Músculos oblíquos em forma: 5 dicas para definir seu abdômen

· 8 de maio de 2019
Se você quer ter um abdômen sarado e manter os músculos oblíquos em forma, neste artigo vamos explicar como fazer isso. É possível apenas com uma boa rotina e uma dieta saudável!

Conseguir ter um abdômen forte e marcado é um dos grandes objetivos de muitos atletas. Por isso, neste artigo vamos dar dicas para manter os músculos oblíquos em forma. Prepare-se!

Ter força na área média do corpo é crucial para a maioria dos exercícios. Além disso, evita dores nas costas e lesões. Porém, nem sempre é fácil treinar os músculos do abdômen de maneira efetiva.

Estes músculos permitem girar seu abdômen para ambos os lados, além de estabilizar e proteger a coluna vertebral. Os músculos oblíquos devem trabalhar em harmonia com todos os músculos do abdômen para que você consiga realmente fortalecer esta região e ter uma coluna forte e estável.

Além disso, manter os músculos oblíquos em forma fará sua cintura ficar mais estabilizada e vai melhorar a sua postura. A seguir, contaremos as melhores dicas que você deve considerar quando for trabalhar os músculos oblíquos.

Músculos oblíquos em forma: 5 dicas

  1. Não deixe-os de lado

A maioria dos atletas que querem trabalhar e fortalecer o abdômen normalmente deixam de lado os músculos oblíquos. No entanto, construir músculos oblíquos mais fortes pode ser muito benéfico nos treinos e para a saúde em geral.

Estes músculos servem como estabilizadores e são envolvidos em quase todos os movimentos de elevação compostos e em grande parte das atividades físicas. Por fim, é extremamente importante que sejam trabalhados, já que nos ajudam a evoluir em qualquer atividade esportiva que realizamos.

  1. Introduza exercícios específicos

Em segundo lugar, muitos atletas que levantam muito peso nas academias podem achar que estão trabalhando os músculos oblíquos com eficiência suficiente quando realizam exercícios como levantamentos de peso ou agachamentos.

manter musculos obliquos em forma

Porém, o treinamento adicional e a introdução de exercícios específicos podem funcionar para melhorar a técnica do levantamento de peso. Inclusive, isso pode ajudar a aumentar a quantidade de peso nos levantamentos.

  1. São essenciais mesmo não queimando muitas calorias

Frequentemente muitos atletas perguntam quantas calorias estão queimando nos seus treinos de músculos oblíquos. Porém, é preciso saber que a maioria dos exercícios são realizados sem muita intensidade.

Esses exercícios não permitem queimar tantas calorias como outras atividades, como correr ou nadar. Mas você não deve ter dúvidas de que esses exercícios trarão os resultados que você deseja para o seu abdômen.

  1. Mantenha os músculos oblíquos em forma fazendo exercícios de pé

Exercitar os músculos oblíquos em pé é possível se você fizer isso de maneira correta. Na verdade é muito simples, e estes são os passos que você deve seguir:

  • Para começar, mantenha os pés um pouco mais separados do que a largura do quadril, com os joelhos levemente flexionados e as mãos apoiadas atrás da cabeça.
  • Em seguida, incline-se para a direita, levando a mão direita ao chão por trás da perna. Volte ao meio e repita fazendo com o lado esquerdo para completar uma repetição.
  • Continue alternando os lados para finalizar o número desejado de séries.

Como você percebeu, trata-se de um único exercício que fortalece e alonga a cintura ao mesmo tempo. Por isso, é ideal para trabalhar os músculos oblíquos.

abdominal bicicleta

  1. Não trabalhe os músculos oblíquos antes de levantar objetos pesados

Esta última dica é importante. Você não deve treinar os oblíquos antes de levantar objetos pesados, já que isso pode  atrapalhar na hora de realizar os levantamentos de peso.

Além disso, você deve saber que os exercícios para os músculos oblíquos que exigem mais peso devem ser feitos com menos repetições. Por outro lado, os movimentos como os abdominais que não exigem peso são adequados para realizar mais repetições.

Como falamos, trabalhar esses músculos pode ser muito positivo para melhorar seus treinos de musculação. Mas não se exceda: duas sessões por semana é o que você necessita.

Quando você começar a treinar, eles começarão a se desenvolver. Com estes conselhos, você estará mais perto de ter músculos oblíquos em forma. Comece agora e fortaleça esta parte tão importante do seu corpo!

  • Heredia Elvar, J. R.; Ramón Costa, M. (2004). El entrenamiento de la musculatura abdominal: una visión integradora.