Os 6 tênis mais utilizados no CrossFit

· 15 de abril de 2019
Se queremos praticar CrossFit com maior segurança, devemos usar o tipo certo de calçado - aquele projetado especificamente para isso.

A escolha do tênis para fazer CrossFit é uma questão de saúde e economia. Um bom tênis permitirá uma boa estabilidade e aderência, e lesões serão evitadas. Além disso, um calçado específico durará muito mais tempo que um tênis comum.

A intensidade, força, velocidade e precisão que esta atividade esportiva exige requer um tênis especialmente estruturado. Os materiais certos, a forma da palmilha e da sola e a maneira como o sapato sustenta o pé são alguns aspectos essenciais que devem ser levados em consideração.

Os tênis para CrossFit mais usados

Opções da Nike

1- O Nike Metcon 4 foi lançado no final de 2017 e foi a estrela da marca de 2018. É baseado no Metcon 3 e 2, com melhorias substanciais que o tornam um excelente tênis para treinamento.

Tênis nike para CrossFit

É um modelo que também pode ser usado para exercícios de força. Oferece conforto e uma comodidade difíceis de igualar. Pode-se dizer que eles são como uma luva para os pés. A malha superior, flexível, respirável e confortável, é reforçada com uma nova tecnologia.

Com o seu excelente amortecimento e dimensionamento, o Metcon 4 enriquece as versões anteriores do Metcon. Os especialistas no campo dizem que combina o melhor de um tênis de corrida puro com as exigências do treinamento. Como podemos ver, um tênis muito completo.

2- O Nike Metcon DSX Flyknit é outro modelo da Nike projetado para desempenho multifuncional. Especialmente útil para exercícios mais metabólicos, introduz melhorias no Metcon 3.

Este modelo mantém a tecnologia dos tênis high-end desta marca. Eles são muito confortáveis ​​e leves. A altura do calcanhar aumenta, atingindo 6 mm de drop (diferença de altura entre o calcanhar e o dedo do pé).

Reebok

3- O Reebok Nano 7 é da linha multifuncional da marca para CrossFit. É um sapato leve e é adequado para qualquer tipo de treino dessa modalidade.

Ele tem uma performance perfeita em treinamentos de alta intensidade, e sua estrutura e especialmente a inclinação do calcanhar o tornam adequado para combinar CrossFit com levantamento de peso.

Tênis para CrossFit

4- O Reebok Crossfit Nano 7 Weave é a última versão deste modelo de calçados e responde a algumas sugestões dos usuários dessa marca. Sem mudanças extremas, este modelo melhora a respirabilidade e a flexibilidade da sola. Também o formato do calcanhar é um pouco diferente e tem menos plástico.

A fabricação com nanofios se assemelha a um tecido, mas é muito mais resistente. Geralmente é reforçado nas áreas de maior impacto, para evitar rompimentos e prolongar sua vida útil.

Este tênis é caracterizado pela sua adaptabilidade a todos os tipos de pé. É muito solicitado pelos atletas com pequenos problemas nos pés, como joanetes, esporas de calcário, dedos de martelo, calos, etc.

Adidas

5- Esta marca líder em tênis colocou no mercado os Adidas Crazytrain Elite. É um modelo 2018 e configura um tênis completo que permite trabalhar no asfalto ou no ginásio. Responde de forma excelente às demandas e movimentos da disciplina.

Este modelo incorpora a tecnologia boost à corrida. Este é o mecanismo de amortecimento criado pela Adidas, que utiliza partículas de poliuretano termoplástico incorporadas na entressola.

Milhares de bolinhas de material granulado equilibram a energia. Elas mantêm guardada a energia gerada no amortecimento do suporte do pé no chão e a liberam no momento do rebote. Com isso, um efeito rebote agradável e confortável é alcançado.

Inov

6- Inov 8 F-Lite 250 é o grande desconhecido do mundo CrossFit, mas não menos interessante. É uma marca que está começando a se integrar nesse esporte e está crescendo de forma constante.

Estruturalmente é um bom sapato. A sola é feita de borracha de eva pressionada, com 15 mm na área do calcanhar e 7 na parte frontal. É um design muito estável, com excelente amortecimento. O tecido superior é formado por uma camada dupla, uma malha interna mais aberta e outra interior, mais densa.

É o modelo ideal para quem não está disposto a trocar de tênis entre a prática de CrossFit e a de  levantamento de peso. Um sapato que se presta perfeitamente a ambas as atividades.

Todos os modelos que vimos são tênis de excelente desempenho e ótima relação entre qualidade e preço. A decisão dependerá do gosto pessoal e do que cada atleta tem como preferência nos seus calçados.