Receitas com abacate que você pode preparar na sua própria casa

· 3 de julho de 2018
O abacate é um dos produtos que está na moda, e não é à toa que isso está acontecendo. Apesar de ele ser consumido mais comumente cru e no guacamole, podemos inclui-lo em uma variedade enorme de receitas, como mostraremos a seguir.

Quando pensamos em abacates a primeira coisa que lembramos é do guacamole, aquela entrada típica mexicana. Há, no entanto, uma infinidade de receitas com abacate nas quais podemos degustar seu sabor e textura. Apresentaremos algumas receitas neste artigo.

As mais deliciosas receitas com abacate

O abacate é uma excelente substituição de certos complementos, como a maionese. Ele tem uma grande quantidade de gorduras essenciais para a saúde, motivo pelo qual esse fruto verde escuro por fora e verde brilhante por dentro pode ser utilizado em muitas receitas. Dê uma olhada nas seguintes receitas com abacate:

1. Pastel assado de abacate

Essa receita é muito fácil de ser preparada. Ela é ótima para vegetarianos e serve também como entrada.

Você vai precisar de massa de pastel cortadas em círculos (use a tampa de um pote ou uma xícara), de dois abacates, suco de limão, queijo muçarela e molho de tomate.

Pastel frito de abacate

Em primeiro lugar, coloque a polpa dos abacates em um recipiente junto com o suco de um limão e os temperos que você preferir. Mexa e faça um purê.

A seguir, corte o queijo em cubos e prepare o molho de tomate. Pegue a massa de pastel e coloque no centro uma colherada de purê de abacate, um cubo de queijo e uma colherzinha de molho de tomate – que precisa estar frio nessa etapa.

Por fim, feche o pastel com outra rodela de massa e sele as bordas com um garfo.

Bata um ovo e pincele a massa antes de colocar no forno. Asse os pasteis durante 25 minutos ou até que fiquem dourados.

2. Mousse de abacate e camarão

Essa é outra das receitas com abacate que pode ser preparada em poucos minutos. Pode ser servida como entrada e serve também para aqueles dias que chegamos em casa morrendo de fome e queremos matar a fome rápido.

Você vai precisar de um abacate, uma xícara de leite, um limão, meio quilo de camarão e açúcar.

Primeiramente, remova a polpa do abacate e esprema o sumo do limão. Bata o leite junto com o leite e o açúcar em um liquidificador até formar um purê um pouco líquido. Reserve-o.

Logo depois, cozinhe o camarão à vapor. Sirva em taças, colocando primeiro o creme de abacate e, em seguida, alguns camarões.

3. Sopa fria de frango e guacamole

Quando chega o verão e não sabemos o que fazer para comer, já que qualquer receita aumenta a temperatura da cozinha, essa sopa fria aparece como uma excelente opção. 

Você vai precisar de uma cebola, dois dentes de alho, duas xícaras de frango cozido desfiado com caldo, um abacate, um limão, azeite de oliva, sal e temperos.

Antes de mais nada, pique o alho e a cebola e faça um refogado com azeite. Retire do fogo, coloque o frango desfiado com caldo, o abacate picado e o limão expremido. Bata tudo em um liquidificador até formar um creme. Tempere e à vontade. Por fim, coloque na geladeira até a hora de servir.

4. Beirute de abacate e tomate

Você não sabe o que preparar para o almoço ou como prato principal? Então, esse beirute é o ideal para você.

Você vai precisar de dois abacates, pão folha, queijo ralado, tomate seco e tempero.

Receitas com abacate tipo beirute no pão folha ou árabe ou sírio

Essa receita é muito fácil e rápida de ser preparada!

Primeiro, retire a polpa dos abacates e amasse-os com um garfo até obter um purê. Esquente uma fatia de pão folha – pode ser também pão sírio ou árabe.

Em seguida, coloque um pouco queijo ralado, duas colheradas de purê de abacate, tomates secos, sal, pimenta e mais uma camada de queijo ralado. Feche o beirute com outra fatia e esquente no forno ou em uma frigideira tampada.  Coma ainda quente.

5. Salada de abacate, camarão e tomate

Por fim, a última das receitas com abacate que você poderá fazer é uma salada muito refrescante, colorida e saudável.  Aliás, ela é ideal se você estiver fazendo dieta!

Você vai precisar de um abacate, um ovo, uma cebola, alface crespa, meia xícara de camarão descascado, um tomate, pão com grãos (por exemplo com quinoa, amaranto ou gergelim), sal e azeite de oliva.

Salada de abacate com camarão e tomate

Inicialmente, cozinhe o ovo na água, corte-o em pedaços, e corte também o abacate e o tomate em fatias ou em cubos pequenos. Fatie a cebola em pedaços iguais e prepare o camarão.

Depois que fizer tudo isso, coloque a alface, o ovo picado, o abacate, o tomate, a cebola e o camarão em uma tigela. Adicione sal e azeite de oliva. Por fim, sirva com uma fatia de pão de forma como acompanhamento.