4 alimentos que estimulam o sistema imunológico

3 de outubro de 2019
Esses alimentos podem evitar em grande medida o resfriado ou a gripe, dadas suas propriedades que beneficiam bastante o sistema imunológico.

O sistema imunológico é responsável por evitar que as doenças afetem o nosso organismo. Se você deseja ficar protegido de forma natural, deve incluir no seu dia a dia uma série de alimentos que contribuem diretamente para a estimulação desse sistema.

Além disso, informamos outros métodos para proteger o corpo contra vírus e bactérias. Se, além de incluir em sua alimentação os ingredientes que apresentamos a seguir, você colocar em prática as sugestões que trazemos, obterá uma proteção muito eficaz contra doenças.

O que é o sistema imunológico?

Em várias ocasiões ouvimos falar do sistema imunológico, mas, sabemos o que ele é realmente? Para que você esteja bem informado, começaremos explicando de maneira muito simples em que consiste.

O sistema imunológico é a defesa natural do corpo para evitar que as bactérias e os vírus afetem a saúde. Graças a ele, o corpo consegue lidar com os agentes infecciosos que tentam invadi-lo.

É preciso ter em mente que o sistema imunológico não é igual em todas as pessoas. Dependendo da sua genética, da sua alimentação e do seu estilo de vida, sua saúde estará em uma condição melhor ou pior.

Você deve saber que está em nossas mãos fazer com que nossa imunidade se encontre em um nível ideal e, assim, evitar ser afetado por um grande número de doenças.

Para conseguir isso, a alimentação desempenha um papel fundamental. A seguir, explicamos quais são os alimentos que repercutem de maneira direta no sistema imunológico e contribuem para que ele fique em perfeitas condições.

Alimentos que estimulam o sistema imunológico

É ótimo que haja tantos alimentos que ajudem a fortalecer nosso sistema imunológico. Além disso, eles podem ser ingeridos de várias maneiras, por isso, proporcionam muitas possibilidades. Você ainda não os conhece? Continue lendo e descubra quais são:

Alho

É um dos alimentos com maior capacidade de combater vírus e bactérias. Devido ao seu nível de antioxidantes, é perfeito para evitar resfriados e gripes, assim como outros agentes infecciosos que podem afetar o organismo.

Você pode incluir esse alimento em sua versão em conserva em saladas. Outra maneira de consumi-lo é picado em carnes ou peixes assados.

O alho é um dos alimentos com maior capacidade de combater vírus e bactérias

Cereais

Os cereais fortalecem o sistema imunológico graças ao seu teor de vitamina B6. O melhor de tudo é que eles podem ser consumidos de inúmeras maneiras diferentes. Geralmente, é algo que todos gostam.

Os cereais fortalecem o sistema imunológico graças ao seu teor de vitamina B6

Frutas cítricas

São um dos alimentos protetores do sistema imunológico mais conhecidos. Sua eficácia se deve ao fato de conterem vitamina C. Começar o dia tomando um suco de laranja espremido na hora é uma das maneiras mais eficazes de prevenir os resfriados.

As frutas cítricas são um dos alimentos protetores do sistema imunológico mais conhecidos

Nozes

É uma oleaginosa que contém uma quantidade notável de selênio, o que gera um efeito muito positivo no sistema imunológico. A única coisa que você deve ter em mente é que se trata de um alimento muito calórico, por isso seu consumo deve ser moderado.

As nozes contém uma quantidade notável de selênio, o que gera um efeito muito positivo no sistema imunológico

Outras maneiras de proteger o sistema imunológico

O sistema imunológico não se fortalece só través dos alimentos. Embora eles desempenhem um papel fundamental, há outros aspectos que devemos considerar se quisermos evitar que nossas defesas se enfraqueçam. A seguir, explicamos quais são os fatores mais importantes:

  • Evitar situações de estresse: dado o ritmo atual da vida, é realmente complicado que o estresse, a ansiedade e os episódios de nervosismo não nos afetem. De qualquer forma, vale a pena fazer um esforço para o bem da nossa saúde em geral e do sistema imunológico em particular. Aulas de Yoga ou de relaxamento podem ajudá-lo consideravelmente.
  • Evitar mudanças drásticas de temperatura: a maioria dos episódios de gripe ou resfriado ocorre durante o inverno. Isso não acontece por acaso, já que as baixas temperaturas desempenham um papel central. É por isso que devemos fazer todo o possível para nos mantermos a temperaturas constantes. A melhor maneira de conseguir isso é nos agasalhando adequadamente durante os meses mais frios do ano.
O cuidado com as defesas do organismo depende em grande medida dos nossos hábitos

Em suma, o cuidado com as defesas do organismo depende em grande medida dos nossos hábitos. Com algumas pequenas modificações, caso forem necessárias, podemos nos manter mais saudáveis ​​e vitalizados. É muito fácil!