6 posturas de acroyoga para iniciantes

9 de novembro de 2019
O Yoga tradicional pode ser praticado de outra maneira que não sua forma individual: o acroyoga, um tipo de treino que serve para relaxar o corpo e a mente. Que tipos de exercícios ele inclui?

O acroyoga é uma prática que combina o Yoga tradicional com acrobacias. As posturas de acroyoga são feitas em duplas ou em grupos. Esse tipo de exercício físico é recomendado para relaxar a mente e o corpo, cuidar da silhueta e permanecer ativo.

Quando praticado em dupla, o acroyoga favorece a comunicação e a confiança, pois cada pessoa deve avisar a outra caso sinta dor ou desconforto ao fazer as posturas.

É interessante praticar esta disciplina com o cônjuge, o parceiro, um parente ou um amigo. Não só a saúde é fortalecida, como também o corpo se torna flexível e os relacionamentos melhoram.

As posturas de acroyoga para iniciantes são simples. Elas são praticadas entre duas pessoas, uma chamada de ‘base’ e a outra de ‘voador’. A base permanece no chão e ajuda o voador a fazer as acrobacias. Por isso, é importante que haja confiança entre os dois participantes.

Certamente, para começar a fazer esse tipo de exercício, também é necessária a presença de um observador, que observe e garanta que cada postura seja bem executada. Antes de começar, certos aspectos devem ser levados em consideração para que ambas as pessoas possam apreciar a atividade:

  • Fazer as posturas com delicadeza.
  • Avisar a dupla se sentir dor ou se for aumentar o peso sobre ela.
  • Aquecer os músculos antes de executar as posturas.
  • Alongar o corpo depois.

As 6 posturas de acroyoga mais simples para iniciantes

Para começar, vamos mostrar seis posições de acroyoga para iniciantes que serão muito úteis para começar a praticar:

1. Postura para flexionar o tronco

Essa postura ajuda a alongar os músculos das costas. A dupla deve se sentar encostando as costas um no outro, entrelaçando os cotovelos. A base afasta as pernas estendidas e, com cuidado, empurra o voador, de forma que ele fique inclinado para a frente, mantendo a coluna reta.

posturas de acroyoga para iniciantes

Imagem: mentecuerposano.com

2. Postura de pássaro frontal

A base fica deitada de costas, com os braços estendidos nas laterais do corpo e as palmas voltadas para cima, flexionando os joelhos levemente. O voador se posiciona na altura dos pés da base, apoiando os quadris nas solas dos seus pés. Então, ele deve se inclinar para a frente.

De mãos dadas, a base estende as pernas em um ângulo de 90°, empurrando assim o voador para cima. É uma postura que ajuda a manter o equilíbrio. Ela deve ser mantida durante alguns segundos, até a base abaixar as pernas lentamente e devolver o voador ao chão.

posturas de acroyoga

3. Postura do trono

A base se deita no chão. O voador fica em pé, colocando os pés em cima de cada ombro da base. A base segura os tornozelos da sua dupla com as mãos e leva os pés em direção aos glúteos do voador.

Posteriormente, o voador se senta nas solas dos pés da sua dupla, que lentamente passa a segurar as solas dos pés do voador. Primeiramente uma, depois a outra.

Finalmente, a base estende os braços para cima enquanto o voador mantém a coluna reta. Para descer, a base flexiona os joelhos levemente e volta a segurar os tornozelos da sua dupla, para então depositá-los no chão.

Yoga na praia

Imagem: shambhalabarcelona.com

Outras variações

  • Postura dos pés na canela: Continuando com a postura do trono, a base deposita a sua dupla sobre as pernas flexionadas. Devagar, o voador se levanta, alongando-se lentamente. Então, a base deixa as suas pernas paralelas ao chão.
  • Postura do arco para trás: A base se deita no chão; o voador fica de costas para ela. A base apoia os pés nas costas da sua dupla e a levanta, formando um arco de 90º com as pernas. O voador segura os tornozelos da sua dupla e, uma vez que estiver estável, passa a segurar os próprios tornozelos. Para descer, ele volta a segurar os tornozelos da base, que retorna lentamente à posição inicial.
Meninas praticando yoga

  • Postura da baleia voando alto: O voador fica de costas, com os pés nas laterais do pescoço da base, que fica deitada de costas. Ela segura os tornozelos da sua dupla, enquanto coloca os pés nas costas do voador e o impulsiona para a frente. O voador então alonga o corpo inteiro, com os braços estendidos. A base estende as pernas em um ângulo reto e eleva os braços, elevando também as pernas da sua dupla.

Com estas posturas de acroyoga em mente, o exercício pode ser aproveitado ao máximo. É como um jogo de movimentos que diverte e, ao mesmo tempo, elimina todo o estresse acumulado durante o dia. Vale a pena aprender a praticá-lo!

  • Libro Isotérico. Yoga en pareja. Extraído de: http://libroesoterico.com/biblioteca/Yoga/60297762-Material-Informativo-e-Ilustrado-de-Yoga-Duplas.pdf

yogitea.com. Posturas de yoga. Extraído de: https://www.yogitea.com/wp-content/themes/yogitea/images/downloads/Yoga_Booklet_ES.pdf