Por que o Yoga reduz os sintomas da artrite reumatoide?

17 de dezembro de 2019
O hábito de fazer Yoga nos traz muitos benefícios. As posturas dessa atividade milenar melhoram as articulações e previnem o aparecimento de algumas doenças, tais como a artrite reumatoide.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 30 pessoas no mundo sofre de artrite reumatoide. Essa condição médica consiste na inflamação de grandes grupos de articulações. Não há cura, mas há uma atividade que pode nos ajudar a lidar com ela: o Yoga.

O Yoga é uma atividade mental e física que envolve a meditação através de uma série de treinos corporais. Esses exercícios trabalham o relaxamento, a serenidade mental e a flexibilidade das articulações. Mas… como o Yoga pode ajudar os pacientes com esta doença?

Combater a artrite reumatoide a partir da redução do estresse

De fato, existe uma relação entre o estresse e a artrite reumatoide. Por um lado, a dor nas articulações causa situações de estresse e frustração para os pacientes. Isso aumenta devido à impossibilidade de controlar a ocorrência das crises.

Por outro lado, sabe-se que altos níveis de estresse geram um maior impacto na dor articular. Ao passar por um período de mau humor, a sensibilidade no corpo humano geralmente aumenta. Com isso, surgem tensões físicas, contraturas, rigidez muscular e muitos outros sintomas de diferentes patologias.

A partir disso, entendemos que o primeiro benefício do Yoga para este tipo de paciente é mental. Ao gerar um melhor estado de espírito, fica mais fácil lidar com a situação de dor. Dessa forma, a pessoa afetada fica melhor preparada diante de uma doença sem cura.

O Yoga gera relaxamento muscular

As posturas implementadas no Yoga para o relaxamento ajudam contra a tensão muscular. O alongamento feito de maneira articulada, com boas posições e de forma progressiva, parece ser a chave para isso.  

o yoga reduz os sintomas da artrite reumatoide

Além disso, muitos dos exercícios desta técnica milenar nos ajudam a ganhar flexibilidade. Portanto, fica claro que a prática tem um impacto direto sobre os tendões. Mas, como não levantamos peso, não há como gerar contraturas ou tensões.

De fato, durante as primeiras sessões, os praticantes conseguem perceber como o seu corpo está rígido. Com o tempo, o Yoga faz com que ganhem flexibilidade e possam sentir mudanças visíveis. Desse modo, também são evitados outros tipos de dores causadas pela má postura, pela tensão muscular, etc.

Melhorar a resposta a qualquer doença através do Yoga

Por ser uma prática que reduz o estresse, o Yoga consegue reduzir os níveis de cortisol no organismo. Esse hormônio está intimamente associado aos estados de tensão mental e emocional.

Quando liberamos o estresse, a secreção de cortisol é suprimida. Atualmente, sabe-se que a manutenção de altos níveis de cortisol no corpogera alterações no sistema imunológico. Acredita-se que isso o enfraquece e, assim, a entrada de patógenos é facilitada.

Quando o cortisol é controlado, fornecemos ao corpo melhores ferramentas para combater a artrite. Não se sabe até que ponto isso retarda a condição, mas é um ponto a favor dos pacientes.

O Yoga para combater a inflamação ao sofrer de artrite reumatoide

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ohio mostrou que essa atividade é eficaz contra a inflamação. O experimento incluiu 50 mulheres com diversos níveis de instrução na prática do Yoga.

o yoga reduz os sintomas da artrite reumatoide

Elas foram submetidas ao estresse, que, como estabelecido, é um gatilho para a condição. Além disso, foram feitos exames de sangue nos quais foram verificados indicadores relacionados à inflamação.

Ao comparar os resultados, estabeleceu-se que as mulheres com um nível mais alto na prática do Yoga tinham níveis mais baixos de inflamação.

A análise indicou que as novas praticantes tinham um nível mais alto da proteína IL-6. Ela está diretamente relacionada aos processos inflamatórios no corpo humano.

A diferença entre as novatas e as mulheres mais experientes foi de 41%. Isso prova que a prática hindu tem influências positivas para as pessoas com artrite.

Então, como podemos ver, a contribuição do Yoga para reduzir a dor na artrite reumatoide está comprovada. Também parece necessário enfatizar que qualquer prática que nos leve a estados de relaxamento será útil. O importante é experimentar todas as alternativas para obter uma melhor qualidade de vida.   

  • Enfermedades reumáticas. lnforme de un Grupo Cientifico de la OMS. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/39682/9243208160_spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • US National Library of Medicine. 2011. Stress, Inflammation, and Yoga Practice. Extraído de: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2820143/
  • Lilly.es. 2019. Yoga y música para mejorar el manejo de la artritis psoriásica. Extraído de: https://www.lilly.es/es/noticias/notas-de-prensa-terapeuticas-2019/np-artritis-psoriasica-muevete.pdf