Exercícios para aquecer e deixar o corpo 100% preparado para o treino

· 18 de setembro de 2018
Graças à nossa lista de exercícios para aquecer, você vai evitar qualquer tipo de lesão inesperada e vai colocar o seu corpo em movimento. Tome nota e escolha os seus favoritos!

Antes de qualquer esforço físico árduo, o mais importante é fazer exercícios para aquecer e deixar o corpo 100% preparado para o treino. Por isso, preparamos uma lista de exercícios que consideramos essenciais antes de qualquer prática esportiva.

Certamente, os exercícios para aquecer têm o objetivo de ativar o corpo para poder atuar de forma otimizada e assim evitar lesões.

É importante fazer um aquecimento completo do corpo de modo que o sangue possa fluir para os músculos antes do treino; uma vez que isso ajuda a reduzir o risco de lesões por overtraining e resolve os desequilíbrios musculares subjacentes, melhorando ao mesmo tempo a qualidade dos movimentos.

Além disso, tenha em mente que cada aquecimento é diferente, pois depende do nível de condicionamento físico da pessoa e do objetivo do treino.

É muito importante que você trabalhe gradualmente até chegar a uma atividade física mais intensa. Omitir este passo importante pode tornar mais provável sofrer todos os tipos de lesões e dores; e da mesma forma afetar o desempenho. Por isso, não pule o aquecimento antes do treino!

Exercícios para aquecer

A seguir, incluímos uma lista com os melhores exercícios para aquecer e deixar o corpo 100% preparado para o treino. Tome nota e não se esqueça de fazê-los antes de começar qualquer treino físico!

1.-Pular corda

O primeiro dos exercícios para aquecer e deixar o corpo 100% preparado para o treino que queremos apresentar é pular corda. Embora possa parecer surpreendente, esse é um exercício ideal para colocar o corpo em movimento.

Mulher pulando corda ao ar livre

Assim, se você não tiver muito tempo, mas quiser fazer um bom treino, uma simples sessão de pular corda vai servir para aumentar a frequência cardíaca e a temperatura corporal, além de queimar calorias.

A frequência cardíaca aumenta, o sangue flui e o suor escorre. Além disso, é um exercício muito prático e divertido, que permite, entre outras coisas, melhorar o seu condicionamento aeróbico, tonificar o corpo e trabalhar as pernas.

2.-Agachamento

Em segundo lugar, apresentamos o agachamento como outro exercício ideal para ser feito nos momentos que antecedem a prática de esportes. Os agachamentos trabalham os glúteos, quadríceps e isquiotibiais.

Tenha em mente que dependendo do treino que você vá fazer, há muitas possibilidades de fazer um movimento agachado ou de flexão de perna em algum momento. Por essa razão, consideramos que fazer algumas repetições como parte do aquecimento pode ajudar o corpo a se acostumar com o movimento antes de continuar.

Como você já sabe, fazer agachamentos é muito simples. Você deve ficar com os pés na largura dos ombros e com as mãos no peito.

Para continuar com o exercício, dobre seus joelhos e quadris para agachar. Mantenha o peito alto e volte à posição inicial. Apenas 15 repetições serão o suficiente para começar!

“A diferença entre o impossível e o possível está na determinação da pessoa”

–Tommy Lasorda–

3.-Skipping

Em terceiro lugar, apresentamos o skipping como um dos melhores exercícios para aquecimento. Sem dúvida, é um exercício ideal para o cérebro e o corpo funcionarem, pois serve para ativar os braços, estimular e focar a mente.

Para fazer este exercício, sugerimos que você coloque os dois pés em uma linha imaginária e flexione ligeiramente ambos os joelhos.

Os pés devem estar na largura dos ombros. O exercício consiste em pular com os pés de forma contínua e alternada; para preparar o corpo para a atividade esportiva. É um exercício de alta intensidade usado em muitos esportes, como por exemplo futebol ou basquete.

4.-Alongamento Dinâmico

Por fim, recomendamos que você faça alongamentos dinâmicos para preparar o corpo. Ao contrário do aquecimento estático, que na verdade pode prejudicar o desempenho, esse tipo de alongamento é uma ótima opção entre os exercícios para aquecer.

Mulher alongando a perna antes de correr

O alongamento dinâmico é uma forma de movimento ativo que não tenta manter um alongamento; mas sim movimentar o corpo através de pequenos movimentos que o preparam melhor para o treino ou atividade esportiva.

Por exemplo, você pode fazer círculos grandes com os braços em ambas as direções; chutar as pernas para frente ou para trás; ou então simplesmente tocar os dedos dos pés e depois pular para o alto.

O segredo é fazer o máximo de alongamentos possíveis com uma intensidade adequada para evitar assim qualquer tipo de lesão subsequente.

Finalmente, não se esqueça que é muito importante ouvir os sinais do seu corpo. O aquecimento não faz parte do treino. Isso significa que você não deve se cansar e que os exercícios não precisam ser muito intensos.

Temos certeza de que, se você fizer os exercícios anteriores, estará preparado para oferecer a melhor versão de você mesmo!