratórios que você pode aplicar em seu treinamento.

Concentrar-se na respiração e aprender a respirar mais profundamente significa um fornecimento de oxigênio mais eficiente, expiração mais completa e ótimo funcionamento dos músculos em geral.

Poses de Yoga: complementos ideais para o levantamento de peso

A flexibilidade é um componente importante, mas muitas vezes aqueles que realizam exercícios de força acabam negligenciando isso.

O intervalo adequado de movimento em torno das articulações é imperativo para executar padrões de movimento com cargas pesadas com segurança e eficácia. Isso pode ser conseguido fazendo Yoga.

Se você nunca praticou Yoga, pode ter dificuldade em fazê-lo, mesmo que tenha vários anos de treinamento esportivo. Uma sessão de Yoga é uma novidade como qualquer outro esporte nunca praticado.

Além disso, ela pode ser comparada a qualquer outra coisa que não seja um dia típico em uma academia, já que você pode encontrar a paz e a tranquilidade que faltam nesses locais.

As sessões de Yoga podem ajudar os atletas a alcançar a flexibilidade e a estabilidade necessárias para certos movimentos.

Aqui oferecemos algumas poses de Yoga que irão melhorar seus problemas de mobilidade e flexibilidade. Elas também permitirão que você evite lesões e, por que não, supere sua melhor marca pessoal. O que você está esperando para escolher a sua favorita?

3 poses de Yoga para melhorar o levantamento de peso

1. Parsvottanasana

A primeira postura testará seu equilíbrio, além de melhorar sua força muscular. Na Parsvottanasana, você apoia seu peso com uma mão e um pé, enquanto sua força central trabalha para evitar que seus quadris afundem.

Para alcançar essa postura, você deve exigir dos músculos centrais e sentir a capacidade de sustentar seu corpo, mantendo seu próprio peso. Mantenha a borda externa do pé firme e levante a parte superior do quadril no ar para criar uma sensação de leveza.

3 poses de ioga para melhorar o levantamento de peso

2. Utkatasana

A segunda das poses de Yoga para melhorar o levantamento de peso é a Utkatasana. Para realizar esse exercício, você deve começar com os pés juntos e os braços ao redor do corpo. Inspire e levante os braços para o céu.

Ao expirar, dobre os joelhos e abaixe os glúteos até o chão, como se quisesse se sentar em uma cadeira. Os joelhos não devem forçar os tornozelos, enquanto as costas devem permanecer retas. Essa postura é ideal para tonificar toda a parte inferior do corpo: glúteos, coxas, panturrilhas, tornozelos e pés.

Utkatasana

3. Setu Bandha Sarvangasana

Finalmente, apresentamos outra postura de Yoga que  fortalece e tonifica as pernas, glúteos e coxas. Também ajuda a regular a glândula tireoide.

Para realizá-la, você deve deitar de costas, colocar os pés no chão e levantar a pélvis. Enquanto isso, coloque as mãos sob a coluna lombar para suportar o peso do seu corpo. Você pode respirar uma dúzia de vezes antes de levantar lentamente a pélvis e depois as costas, vértebra a vértebra. Repita o procedimento uma ou duas vezes.

Setu Bandha Sarvangasana

Finalmente, lembre-se sempre de focar no desenvolvimento de uma conexão entre o corpo e a mente por meio da combinação de posturas, respiração controlada e meditação.

Depois de aprender a desenvolver a sua concentração, você pode usá-la para melhorar o levantamento de peso. Por que não tentar introduzir alguns desses exercícios em seus treinos?

  • Buil Cosiales, P. (2006, June). El yoga disminuye la incapacidad y el dolor en los pacientes con lumbalgia crónica. FMC Formacion Medica Continuada En Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/S1134-2072(06)71795-9