Siga estas dicas ideais para queimar gordura e tonificar o corpo
Se seu objetivo é queimar gordura e tonificar o seu corpo, é essencial que você faça exercícios e dieta. Visto que essa dica parece muito abstrata, no artigo a seguir vamos dar algumas dicas para que você possa alcançar a meta com mais facilidade e sem cair no tão temido efeito rebote.
Como queimar gordura e tonificar o seu corpo: dieta
Muitas vezes a palavra dieta é relacionada com a ideia de passar fome. Mas isso não precisa – nem deve – ser dessa forma. O que devemos fazer é comer de forma equilibrada e saudável, adaptando as refeições de acordo com a nossa altura, o nosso peso e a atividade física que fazemos.
Uma boa dieta servirá para queimar gordura e tonificar o seu corpo, mas ao mesmo tempo você vai se sentir com energia, seu estômago não vai roncar de fome e você também não vai se sentir pesado depois de comer.
O plano alimentar
É claro que, para ser eficaz e dar resultado, o plano de alimentação deve ser personalizado de acordo com as características físicas de cada indivíduo. O ideal é ir a um nutricionista para montar uma rotina de refeições apropriadas e específicas.
Se o seu objetivo é queimar gordura e tonificar o seu corpo, vamos te dar um exemplo de uma dieta diária. Ela deve ser complementada com exercícios três vezes por semana:
- Café da manhã: café com leite sem açúcar, duas torradas integrais com cream cheese e uma fruta.
- Lanche da manhã: chá com leite sem açúcar, uma fruta e um punhado de nozes.
- Almoço: uma salada de arroz integral com tomate e abacate, um filé de peru ou frango e uma fruta.
- Lanche: um iogurte desnatado com duas colheres de sopa de cereais sem açúcar e um copo de suco natural.
- Jantar: legumes salteados com filé de pescada grelhada com azeite de oliva, um pedaço de pão integral e iogurte desnatado.
Como queimar gordura e tonificar o seu corpo: exercício
O segundo pilar para você possa queimar gordura e tonificar o seu corpo é o treino na academia ou em casa. Alguns dos exercícios que podem te ajudar e que não devem faltar nas suas sessões semanais são:
1. Tiro na esteira
Para começar, faça um pouco de cardio na esteira (ou você pode caminhar no parque). O primeiro minuto pode ser feito em baixa velocidade, mas depois aumente o ritmo até atingir a velocidade máxima durante três minutos. Então termine com um minuto em velocidade moderada.
3. Agachamentos com salto
Os agachamentos são um exercício completo e que não devem faltar no seu treino se você quiser queimar gordura e tonificar o seu corpo. Neste caso, você vai fazer uma alternativa um pouco mais dinâmica, perfeita para ter as pernas como você espera.
Separe as pernas na largura dos ombros, coloque os braços na frente do corpo e flexione os joelhos lentamente. Não se esqueça de sempre manter as costas retas. Abaixe o corpo até os dedos das mãos tocarem o chão. A partir desta posição, dê um salto com força e então estique os braços e as pernas.
3. Levantamento terra com barra
Você também vai trabalhar todo o seu corpo com este exercício, e é por isso que a queima de gordura e a tonificação dos músculos é maior. Você precisa de uma barra e dois discos do peso certo (a princípio não exagere nas cargas).
De pé, segure a barra com as duas mãos, com os braços nas laterais do corpo. Abra as pernas na largura dos quadris e então dobre os joelhos. Traga o tronco levemente para frente e abaixe os braços até que os discos toquem o chão. Levante-se lentamente para retornar à posição inicial.
Finalmente, se você quiser um treino que seja um pouco mais animado e que não tome muito tempo, recomendamos que você experimente o HIIT (High Intensity Interval Training, na sigla em inglês) para queimar gordura e tonificar o seu corpo.
Esta modalidade é baseada em exercícios de alta intensidade com pouca recuperação entre eles. Você não precisa fazer mais do que 15 minutos por dia!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Pérez-guisado, J. (2008). Las dietas cetogénicas: fundamentos y eficacia. Archivos Latinoamericanos de Nutricion.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.