Exercícios fáceis para reduzir a cintura
Se você quer ter um corpo do tipo violão ou apenas diminuir suas medidas para marcar mais a sua silhueta, fazer estes exercícios fáceis para reduzir a cintura vai te proporcionar o corpo desejado. Continue lendo!
Muitas vezes, os treinos se concentram em trabalhar o abdômen, os glúteos, os braços ou as pernas, mas a cintura é deixada para trás. É hora de mudar isso com exercícios fáceis de incluir em qualquer treino.
Exercícios para reduzir a cintura
A cintura está localizada entre o tórax e o quadril. Geralmente tende a ser a parte mais fina do tronco, principalmente nas mulheres. Suas medidas são importantes para identificar o risco de obesidade ou de problemas cardiovasculares.
Fazer exercícios para afinar a cintura também vai te ajudar a prevenir doenças e, além disso, você terá um corpo modelado. Você vai exibir um corpão com qualquer roupa que usar!
Para aproveitar todos os seus benefícios, apresentamos a seguir exercícios fáceis para reduzir a cintura:
1. Rotação
O exercício de rotação é muito simples de executar. Você precisará de um bastão longo, que pode facilmente ser um cabo de vassoura. No entanto, se você não tiver um, você pode fazer o exercício sem ele. Para executá-lo, faça o seguinte:
- Fique em pé, firme, com os pés afastados na largura do quadril.
- Pegue o bastão, coloque sobre os ombros e estenda os braços sobre ele.
- Se não tiver um bastão, você pode colocar as mãos atrás da cabeça, com os cotovelos para os lados.
- Então, gire o tronco para a direita. É importante mencionar que a sua cabeça deve seguir o movimento, ou seja, se você virar para a direita, você também deve olhar nessa direção.
- Volte para a posição inicial e repita para o lado esquerdo.
- Faça 5 séries de 15 repetições.
2. Prancha lateral
A prancha lateral é um exercício que, além de trabalhar a cintura, também queima gordura e melhora o equilíbrio. Para executá-la, siga estes passos:
- Deite-se do lado direito, apoiando o cotovelo no chão, com as pernas juntas e estendidas.
- Usando a força do abdômen, levante o quadril do chão até que ele esteja em uma posição reta.
- O braço livre pode ficar apoiado no quadril ou estendido para cima.
- Concentre a energia no abdômen para trabalhar os oblíquos.
- Mantenha essa postura durante 30 segundos e repita para o outro lado.
3. Oblíquo
Existem muitas variações de exercícios para os oblíquos. Aqui você poderá ver duas opções e escolher a que mais gostar, ou então alternar entre os dois exercícios. Para executá-los, faça o seguinte:
Oblíquos em pé
- Fique em pé, com as costas retas e o abdômen contraído.
- Estenda os braços para cima.
- Então, incline-se para o lado direito o máximo possível, sem mexer o quadril.
- Volte para a posição inicial e repita para o lado esquerdo.
- Faça 5 séries de 20 repetições.
Abdominais oblíquos
- Deite-se em um colchonete de Yoga ou uma colcha e flexione os joelhos, posicionando-os para fazer abdominais.
- Deixe as mãos nas laterais do corpo e levante ligeiramente os ombros do chão.
- Flexione o tronco para um lado, retorne à posição inicial e então faça o mesmo para o outro lado.
- Alterne e faça 5 séries de 10 repetições.
4. Elevação de pernas
A elevação lateral de pernas trabalha a flexibilidade, a força nas pernas e no abdômen e, sem dúvida, também reduz a cintura. E de fato, sua execução é extremamente fácil:
- Primeiramente, deite-se de lado no chão.
- Você pode apoiar o braço que está no chão no cotovelo ou então estendê-lo.
- Com o braço livre, descanse a mão no chão à sua frente no nível do seu abdômen para garantir o equilíbrio.
- Eleve a perna o mais alto que puder e abaixe-a lentamente.
- Faça 4 séries de 15 repetições.
5. Rotação no chão
Este exercício não só reduz a cintura como também melhora o controle do corpo e a coordenação motora. Além disso, não requer muito esforço. Para executá-lo, faça o seguinte:
- Deite-se de costas e flexione os joelhos em direção ao peito.
- Estenda os braços para os lados com as palmas das mãos voltadas para baixo.
- Então, vire as duas pernas para um lado do chão.
- Depois, volte para a posição inicial e gire para o outro lado.
- Faça 5 séries de 10 repetições.
Como um conselho final, acompanhe esses exercícios com uma boa alimentação e exercícios cardiovasculares. Desta forma você verá os resultados muito mais rapidamente. Então, não fique mais esperando para ter a cintura que você deseja. Coloque esses exercícios em prática!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Calatayud, J., Casaña, J., Martín, F., Jakobsen, M. D., Colado, J. C., & Andersen, L. L. (2017). Progression of Core Stability Exercises Based on the Extent of Muscle Activity. American Journal of Physical Medicine and Rehabilitation, 96(10), 694–699. https://doi.org/10.1097/PHM.0000000000000713
- WHO, & World Health Organization. (2008). Waist Circumference and Waist-Hip Ratio Report of a WHO Expert Consultation. World Health, (December), 8–11. https://doi.org/10.1038/ejcn.2009.139
- Flegal, K. M., Shepherd, J. A., Looker, A. C., Graubard, B. I., Borrud, L. G., Ogden, C. L., … Schenker, N. (2009). Comparisons of percentage body fat, body mass index, waist circumference, and waist-stature ratio in adults. American Journal of Clinical Nutrition, 89(2), 500–508. https://doi.org/10.3945/ajcn.2008.26847
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.