Você sabe o que é o CrossFit adaptado?
O objetivo de perder gordura pode ser uma dor de cabeça para muitas pessoas. Por isso, sempre surgem disciplinas inovadoras que buscam facilitar o processo. Uma das mais populares nos últimos tempos é o CrossFit, mas você sabia que existe também um CrossFit adaptado?
O CrossFit é uma atividade física de alta intensidade criada por Greg Glassman. No início, era praticado apenas por pessoas que trabalhavam na área da segurança e por bombeiros.
No entanto, com o tempo tornou-se popular. Atualmente, qualquer um pode praticá-lo. Não há limites quando se deseja praticar esta modalidade esportiva. Essa versão adaptada é ideal para quem tem problemas de mobilidade mas que ainda deseja melhorar seu estado de saúde.
Ele começou nas academias dos Estados Unidos, mas pouco a pouco foi se expandindo para todo o mundo. No Brasil teve grande receptividade e quem deseja praticá-lo pode encontrar o CrossFit em academias e boxes.
Por que o CrossFit é tão bem-sucedido?
Um dos motivos por trás do sucesso do CrossFit envolve a combinação de exercícios pliométricos e de halterofilismo. Os praticantes não utilizam máquinas durante o treino. Ao invés disso, fazem exercícios que envolvem pesos livres, como barras, discos e halteres.
O CrossFit é baseado em cinco princípios: agilidade, velocidade, resistência, força e flexibilidade. O fator alta intensidade é um componente importante de cada exercício, mas esse elemento é progressivo. A medida que uma pessoa vai praticando a atividade, o corpo vai se condicionado para aumentar o ritmo e as cargas.
O CrossFit ganhou muita popularidade devido à rapidez da perda de gordura. Isso se deve à combinação de exercícios de força e trabalhos pliométricos que exigem rapidez e grande gasto energético.
Os exercícios estimulam o sistema cardiovascular, resultando em uma maior queima de calorias. Na prática, trata-se de um sistema de treinamento que fortalece os músculos enquanto ajuda os praticantes na perda de peso.
O que é o CrossFit adaptado?
Quando dizem que o CrossFit é uma atividade física para todas as pessoas, encontramos uma afirmação real. Um dos objetivos de seus criadores é que se torne um esporte de inclusão, independentemente das características ou peculiaridades de cada pessoa.
Atualmente, são realizados cursos com o objetivo de formar treinadores para projetar treinos para praticantes com baixa mobilidade. Os treinadores simulam cenários de limitação para ter uma ideia melhor sobre os limites da disciplina e ajudar aqueles que desejam praticar o CrossFit.
Esses treinos adaptados incluem exercícios funcionais especializados, de acordo com a necessidade do participante. Uma vantagem dessa prática específica é que, de uma perspectiva emocional, é uma experiência realmente enriquecedora.
O CrossFit adaptado aumenta a autoestima e ajuda os praticantes a estabelecer metas. Muitos deles encaram os treinos como um desafio pessoal, o que os faz se sentirem felizes quando terminam a sessão do dia.
Benefícios do CrossFit adaptado
O primeiro benefício dessa atividade física é que ela funciona como terapia motivacional. Os participantes se mostram dispostos a enfrentar novos desafios e a aumentar suas expectativas. Eles se animam com a ideia de se exercitar para se sentir saudável e ainda fortalecer seus músculos.
Por outro lado, o trabalho em equipe promove a criação de novas relações. Quando um grupo compartilha determinadas características e se encontram na mesma situação, cria-se um vínculo.
Além disso, pessoas com uma atitude positiva possuem chances maiores de fazer amigos: o CrossFit adaptado é um ponto de encontro.
De fato, os benefícios para a saúde são a característica mais evidente dessa modalidade de treinamento.
Não se trata apenas de perder gordura, a obtenção de resistência e agilidade são importantes condições adquiridas graças ao CrossFit adaptado. O sistema motor também vê uma melhora considerável e os exercícios ajudam a manter a forma.
O que é necessário para praticar o CrossFit adaptado?
Em primeiro lugar, você precisa ter um grande desejo e vontade. Com esses dois ingredientes, você poderá se manter motivado ao longo do tempo. Também é importante ser constante, porque essa é a única maneira de obter resultados a longo prazo.
Você também precisa da orientação de um coach capacitado na modalidade. Os treinadores de CrossFit adaptado possuem uma formação diferente pois têm o conhecimento para definir o treino correto e ensinar a realizá-lo sem correr risco de lesões.
Por fim, será necessário um espaço e acessórios como barras, bolas e discos. Esses elementos serão úteis para a execução de cada um dos exercícios. Com o tempo, você irá além de seus limites e verá como se exercitar será simples.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gorka Salvatierra Cayetano. 2013. Estudio del nuevo fenómeno deportivo Crossfit. Extraído de: https://buleria.unileon.es/bitstream/handle/10612/4185/8_SALVATIERRA_CAYETANO_GORKA_DICIEMBRE_2014.pdf?sequence=1
- Guía de entrenamiento Crossfit. 2016. Extraído de: https://deportesdeciudad.com/wp-content/uploads/2016/04/guia-entrenamiento-crossfit.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.