Logo image
Logo image

Por que não consigo definir os músculos abdominais mesmo treinando?

4 minutos
Existem algumas causas pelas quais, apesar de fazer uma boa quantidade de exercício abdominal e de queimar gordura, não tenhamos ainda conseguido marcar de forma evidente os músculos abdominais. Sendo assim, evite erros que podem atrapalhar os resultados que esperamos.
Por que não consigo definir os músculos abdominais mesmo treinando?
Última atualização: 19 janeiro, 2019

Ter uma barriga marcada pode ser o sonho de muitos… Mas parece que realizá-lo é conquista para poucos eleitos. Se você não consegue definir os músculos abdominais por mais que você treine muito, neste artigo você saberá quais podem ser as causas.

Por que é difícil definir os músculos abdominais?

Mesmo que você ache que é algo impossível de se conseguir, você pode definir os músculos abdominais se seguir determinados hábitos, e, acima de tudo, se você excluir outros que não estão te ajudando. Por mais que você treine diariamente, se você não vê o resultado, talvez o problema seja um dos seguintes:

  1. Você não está queimando toda a gordura

Um dos principais motivos pelos quais não conseguimos marcar os músculos abdominais é que ainda conservamos gordura na barriga. Quando ela se acumula, os músculos ficam escondidos e não podem ser vistos, mesmo que você os trabalhe em todos os treinos.

A melhor maneira de queimar a gordura da barriga é fazer exercício cardiovascular, como por exemplo, correr, fazer spinning ou praticar boxe. Uma vez que a tenha removido essa gordura, em pouco tempo você poderá ver o seu tanquinho bem marcado.

  1. Você foca excessivamente nos abdominais

Isso mesmo, já que se focar em uma área específica não é o ideal. Se você só se interessa em definir o abdominal e se mata na academia fazendo isso, provavelmente negligencia todos os outros grupos musculares.

E o pior de tudo é que quando você se empenha em conseguir alguma coisa, é mais fácil se sentir desapontado quando não vê os efeitos de tanto trabalho. Portanto, recomendamos que você faça abdominais como parte do seu treino, que estes sejam um exercício a mais e não o foco principal de sua sessão.

Some figure
  1. Não segue uma dieta adequada

Além do exercício, a alimentação é fundamental para conseguir o que se deseja. Os seus hábitos na hora de comer podem ser os que estão te impedindo definir os abdominais. Se você consumir muito açúcar, acumulará gordura na barriga; se você adora junk food, também.

Lembre-se de fazer pelo menos cinco refeições por dia, acrescentar mais frutas e legumes aos seus pratos, beber muita água (no mínimo dois litros por dia) e complementar a sua dieta com legumes, oleaginosas e cereais integrais.

  1. Você treina todos os dias

Você sabia que o seu corpo precisa de descanso para reparar os músculos trabalhados? Caso contrário, além de você não obter os resultados pretendidos, pode sofrer lesões ou sentir fadiga. Treinar todos os dias não é uma boa ideia se quisermos marcar os músculos abdominais, definir os bíceps ou perder peso.

E se você treinar muitos dias, tente combinar os exercícios e trabalhar diferentes áreas. Por exemplo, um dia as pernas, outro dia, os braços, etc.

Quanto aos abdominais, inclua-os em sua rotina, mas não mais que 15 minutos em cada treino. Inclusive, você pode optar por exercícios que também trabalhem a área: agachamento, prancha, mountain climbers, etc.

  1. Não varia o exercício

Se os músculos se acostumam a um movimento específico, tornam-se mais preguiçosos e não trabalham da forma correta.

Quando você fizer abdominais, não faça apenas os famosos abdominais, é melhor seguir um treino variado, que inclua abdominais laterais, subidas e descidas de pernas, pranchas, bicicleta, entre outros.

É também muito importante que você fortaleça a região lombar, para evitar problemas nas costas. Recomenda-se variar o treino a cada quatro ou seis semanas. Assim, o seu corpo mão terá tempo para se acostumar aos exercícios e você obrigará os seus músculos a fazer um esforço adicional diante dos novos movimentos!

Some figure

Também te aconselhamos a aumentar a dificuldade dos exercícios quando já estiver fazendo-os sem esforço. Você pode aumentar as repetições, torná-las mais rápidas ou aumentar a carga. Não esqueça que, para definir o abdômen, você deve estimular os músculos o tempo todo.

  1. Não se hidrata corretamente

Para que os resultados sejam visíveis, a água é fundamental. Se você quiser que os seus treinos rendam mais, então beba pelo menos dois litros de água por dia. Mesmo que não sinta sede, o corpo precisa de líquidos. E se não recebe, não consegue trabalhar bem.

Por último, para definir os músculos abdominais, é bom que você deixe de lado os “truques” ou “atalhos” que com certeza já foram recomendados por outras pessoas. A paciência e a perseverança são as seus melhores ferramentas para alcançar qualquer coisa

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.