Os melhores exercícios para cada tipo de personalidade

12 de novembro de 2019
Dependendo do tipo de personalidade que temos, o tipo de exercício que deveríamos praticar pode mudar. Você já conhecia essa relação tão particular? Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.

Você sabe qual é a melhor maneira de fazer exercícios e não desistir? Escolher exercícios que se adaptem ao seu tipo de personalidade. Neste artigo, vamos mostrar qual modalidade escolher de acordo com quem você é e a sua forma de viver e pensar.

Faça exercícios de acordo com o seu tipo de personalidade

“Diga-me como você é e eu lhe direi qual exercício combina com você” poderia ser um resumo muito preciso do que vamos falar a seguir. Nem todas as pessoas se dão bem com todas as modalidades, tudo depende de como elas são, do que gostam e do que não gostam, etc.

Podemos escolher a atividade física ideal de acordo com o tipo de personalidade que temos. Para alguns, é melhor treinar sozinho, enquanto para outros é mais divertido se houver música. Também existem aqueles que procuram reunir um grupo durante os treinos.

1. Pessoa extrovertida

Se você gosta de estar cercado de pessoas, ter muitos amigos e tomar alguma coisa ou se reunir com os colegas fora da academia depois do treino, recomendamos atividades mais ‘lúdicas’, por assim dizer. Estamos nos referindo à zumba ou a qualquer outro tipo de dança, bem como à ginástica aeróbica ou o step.

2. Pessoa introvertida

Se, ao contrário do descrito acima, você prefere ficar sozinho, apreciando o seu tempo consigo mesmo ou onde você não chame muito a atenção, recomendamos que você se exercite em casa (com um vídeo ou um aplicativo no celular), ou ainda que você saia para correr no parque com uma boa música como a única companhia.

3. Pessoa calma

Esse tipo de personalidade se dá muito bem com atividades relaxantes, tais como Yoga, pilates, natação ou Tai Chi. Embora possamos pensar que essas não são boas opções para emagrecer ou aumentar a massa muscular, na verdade são modalidades que exigem muito esforço.

Elas também são perfeitas para as pessoas que conseguem se concentrar e focar nas suas tarefas ou mesmo para aquelas que precisam deixar o estresse e as preocupações diárias de lado.

Faça exercícios de acordo com o seu tipo de personalidade

4. Pessoa dinâmica

Se você é alguém que fica entediado facilmente, gosta de desafios e adora a criatividade, você pode optar por modalidades como o HIIT ou o CrossFit, por exemplo… Não há duas sessões iguais!

Outra opção é se inscrever em uma academia com uma programação bastante ampla de atividades. Dessa forma, você pode trocar de uma aula para a outra para que cada dia seja único.

5. Pessoa mais tradicional

Talvez você não seja muito fã de mudanças na rotina, não goste de ter um professor diferente daquele que você já conhece e tenha um pouco de medo dos aparelhos novos da academia. Não se preocupe: você também pode treinar.

Escolha a bicicleta ergométrica, a esteira ou o elípticoou então faça um treino de musculação que não tenha tantas variações.

Porém, lembre-se de que se você sempre fizer os mesmos exercícios, os músculos vão se acostumar e será difícil obter bons resultados. Por isso, ouse fazer pequenos ajustes ou mudanças no seu treino.

6. Pessoa disciplinada

Você é alguém que planeja a semana com antecedência, não deixa nada ao acaso e quer controlar tudo? Nesse caso, recomendamos que você escolha um programa funcional de alta intensidade ou algum tipo de treinamento militar.

7. Pessoa nervosa

Este não é um tipo de personalidade em si, mas sim uma circunstância causada pelo ritmo de vida atualmente.

Se esse for o seu caso, recomendamos que você opte por modalidades que permitam que você descarregue as tensões e que você se canse o suficiente para dormir como um anjinho à noite, e que também fortaleçam o seu sistema imunológico.

Experimente modalidades tais como o Body Combat, o boxe ou até mesmo as artes marciais. Essas últimas vão te proporcionar autocontrole, disciplina e equilíbrio, tanto mental quanto físico.

Os melhores exercícios para o seu tipo de personalidade

8. Pessoa diurna

Para quem gosta de acordar cedo e recarregar as baterias desde a primeira hora do dia, correr antes do café da manhã pode ser uma excelente opção. Outra alternativa é aproveitar a academia assim que ela abrir para treinar em silêncio.

9. Pessoa noturna

Se, ao contrário, você geralmente acorda tarde ou não rende de manhã, o melhor é se exercitar apenas à tarde, embora não muito depois do pôr do sol, porque isso impedirá que você durma adequadamente.

Assim, como você pode ver, o tipo de personalidade tem muito a ver com os exercícios que se adaptam a nós. A melhor maneira de continuar treinando é escolher o tipo de exercício combina mais com nosso modo de ser.

  • Arboleda, N. L. H. (2008). Beneficios del ejercicio. Catálogos Médicos Universidad de Caldas. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004